Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
voce-esta-preparado-para-uma-jornada-hibrida

Você está preparado para uma jornada híbrida?  

Notícia | 11/08/2023

Larissa Almeida

Mesmo após o instante de crise sanitária, as tecnologias foram cada vez mais integradas ao mercado de trabalho. O modelo de trabalho remoto e híbrido, utilizado como uma medida de preservação, se destacou entre o público e, hoje, ainda se mantém em alta como os favoritos dos colaboradores. Apesar de ser eletiva para vagas de aprendizagem, estágio e cargos efetivos, nem todos os candidatos estão preparados para encarar uma jornada a distância. Então veja, nesta matéria, quais as habilidades essenciais para quem almeja uma posição com flexibilidade. 

Os candidatos apontam o modelo de trabalho remoto e híbrido como os seu favoritos no instante de encontrar uma vaga 

A partir da questão: “qual tipo de vaga brilha seus olhos atualmente?”, o próprio Núcleo Brasileiro de Estágios descobriu como as pessoas preferem ingressar no meio corporativo. Nos resultados, ainda temos quem opta por ir presencialmente realizar as suas atribuições (38,35%). O restante da pesquisa alterna entre a opção remota, para atuar apenas em casa (26,35%), o modelo híbrido, com a maioria dos dias no domicílio (21,12%) e, somente, uma menor parcela (14,18%), escolheu ficar mais tempo no escritório e menos em sua residência.  

Confira o panorama de adesão dessas modalidades de trabalho no Brasil 

Hoje, no Brasil, a contribuição 100% em home office tem reduzido a sua participação entre as corporações. Conforme uma pesquisa da FGV - Fundação Getúlio Vargas, em 2021, 57,5% das entidades afirmaram ter adotado essa opção, de forma parcial ou total, incluindo quem já a mantinha antes da pandemia. Esse percentual diminuiu para 32,7% em outubro de 2022. A Indústria e o Setor de Serviços, as áreas de destaque durante a crise sanitária, quando atingiram proporções de adoção de home office por 72,4% e 65,5% das entidades, respectivamente, reduziram a aplicação para 49% e 40,3%. 

Já para o parcialmente remoto, segundo pesquisa do Google Workspace com a consultoria IDC Brasil - International Data Corporation, o estabelecimento do modelo híbrido é uma realidade para 56% dos empresários ouvidos. Isso representa um aumento de 12 pontos percentuais em relação à edição do estudo de 2021. Essa opção ganha espaço em relação às formas puramente remotas (19% em 2022 x 27% em 2021) e presencial (25% em 2022 x 29% em 2021). 

Essas alternativas acrescentam vantagens para as empresas e colaboradores 

A rotina dentro dessa dinâmica é destaque por entregar vantagens ao empregador e ao funcionário. Confira quais quesitos ela tende a aprimorar em uma entidade: 

Flexibilidade: conforme um levantamento da consultoria Mercer, 43% dos indivíduos buscam mais flexibilidade em seu ofício, pensando principalmente em modelos de trabalho remoto e híbrido. A partir disso, eles tendem a adotar um cotidiano com mais possibilidades e horários disponíveis, assim como, a chance de realizar as suas atribuições de qualquer local do mundo, desde um café próximo, até outro estado ou país. 

Maior produtividade: segundo uma pesquisa da Pagegroup, 68% dos respondentes afirmam ser mais produtivos dentro dessa circunstância. Afinal, com a possibilidade de estar em casa, eles conseguem destinar o tempo gasto no trajeto em outras atividades, como estender a quantidade de sono ou realizar alguma atividade física, por exemplo. Isso implica em maior disposição para começar o dia no trabalho. 

Expansão da marca: ao alcançar uma nova localização como marca empregadora, certamente os empregados falaram da empresa, onde o reconhecimento em outra região será inevitável, seja para recrutar novos talentos ou converter clientes. 

Time mais concentrado: em uma análise divulgada pelo portal Elofy, mostra como 86% dos entrevistados preferem trabalhar sozinhos, para evitar as distrações geradas em grupo e o home office permite ampliar essa necessidade de foco. 

Existem habilidades consideradas essenciais para os colaboradores remotos 

Por entregar certa autonomia aos funcionários e acreditar na sua dedicação, existem algumas competências vistas como indispensáveis no perfil do indivíduo eleito para o cargo. Isso porque a distância não significa afastamento, pelo contrário, todos precisam estar conectados com as suas responsabilidades e cultura da organização. Nesse sentido, Isabela Corrêa, CEO e co-fundadora da B.NOUS lista três skills fundamentais para ingressar nessa jornada. Veja: 

  • Comunicação eficaz

Comunique-se de forma clara e concisa. Isso envolve transmitir suas ideias e objetivos aos demais. Além disso, é fundamental ouvir atentamente as considerações dos outros para transmitir respeito e empatia ao próximo.  

  • Desenvolvimento pessoal e profissional

É importante sempre continuar aprendendo e crescendo. Ou seja, investir em seu desenvolvimento pessoal e profissional, como participar de treinamentos, workshops, buscar mentores e encontrar oportunidades para expandir sua rede de contatos. Assim como é essencial estar aberto a feedbacks e ser proativo na identificação e resolução de lacunas em suas habilidades.

  • Liderança autêntica

Em suma, representa alguém fiel a si mesmo e às suas crenças. Dessa maneira, é ser honesto e transparente em seu diálogo, ações, bem como assumir a responsabilidade por suas decisões. Ao liderar com autenticidade, você constrói confiança com os membros da equipe e promove um ambiente de trabalho positivo.

Gostou das sugestões? Quer saber mais sobre as tendências do mercado e como colocá-las em prática na sua posição ou vida pessoal? Acompanhe o Nube! Estamos prontos para te atualizar sobre assuntos em alta no meio corporativo, diariamente, pelo blog e nas redes sociais. 

A Feira de Estágios Nube 2023 vem aí! Nos dias 29, 30 e 31 de agosto deste ano, confira milhares de vagas de estágios, conteúdos ao vivo com dicas para o mercado de trabalho, vários sorteios com prêmios imperdíveis, certificado de horas complementares, bolsas de estudo e diversas outras vantagens. Garanta sua inscrição, acesse: www.nube.com.br/feira! O melhor: é gratuito e on-line! Divulgue para seus amigos! Conte sempre conosco!

Porém não espere a data chegar! Siga o @nubevagas no Twitter, Instagram, Linkedin, TikTok, Youtube e Facebook e não perca nenhuma novidade. Baixe também o aplicativo Nube Vagas disponível para Android ou IOS, deixe seu cadastro sempre atualizado, com o número de telefone e e-mail recentes e ative as notificações, assim, você é avisado em tempo real quando abre uma vaga em seu perfil.

O Nube preza por um mercado de trabalho atualizado e apto às tendências!

 
 

Seja nosso seguidor no Instagram, Tiktok e Linkedin (@nubevagas) e fique por dentro de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista também nossos vídeos de dicas poderosas para o mercado de trabalho no YouTube. Quer mais? Estamos no X e Facebook com novidades. Esperamos você!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe

Enquete