Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
quais-os-cuidados-para-manter-a-qualidade-de-vida

Quais os cuidados para manter a qualidade de vida? 

Notícia | 08/08/2023

Ana Clara Lima

Em meio a um mundo cada vez mais acelerado e exigente, a busca por uma qualidade de vida virou uma prioridade para muitas pessoas. Afinal de contas, manter uma rotina saudável, física e mentalmente, é essencial para desfrutar de bem-estar e felicidade. Entretanto, alcançar esse equilíbrio requer cuidados e atenção. Sendo assim, fique por dentro dos principais passos para preservar e equilibrar as mais variadas esferas do cotidiano.

As prioridades do mercado de trabalho

De acordo com uma pesquisa conduzida pela faculdade de medicina da Universidade de São Paulo (USP), 18% dos trabalhadores brasileiros sofrem da Síndrome de Burnout, tendo como principais vítimas a população com menos de 30 anos. Fica nítido, portanto, como conciliar as demandas do serviço com as responsabilidades particulares é um grande desafio para os cidadão do Brasil. Logo, priorizar o autocuidado e encontrar um equilíbrio saudável entre as cobranças é essencial para não adoecer. 

Nesse sentido, estabelecer limites claros entre essas esferas, definir momentos para descanso, lazer e convívio com a família e amigos é fundamental para evitar o esgotamento e preservar a integridade dos indivíduos. “É importante destacar o quanto os benefícios dos programas de bem-estar, desde o estímulo de atividades físicas a sessões de terapia, são essenciais para priorizar a qualidade de vida dos colaboradores em um sentido amplo e holístico, baseado na definição de saúde como um bem-estar completo, não apenas como ausência de doenças”, comenta Ines Hungerbühler, líder do time clínico do Wellz by Gympass.

Conforme um estudo realizado pela Wellz, a atenção com a integridade emocional e exercícios resultou em uma redução adicional de 48,2% nas pessoas com alto risco de ansiedade e 47,8% nos casos de depressão. Outro ponto observado foi como o cuidado com a psique estimulou a prática regular de esportes, apresentando um aumento de 25% em relação à edição anterior do levantamento.

Tendo em vista a procura por um estilo de vida equilibrado se amplia, torna-se cada vez mais claro como a cautela com o corpo e a mente devem ser abordados de maneira integrada. “Empresas com essa abordagem holística podem colher benefícios significativos, promovendo uma cultura de bem-estar e apoiando o crescimento saudável e sustentável de suas equipes”, ressalta Ines. 

Dicas para priorizar a qualidade de vida dos colaboradores!

A valorização da saúde psicológica e a busca pela felicidade no ambiente de trabalho têm sido temas cada vez mais discutidos nos últimos anos. No entanto, somente durante a pandemia essas questões ganharam maior destaque, liderando as agendas de Recursos Humanos e gestores em geral. Nessa conjuntura desafiadora, as entidades precisaram reestruturar sua dinâmica de funcionamento e apostar em um olhar mais apurado para a humanização dos laços corporativos. Pensando nisso, elencamos cinco dicas para prevenir o esgotamento físico e mental dos funcionários. Veja!

infográfico listando cinco dicas para evitar o esgotamento emocional dos trabalhadores

Mantenha canais fixos de comunicação com o time: esse tópico vai além de ações pontuais. Para estratégias mais eficazes, é preciso manter um diálogo contínuo com toda a equipe. Nessas horas, é importante o coletivo saber da existência de um canal permanente e confiável para expressar seus problemas e preocupações.

Invista em benefícios em prol da saúde do quadro: além de implementar iniciativas comuns e obrigatórias para todos, recomenda-se criar um portfólio amplo de benefícios, permitindo aos integrantes do time escolherem as opções mais compatíveis com as suas necessidades. Nesse sentido, também é relevante eles assumirem a responsabilidade dessas escolhas. Como nunca, acompanhar o ritmo das mudanças do mercado de trabalho é necessário para a adoção das estratégias certeiras. “Com a pandemia, o office (escritório) invadiu definitivamente o home (casa) e colocou a vida pessoal e profissional das pessoas em uma mistura bem complexa”, comenta Rafael Ávila, professor Phd da edtech Qualifica Cursos.

Promova uma jornada de educação e aprendizagem contínua: para abordar esse assunto, é essencial promover esclarecimento por meio de palestras, workshops e programas de treinamento focados na saúde mental, inteligência emocional e, principalmente, bem-estar. Significativa parcela das companhias e até mesmo a sociedade em geral não possuem uma cultura de lidar com esses temas. Cultivar essa conduta requer educação constante tanto para líderes quanto para colaboradores.

Aposte em um ambiente seguro e acolhedor: nos dias de hoje, é primordial proteger os trabalhadores de posturas tóxicas ou inadequadas, como assédio moral e sexual. A segurança no espaço corporativo abrange diversos aspectos, desde a ergonomia do espaço até a garantia dos direitos trabalhistas e uma remuneração adequada. Ademais, é fundamental promover a ausência de discriminação e favorecimento em qualquer circunstância, para todos se sentirem seguros na instituição. “Independente dos fatores dos quais podem desencadear ou potencializar problemas, os RHs e as demais áreas ligadas a Gente e Gestão, aceleraram as ações para conter os danos físicos e mentais observados nas empresas e mesmo fora delas”, ressalta Ávila.

Assegure os direitos dos funcionários: isso significa garantir os direitos expressos e implícitos de todos os membros do quadro. Antes de tudo, é necessário compreender como a felicidade no trabalho vai além de momentos de alegria. Afinal, envolve ser remunerado de forma justa, não sofrer qualquer tipo de preconceito, ter liberdade para se expressar como realmente é e ser acolhido(a) em suas demandas. Além disso, é indispensável permitir o equilíbrio entre vida individual e laboral. Esses elementos criam um ambiente de cumplicidade e confiança entre o staff.

Por fim, o Nube oferta posições de aprendizagem e estágio. Se interessou? É possível filtrar vagas no seu perfil. Na nossa plataforma você fica por dentro dos processos seletivos dos nossos clientes. Diariamente disponibilizamos conteúdos para estudantes e profissionais em nosso blog e redes sociais. Não deixe de conferir!

O nosso foco é ajudar você a conquistar uma carreira de sucesso! Não se esqueça de baixar o aplicativo Nube Vagas para receber todas as notificações. Faça já o seu cadastro e deixe sempre atualizado o seu celular e e-mail para receber o nosso contato!

A Feira de Estágios Nube 2023 vem aí! Nos dias 29, 30 e 31 de agosto deste ano, confira milhares de vagas de estágios, conteúdos ao vivo com dicas para o mercado de trabalho, vários sorteios com prêmios imperdíveis, certificado de horas complementares, bolsas de estudo e diversas outras vantagens. Garanta sua inscrição, acesse: www.nube.com.br/feira! O melhor: é gratuito e on-line! Divulgue para seus amigos! Conte sempre conosco!

O Nube investe na employee experience do time!

Seja nosso seguidor no Instagram, Tiktok e Linkedin (@nubevagas) e fique por dentro de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista também nossos vídeos de dicas poderosas para o mercado de trabalho no YouTube. Quer mais? Estamos no X e Facebook com novidades. Esperamos você!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe

Enquete