Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
saiba-como-cuidar-bem-da-sua-equipe

Saiba como cuidar bem da sua equipe 

Notícia | 10/08/2023

Rodrigo Barreto

Ser um bom líder, formar um grupo forte e ter uma relação saudável com os colaboradores é fundamental para o êxito de qualquer organização. Um comandante eficaz é capaz de inspirar, motivar e guiar um negócio em direção aos objetivos comuns, enquanto mantém um clima positivo e produtivo. O sucesso não é alcançado individualmente, mas por meio de um conjunto bem estruturado. É preciso procurar pessoas com habilidades complementares, experiências diversas e compromisso em alcançar metas compartilhadas. Além disso, deve-se incentivar o companheirismo, estimular a colaboração, a comunicação aberta e a valorizar as ideias de cada membro, sejam gestores, estagiários ou aprendizes..

Uma conexão positiva é baseada em confiança, respeito mútuo e diálogo eficaz. O gestor deve ser acessível e estar disposto a ouvir as opiniões e preocupações dos demais. Essa abertura proporciona um ambiente no qual os integrantes se sentem reconhecidos, encorajados a expressar seus pensamentos e contribuições e, assim, percebem como são parte importante do processo de tomada de decisões.

O relacionamento amigável é estimulante. Isso resulta em um aumento da motivação e do comprometimento do grupo, pois se tornam mais engajados e dispostos a dar o seu melhor. Além disso, promove a retenção de talentos. Ao reconhecer as capacidades individuais de cada um e oferecer oportunidades de crescimento e desenvolvimento profissional, a companhia fica pronta para enfrentar desafios e superar obstáculos com eficiência.

Entenda a variedade de gerações no mercado de trabalho

 

Antigamente, a figura de um chefe era associada a alguém mais velho, com anos dentro da corporação e alcançando o topo da hierarquia após décadas de trabalho. Contudo, nos dias atuais, os indivíduos não estão ligados a uma geração específica e isso resulta em locais completamente diversificados. “Baseado em minha vivência, isso é algo potencialmente positivo, pois é uma espécie de terreno fértil para diferentes sugestões, geradas a partir de perspectivas de mundo variadas. Elas promovem discussões e consensos, elementos essenciais para o cotidiano empresarial”, comenta a docente da Universidade Presbiteriana Mackenzie - UPM, nas áreas de Gestão de Pessoas e Comportamento Organizacional, Miriam Rodrigues.

A especialista acrescenta: “já fui líder de funcionários mais experientes e aprendi muito com eles. Com os de menos idade, tive e tenho a chance de absorver sua energia e juventude, além de suas visões e valores diferentes dos meus. Isso me permite entender várias coisas sob outras óticas. Também já fui subordinada a supervisores mais jovens, ávidos por progredir profissionalmente, serem reconhecidos e alcançarem resultados em prazos cada vez mais curtos”.

De acordo com ela, os mais maduros compartilharam seus conhecimentos, experiências e trajetórias, incluindo os obstáculos pelos quais passaram, seus erros e acertos. No entanto, é possível aprender com todos, independentemente da faixa etária. “Basta ter desejo e disposição para isso. Não se trata de facilidade ou dificuldade com determinada geração. É necessário ter empatia e, muitas vezes, uma boa dose de humildade”, complementa Miriam.

Você sabe comandar seu time em uma tarefa?

 

A estruturação da equipe é essencial para a execução bem-sucedida de um projeto ou atividade. No entanto, manter uma programação organizada, com tarefas claramente definidas, vai além do simples planejamento. É necessário estar preparado para imprevistos e delegar as tarefas levando em consideração as características de cada membro.

Isso possibilita uma cooperação eficiente, otimiza a utilização dos recursos disponíveis, auxilia no cumprimento dos prazos, facilita a comunicação interna e mantém o foco nos resultados. Todos esses elementos são determinantes para o sucesso de qualquer demanda dentro de um empreendimento.

Nesse sentido, a chefe de conhecimento da Creative Pack, Karolyna Borges traz cinco dicas para otimizar a realização de projetos:

Qual é o primeiro passo ao definir uma tarefa para a equipe?

 

É essencial expressar o contexto geral e apresentar essa visão antes de atribuir uma tarefa específica, mostrando por que ela é relevante e como está conectada aos objetivos da companhia.

 

Como verificar se aqueles indivíduos possuem as habilidades necessárias?

 

Acompanhar a execução, estar disponível para esclarecer dúvidas e compreender o perfil de cada componente auxilia na distribuição adequada das atribuições, a fim de obter um bom desempenho. Esse domínio só é possível quando a alta cúpula dedica tempo para conversas, estabelecendo conexão e confiança.

 

Como garantir a conclusão dentro do prazo e do orçamento?

 

Uma forma de alcançar esse êxito é reduzir os pedidos urgentes do dia a dia. Isso só acontece quando se tem uma clara visão de prioridade, por meio de um planejamento de entregas regular. Dessa forma, consegue ajustar o ritmo e também o orçamento conforme necessário.

 

Como avaliar o sucesso do projeto ou atividade?

 

Antes de iniciar, estabeleça uma métrica clara de sucesso. Por exemplo, se o objetivo é reduzir o tempo de espera em um consultório, pode-se definir como meta a diminuição de 40 para 30 minutos. É essencial ter clareza sobre quando uma entrega é concluída de fato, evitando ambiguidades, manipulações e mal-entendidos durante a jornada. Para realizar isso de maneira eficaz, a diretoria pode promover encontros com todos os participantes para comemorar a vitória construída.

 

Quer saber mais sobre os assuntos em alta e largar na frente dos concorrentes? Em nosso site são publicados conteúdos todos os dias sobre o mundo corporativo. Se você está em busca de um estagiário ou aprendiz para fortalecer ainda mais o seu negócio, entre em contato com o Nube!

Seja nosso seguidor no X (@nubevagas) e veja notícias diárias de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista nossos vídeos de dicas no YouTube e participe da nossa página no Facebook. Agora estamos também no Instagram, Threads, TikTok e no LinkedIn. Esperamos você nas redes sociais!

A Feira de Estágios Nube 2023 vem aí! Nos dias 29, 30 e 31 de agosto deste ano, confira milhares de vagas de estágios, conteúdos ao vivo com dicas para o mercado de trabalho, vários sorteios com prêmios imperdíveis, certificado de horas complementares, bolsas de estudo e diversas outras vantagens. Garanta sua inscrição, acesse: www.nube.com.br/feira! O melhor: é gratuito e on-line! Divulgue para seus amigos!

Estamos no Linkedin com mais dicas e matérias focadas para gestores.

Se você tiver dúvidas sobre a contratação de estagiários e aprendizes, solicite um contato da nossa equipe.

Interessado em aprender mais? O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de gestores, estagiários e aprendizes.

Compartilhe

Enquete