Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
saiba-como-encontrar-as-melhores-oportunidades-de-estagio

Saiba como encontrar as melhores oportunidades de estágio 

Notícia | 09/08/2023

Pedro Fagundes

Você costuma encontrar dificuldades para aplicar a uma vaga de estágio? Achar a oportunidade ideal para o seu perfil é um desafio a qualquer um. Segundo um levantamento realizado pelo Núcleo Brasileiro de Estágios (Nube) – o qual contou com 6.608 estagiários, estudantes – essas complicações são as mais diversas. Há quem tenha medo das dinâmicas de grupo (26,18%), outros da entrevista (26,18%), alguns das redações exigidas (26,01%) e um restante dos testes, sejam de português, inglês ou psicológicos. A proximidade das porcentagens, inclusive, mostra como, no geral, todos os itens são adversidades comuns aos aspirantes. Quer descobrir como driblar essa condição? Abrace uma metodologia consciente e mergulhe no conteúdo abaixo!

 

Mudanças no meio dos negócios

Desde março de 2020, o mundo mergulhou em uma nova era das relações. De fato, o universo digital já existia há algumas décadas. Entretanto, ele se relacionava mais ao lúdico, como as redes sociais, jogos e o lazer. Com a insurgência da pandemia do coronavírus, esse cenário redobrou-se e passou a impactar, de maneira severa, as corporações Brasil afora, provocando mudanças. De acordo com um estudo da CNBC, 84% dos recrutadores do país já adaptaram os seus processos seletivos para o on-line. A transformação ocorreu de um instante para o outro – sem previsões. Hoje, em 2023, é possível enxergar como, apesar da surpresa, ela pôde beneficiar a todas as partes envolvidas no procedimento. 

Por conta de sua comodidade, a transição para o modelo virtual conquistou boa parte do público. Estar livre para trabalhar de onde e quando quiser já era um sonho. Todavia, essa metodologia apenas pôde enxergar a luz do sol após um “chacoalhão” estrutural. As corporações precisaram sair de sua zona de conforto e desbravar o território on-line. Sem essa ousadia, o meio corporativo entraria em pane, sem quaisquer perspectivas. “Mar calmo nunca fez bom marinheiro. Talvez essa seja uma das máximas mais verdadeiras se olharmos os acontecimentos mundiais nos últimos anos. É preciso se reinventar a cada mudança, seja ela de mercado, de tendências, ou mesmo da economia”, pontua o CEO da Neodent, Matthias Schupp. 

Não foi somente a classe empresarial quem precisou sacudir o esqueleto, desdobrar-se em diferentes partes e, enfim, se reinventar perante o meio institucional. Enquanto as transformações ocorriam na ponta da pirâmide, sua base precisou afinar conforme a música. Tempos de crise exigem coragem por parte dos grandes líderes, isso é claro. Porém, sem a movimentação dos funcionários, a engrenagem organizacional fica interrompida. Do lado de quem procura chances, estar de peito aberto para oscilações é fundamental. Sem uma percepção clara das tendências responsáveis por reger o mercado, a estagnação pode virar linha de chegada. Isso foi potencializado pela transição ao remoto. Compreendê-lo tornou-se chave de acesso ao prestígio.

 

Garanta seu espaço no mercado

Perante um contexto enérgico e modificado, é preciso buscar por atualizações capazes de levantar sua imagem e adquirir destaque. Para isso, o Nube, em parceria com o consultor de carreira da Esic Internacional, Alexandre Weiler, separou algumas orientações a quem pretende arrasar nos processos seletivos. A fim de desafiar os arquétipos e dar um passo à frente, em direção a organização dos seus sonhos, veja tópicos abaixo:

Valorize experiências formadoras: antes de qualquer outra etapa, é preciso compreender onde você está e para onde deseja ir. Para tanto, o ambiente universitário — e educacional — é perfeito para aprender e descobrir preferências. Portanto, procure, já na sala de aula, entender as correlações do conteúdo abordado com as ocasiões adiante. Feito isso, lembre-se de deixar portas abertas, não apenas para um objetivo. Quando se trata do início de uma carreira, o crucial é adquirir experiência. Claro, mantenha seus sonhos sempre na mira, um dia você chegará lá!

Colecione capacitações: busque acrescentar conhecimentos ao seu repertório. Participe de palestras, faça cursos, vá em webinars e explore todo esse vasto campo. “Existem muitos cursos disponíveis hoje em dia, capazes de ajudar a agregar certificados ao currículo. As entidades gostam de candidatos prontos para demonstrar potencial de desenvolvimento. Essa é uma ótima maneira de provar a sua  eficiência e dedicação. Todavia, é substancial buscar qualidade e real desenvolvimento de competências, pois isso te fará crescer ao longo da carreira ”, conta Weiler.

Esteja atento aos sites de vagas: cabe ao candidato iniciar uma procura ativa em portais, como o Nube, Contudo, não basta se inscrever. É preciso manter um acompanhamento frequente nessas plataformas. De nada valerá assinar o site, caso nunca retorne a ele para conferir o painel de vagas, não checar a caixa eletrônica e nunca atender aos telefonemas. Ademais, outra recomendação é atentar-se ao LinkedIn. A partir dele, é possível fazer contatos e desenvolver um bom perfil.

Mostre flexibilidade nas entrevistas: a comunicação é pilar para qualquer relacionamento, seja particular ou corporativo. Dominar a oratória, junto a um repertório teórico alavanca o nível de qualquer candidato. “Demonstrar timidez não passa segurança ao entrevistador. Portanto, entenda como você precisará falar com um mínimo de desenvoltura sobre as suas experiências e aprendizados, a fim de convencer a contratante do fato dela poder confiar em você. Também é crucial mostrar como você está disposto a aprender e como tem interesse em alavancar a sua carreira. Ter uma formação sólida tende a dar muita segurança na hora de falar, interagir e se comunicar”, finaliza Weiler.

 

Gostou das indicações? Então, adapte-se conforme as diretrizes do mercado, garanta sua posição de prestígio e, claro, compartilhe o conteúdo com os amigos! A hora para pleitear a vaga dos seus sonhos é agora, basta ter iniciativa. Quer mais toques como esse? Continue nos acompanhando em nosso blog e nas redes sociais. Ah! Não esqueça de conferir o aplicativo Nube Vagas, disponível para Android e iOS. Para aproveitá-lo ao máximo, deixe sempre as notificações ligadas. Mantenha seu cadastro atualizado, atenda às nossas ligações e consulte o seu e-mail para não perder nenhuma novidade.

A Feira de Estágios Nube 2023 vem aí! Nos dias 29, 30 e 31 de agosto deste ano, confira milhares de vagas de estágios, conteúdos ao vivo com dicas para o mercado de trabalho, vários sorteios com prêmios imperdíveis, certificado de horas complementares, bolsas de estudo e diversas outras vantagens. Garanta sua inscrição, acesse: www.nube.com.br/feira! O melhor: é gratuito e on-line! Divulgue para seus amigos! Conte sempre conosco!

O Nube forma grandes talentos e acompanha o seu sucesso!

Seja nosso seguidor no Instagram, Tiktok e Linkedin (@nubevagas) e fique por dentro de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista também nossos vídeos de dicas poderosas para o mercado de trabalho no YouTube. Quer mais? Estamos no X e Facebook com novidades. Esperamos você!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe

Enquete