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LinkedIn: uso estratégico da rede corporativa! 

Notícia | 15/08/2023

Ana Clara Lima

Nos últimos anos, o LinkedIn tem se estabelecido como um meio poderoso para trabalhadores e empresas se conectarem, compartilharem conhecimentos e explorarem oportunidades de carreira. Com mais de 800 milhões de usuários em todo o mundo, essa rede corporativa tornou-se uma ferramenta essencial para quem busca desenvolvimento profissional e crescimento nos negócios. Sendo assim, descubra como fazer um uso estratégico da rede corporativa!

Como funciona uma rede corporativa?

A plataforma em questão oferece um ambiente virtual exclusivo, projetado para conectar indivíduos com interesses laborais semelhantes, criar laços duradouros e fornecer um feed robusto para compartilhamento de informações relevantes. Ao contrário de outros aplicativos, esse é focado no mundo dos negócios, permitindo aos integrantes construírem perfis completos, se conectarem com colegas de serviço, exibirem suas habilidades e vivências , e se envolverem em discussões em grupos especializados.

Aliás, também é um espaço primordial para a pesquisa de mercado e prospecção de clientes. A partir de recursos como filtros de busca avançados, é viável encontrar corporações e indivíduos alinhados aos interesses comerciais. “O LinkedIn em contrapartida é uma rede social na qual sobrevive com a produção de conteúdos em texto e nos permite conhecer de maneira efetiva pessoas do mundo todo, de diversas profissões e cargos”, ressalta Jéssica. 

Nesse sentido, uma de suas vantagens mais significativas é a oportunidade de criar uma marca pessoal e empresarial forte. Ao desenvolver um semblante atraente, incluindo uma foto adequada, um resumo conciso e conteúdos detalhados sobre experiências e conquistas, os users podem destacar suas competências e se apresentarem de modo impactante para possíveis empregadores, parceiros e consumidores.

É crucial lembrar como a conta não traz resultados se ficar inativo. Logo, ao considerar entrar, devemos nos questionar: o que devemos postar e com qual frequência? Além disso, é relevante ter em mente quais ações são mais impactantes em cada situação, seja um like, compartilhamento ou um comentário.“Outras redes sociais exigem uma exposição agressiva para a conquista de um engajamento relevante, e isso pode gerar medo e muita vergonha também, mas não aponta uma como superior, pelo contrário, toda e qualquer forma de mostrar o seu trabalho, é legítima”, comenta Jéssica Simões estrategista de LinkedIn e especialista em reputação de marca pessoal para lideranças. 

Faça um bom uso do LinkedIn!

Fica nítido, portanto, como a presença no LinkedIn pode ser estratégica de diversas formas, seja para expandir seu networking ou atrair novas pessoas. Isso porque atualmente assume o papel de maior rede social voltada para negócios do mundo, com mais de 80% dos leads B2B presentes nela. Além disso, conta com mais de 740 milhões de usuários em todo o globo e cerca de 60 milhões apenas no Brasil. Diante desse cenário, há um amplo leque de possibilidades além de apenas encontrar um emprego. Portanto, selecionamos cinco dicas para o máximo aproveitamento dessa ferramenta. Veja!

Identificação da persona: antes de começar qualquer estratégia de marketing, é fundamental identificar claramente quem é o seu público-alvo . Isso envolve a compreensão detalhada das características demográficas, interesses, comportamentos e necessidades do grupo. Ao conhecer sua persona em profundidade, você pode personalizar suas mensagens e campanhas para atender às suas expectativas e desejos específicos. Uma pesquisa de mercado, análise de dados e feedback podem ser ótimas fontes para obter dados valiosos sobre a sua audiência. “Essas informações serão essenciais para direcionar suas estratégias de conteúdo e publicidade”, explica Jennifer de Paula, MBA em Marketing e Negócios Integrativos. 

Criação de conteúdo relevante e de alta qualidade: essa é a espinha dorsal de qualquer planejamento de divulgação eficaz. A partir da produção de materiais relevantes e de alta qualidade, você estabelece sua autoridade no assunto, atrai e retém o interesse do seu nicho. Utilize uma linguagem clara, objetiva e envolvente para transmitir pontos pertinentes. Também é interessante incluir blogs, artigos, vídeos, infográficos e outros formatos adequados ao seu objetivo.

Implementação de chamadas para ação (CTAs) estratégicas: como nunca, esses são elementos cruciais para converter visitantes em leads ou consumidores. Elas orientam a ação do usuário e os incentivam a tomar medidas determinantes, como fazer uma compra, inscrever-se em uma newsletter ou preencher um formulário de contato. Certifique-se de disponibilizar CTAs claras, atraentes e facilmente visíveis em seu site, e-mails ou anúncios. Ademais, adeque-as para corresponder ao contexto e estágio da jornada do cliente.

Exploração de oportunidades de publicidade: essa modalidade paga é uma maneira eficiente para elevar a visibilidade da sua marca, atingir novos users e impulsionar as vendas. Existem diversas opções disponíveis, como anúncios em redes, links patrocinados em mecanismos de busca (como Google Ads) e campanhas de e-mail marketing. Quem aposta nesse recurso, define metas claras e monitora os resultados para garantir retorno de investimento positivo.

Promoção da interação com a audiência: o engajamento é primordial para criar um relacionamento sólido com seus parceiros e fortalecer a fidelidade ao negócio. Nessas horas, é indispensável responder prontamente a perguntas e comentários, promover a interação por meio de enquetes, pesquisas e concursos e criar uma comunidade em torno do estabelecimento. Nas plataformas digitais, por exemplo, participe de conversas relevantes, compartilhe as postagens geradas pelos internautas e agradeça a quem interage com seus posts. A interação genuína constrói confiança e lealdade, além de proporcionar insights de valor para aprimorar suas iniciativas futuras. “Quanto mais envolver seu público, mais confiança e conexão você estabelecerá”, reforça Jennifer. 

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