Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
comunicacao-persuasiva-a-arma-do-sucesso

Comunicação persuasiva: a arma do sucesso! 

Notícia | 10/08/2023

Laura Pereira

Segundo uma pesquisa do LinkedIn, 92% dos recrutadores enxergam nas soft skills uma alta relevância e 89% afirmam o quanto a falta delas é o principal motivo de demissões dos estagiários, aprendizes e efetivos. Assim, focar nessas competências é fundamental e a comunicação é primordial para se manter ativo no mercado. Nesse sentido, a arte de saber negociar é apontada como uma das mais abrangentes, tanto na vida pessoal quanto profissional. Por isso, descubra como desenvolver esse lado e fique por dentro do assunto! 

A negociação é responsável por entregar potência à qualquer profissional 

Ter um diálogo claro e assertivo é crucial para desenvolver as demandas do dia a dia, como aponta Daniella Kirsten, palestrante e diretora da Febracis Paraná. “Saber negociar é uma das habilidades mais importantes e ao contrário de muitos pensamentos, ela não é um talento nato e sim um aprendizado. É fato: algumas pessoas têm mais facilidade quando comparadas com outras, porém qualquer um pode se tornar um bom negociador”. 

Isso porque esse poder faz parte da nossa rotina e está incluso em mínimos detalhes. “Muitas vezes a negociação é feita de forma tão natural, passando até despercebida. São momentos como uma conversa entre amigos para decidir onde ir num sábado à noite, combinados com familiares sobre as tarefas domésticas, definição de prazos com o(a) chefe(a), entre outras situações onde há um processo de persuasão e de tomada de decisões buscando a solução de um problema em comum ou a troca, barganha, sobre algo”, explicou Daniella. 

Nesse processo, a ideia é atingir o melhor para todos os envolvidos mediante determinada circunstância. “É importante pensarmos sobre esses conceitos, pois assim fica mais fácil trabalhar a negociação e usar as suas técnicas a nosso favor”, pontuou a palestrante. 

Assim, quando há divergências de opiniões, ideias e posições, ela entra como uma maneira de apaziguar a situação. “Vivemos na era da informação e se comunicar vai além de apenas conversar com os colegas de trabalho, família, amigos, vizinhos. Isso não se limita aos pontos falados, mas é um conjunto de elementos sobre quem você é”, acrescenta Tathiane Deândhela, mestre em Liderança pela Universidade de Atlanta.

Veja: dicas práticas para uma boa comunicação. 

Conheça técnicas de negociação e avança sua habilidade 

Para Daniella, primeiro precisamos entender com quem estamos conversando. Ela também recomenda utilizar as técnicas listadas no livro “A Estratégia do Oceano Azul”, no qual é possível dividir a fonte em perfis como: autoritário, controlador, facilitador, empreendedor e visionário. A partir de suas qualificações, é possível mensurar o quanto eles são avessos ou propensos ao risco, sendo o “autoritário” o extremo da aversão e o “visionário” a própria propensão. 

Assim, alcança-se bons resultados em qualquer troca. “O grande trunfo é saber usar a metodologia da negociação com a finalidade de criar e reivindicar valor competitivo em meio a processos comerciais, pessoais e profissionais, evitando conflitos e criando soluções. Por exemplo, um interlocutor com um perfil autoritário tende a ser mais controlador e agressivo, além de não tolerar riscos eminentes, sabendo disso fica mais fácil entender como falar e até onde é possível ir com esse tipo de pessoa. Já um perfil visionário, geralmente é uma pessoa que quer mudar algo para melhor, aceitando para isso alguns riscos maiores”, comentou a coach.

Outro ponto fundamental é compreender qual a base, podendo ser dividida entre: indivíduos, interesses, opções e critérios. “Numa negociação é importante saber separar as pessoas do problema em questão, para enxergar a situação com empatia e entender as emoções da outra parte. Saber qual é o seu real interesse ou o resultado que se quer atingir, vai ajudar nas tomadas de decisões em favor da sua meta”, esclareceu. 

Por isso, apostar nesse conhecimento é um diferencial. “Ter um leque de opções criativas ajuda a reduzir os impasses das partes. Além disso, é necessário ter critérios claros e impessoais para fomentar uma negociação vantajosa para ambas as partes, pois quando uma pessoa percebe o quanto vai sair perder, ela tende a se fechar e não aceita o acordo proposto”, reforçou Daniella.

Leia também: uma boa comunicação atrelada ao sucesso profissional. 

Descubra quais são as soft skills envolvidas na negociação 

Para auxiliar quem quer aprimorar essa aptidão, Daniella listou pontos essenciais para o sucesso de qualquer negociação. Veja: 

Empatia - saber lidar com gente e se colocar no lugar do outro. 

Proatividade -  ter iniciativa para buscar soluções criativas sem atropelar o próximo e sem perder para a ansiedade.

Inteligência emocional - ter a capacidade de controlar as suas emoções é fundamental, principalmente em momentos de frustração. 

Escuta ativa - imprescindível para demonstrar interesse pela parte envolvida e também identificar objeções na fala de outrem.

Persuasão - tática de argumentação, consistindo em transmitir uma informação e, construindo, ao mesmo tempo, um raciocínio com vantagens e consequências positivas. 

Criatividade - é preciso pensar rápido para encontrar a solução de um impasse e sair do óbvio pode ser algo assertivo. Por isso, essa competência é vital. 

Ousadia - é crucial saber “fazer acontecer”, para isso não tenha medo de ser rebelde e tentar mudar as regras do jogo no mercado, porém mantenha a sua autenticidade.

Calma - é imprescindível não demonstrar ansiedade ou afobação, não deixe sua vontade de falar e de conduzir a situação te impedir de ouvir o outro. 

Sendo assim, para sempre ficar por dentro das novidades de sucesso, o Nube é seu aliado! Acompanhe a TV Nube e confira outras matérias no blog, postadas frequentemente para te ajudar a se inserir no mercado. Nos siga também nas redes sociais, estamos presentes no Instagram, Threads, Facebook, Twitter (X), LinkedIn, TikTok e YouTube com posts incríveis. Não se esqueça de baixar o aplicativo Nube Vagas, disponível para Android e iOS. Deixando as notificações ativas você não perde nenhuma oportunidade. O Nube te ajuda a se manter sempre atualizado, te incentiva a mudar e conquistar o sucesso tão desejado. Aproveite os outros conteúdos da nossa plataforma e até a próxima! 

A Feira de Estágios Nube 2023 está chegando! 

Vale lembrar: a Feira de Estágios Nube 2023 vem aí! Nos dias 29, 30 e 31 de agosto deste ano, confira milhares de vagas de estágios, conteúdos ao vivo com diversas dicas para o mercado de trabalho, vários sorteios com prêmios imperdíveis e muito necessários para o dia a dia, certificado de horas complementares para ajudar na hora de pegar o diploma, bolsas de estudo e várias outras vantagens. Garanta sua inscrição, acesse: www.nube.com.br/feira! O melhor: é gratuito e on-line! Divulgue para seus amigos! Conte sempre conosco!

Seja nosso seguidor no Instagram, Tiktok e Linkedin (@nubevagas) e fique por dentro de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista também nossos vídeos de dicas poderosas para o mercado de trabalho no YouTube. Quer mais? Estamos no X e Facebook com novidades. Esperamos você!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe