Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
as-empresas-devem-prezar-pela-inovacao

As empresas devem prezar pela inovação  

Notícia | 09/08/2023

Larissa Almeida

Na era digital, as mudanças acontecem em uma velocidade cada vez maior, todas com o intuito de aprimorar as ações presentes no cotidiano. Dessa forma, as inovações também são projetadas para serem integradas ao mercado de trabalho. Contudo, para as organizações serem um destaque também nesse quesito, é essencial investir em uma equipe com a capacidade de transformação. Seja no programa de aprendizagem, estágio ou nos cargos efetivos, transpassar essa cultura faz toda a diferença. Então veja, nesta matéria, como superar as dificuldades e  fundar essa característica nas companhias. 

O investimento em novidades tem resultados positivos para as corporações 

O conceito de inovar é descrito como a exploração de uma ideia diferente. Em outras palavras, é o ato de transformar uma sugestão em algo concreto, como um negócio, produto ou processo, com o objetivo de promover uma revolução. A iniciativa de mudança não necessariamente precisa ser criada do zero para se encaixar nessa categoria, mas também é válida a melhoria de algo já existente. Dessa forma, dentro das empresas, isso gera inúmeras vantagens. Veja abaixo:

Infográfico sobre as barreiras da inovação no meio corporativo

Maior performance financeira: de acordo com o Boston Consulting Group, as entidades com investimento em inovação têm uma taxa de crescimento de 14% em suas receitas. Enquanto aquelas com menos aplicação nisso têm uma porcentagem de expansão de, apenas, 3%.

Estabilidade mercadológica: conforme um estudo da McKinsey & Company, essa condição é essencial para a sobrevivência das organizações. As marcas sem essa preocupação correm o risco de serem ultrapassadas pela concorrência e perderem relevância no mercado.

Ganho de profissionais satisfeitos e engajados com a entidade: quando os colaboradores são ouvidos e suas sugestões são efetivamente consideradas, eles enxergam o seu potencial e a participação efetiva no funcionamento da corporação. Logo, ficam mais engajados para contribuir e cumprir com as suas atribuições, para assim, serem reconhecidos novamente. 

Em suma, esse comportamento também é um grande influenciador quando se trata de expandir os lucros. De acordo com a Towers Perrin Research, as companhias com funcionários motivados têm margens de lucro líquido 6% mais altas quando comparadas com as demais. 

O percentual de investimento em inovação é alto no Brasil

De acordo com os dados do IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, em 2021, a taxa de inovação das empresas industriais com 100 ou mais pessoas ocupadas foi de 70,5%. Desse total, 37,8% implementaram novos produtos e processos de negócios simultaneamente. Essa métrica tende a ser maior nas instituições de grande porte, chegando a 76,7% nos nomes com mais de 500 indivíduos trabalhando. 

Existem barreiras no processo de inovação, confira quais são elas! 

Trazer diferenciações para o meio não é tão simples, para isso, é essencial contar com uma equipe preparada entre outros quesitos. No entanto, existem dificuldades no meio desse processo, as quais podem ser evitadas se vistas anteriormente. Por isso, Alexandre Pierro, mestrando em gestão e engenharia da inovação, mostra cinco desafios para quem deseja estabelecer esse aspecto. Confira:

#1 Falta de uma cultura de inovação: ter uma cultura de inovação significa promover uma combinação entre atitudes, comportamentos, missão, valores e expectativas pautadas na inovação. A qual deve ser difundida em todos os componentes do quadro com o intuito de gerar engajamento e colaboração ativamente ao longo do processo. Porém, quando deficiente, surtirá os efeitos contrários, barrando a criatividade interna e afetando a forma na qual todos enxergam e compreendem o papel desse artifício para o crescimento da marca.

#2 Equipes não capacitadas e engajadas: os profissionais são os grandes responsáveis por colocar as estratégias em prática e alavancar as instituições no mercado. Por isso, quando não estão engajados e capacitados para essa tarefa, esse cenário também se torna um dos maiores desafios. 

#3 Medo de errar: nenhuma empresa deseja errar e correr riscos que comprometam seu funcionamento. Contudo, nem sempre o erro é algo negativo e permanecer condenando esses acontecimentos internamente também se caracteriza como uma das mais preocupantes adversidades. Muitos equívocos podem se transformar em oportunidades de melhoria, aprendizado e evolução– afinal, grandes ideias no mercado já surgiram de falhas cometidas, trazendo excelentes ideias de destaque para os negócios.

#4 Estratégias mal organizadas: a eficácia de todo projeto nesses parâmetros, dentre tantos fatores, do estabelecimento de metas realistas e das ações necessárias para atingi-las. Caso contrário, todos os esforços empenhados podem se perder e gerar frustração nos times. É preciso identificar onde a companhia deseja chegar com isso definindo os planos condutores dessa jornada de maneira mais transparente possível.

#5 Resistência a mudanças: ficar parado no tempo não é uma opção. As marcas precisam sempre se adaptar aos novos cenários, demandas dos consumidores, tendências e possibilidades - mas, sempre existe quem enfrenta uma maior dificuldade em aceitar esses momentos. Quanto mais resistentes estiverem a se adaptar a essas transformações, maior será o impacto ao andamento do projeto de inovação e, inevitavelmente, na conquista dos resultados desejados.

Gostou das sugestões? Quer saber mais sobre as tendências do mercado e como colocá-las em prática na sua posição ou vida pessoal? Acompanhe o Nube! Estamos prontos para te atualizar sobre assuntos em alta no meio corporativo, diariamente, pelo blog e nas redes sociais. 

A Feira de Estágios Nube 2023 vem aí! Nos dias 29, 30 e 31 de agosto deste ano, confira milhares de vagas de estágios, conteúdos ao vivo com dicas para o mercado de trabalho, vários sorteios com prêmios imperdíveis, certificado de horas complementares, bolsas de estudo e diversas outras vantagens. Garanta sua inscrição, acesse: www.nube.com.br/feira! O melhor: é gratuito e on-line! Divulgue para seus amigos! Conte sempre conosco!

Porém não espere a data chegar! Siga o @nubevagas no Twitter, Instagram, Threads, Linkedin, TikTok, Youtube e Facebook e não perca nenhuma novidade. Baixe também o aplicativo Nube Vagas disponível para Android ou IOS, deixe seu cadastro sempre atualizado, com o número de telefone e e-mail recentes e ative as notificações, assim, você é avisado em tempo real quando abre uma vaga em seu perfil.

Para garantir um time inovador, conte com o Nube para encontrar os melhores talentos do mercado! 

Seja nosso seguidor no Instagram, Tiktok e Linkedin (@nubevagas) e fique por dentro de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista também nossos vídeos de dicas poderosas para o mercado de trabalho no YouTube. Quer mais? Estamos no X e Facebook com novidades. Esperamos você!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe

Enquete