Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
construa-sua-carreira-por-meio-do-estagio

Construa sua carreira por meio do estágio  

Notícia | 07/08/2023

Larissa Almeida

Começar a carreira profissional, de fato, não é uma missão simples. No entanto, esse passo é essencial para quem deseja obter sucesso. Porém, para os iniciantes, enfrentar o mercado de trabalho tende a ser um desafio diante da falta de experiência. Contudo, hoje, existem opções, como o programa de aprendizagem ou o estágio, as quais são consideradas grandes aliadas dessa ingressão no ecossistema corporativo. Então veja, nesta matéria, como alcançar uma oportunidade por meio delas. 

Saiba quais são os obstáculos entre uma vaga e o candidato

Para começar, o panorama do desemprego é a principal vertente a ser observada. De acordo com os dados divulgados pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), a taxa de desocupação no Brasil ficou em 8,8% no período entre janeiro e março de 2023. Ainda, conforme a mesma instituição, entre os indivíduos de 14 a 17 anos, componentes da força de trabalho (ou seja, estão à procura de emprego), 36,4% estavam longe de um cargo. Já na faixa etária de 18 a 24 anos, o índice de inatividade era de 22,8%. 

Além disso, os novatos enfrentaram outro grande problema, a ausência de uma vivência anterior na função desejada. Um levantamento feito pela empresa argentina de pesquisa em tendências Trendsity junto ao Mc Donald’s, aponta essa solicitação como uma dificuldade enfrentada por 77% dos jovens brasileiros no instante de buscar uma vaga compatível. Além desse fator, a falta de oportunidade é elencada por 69% dos entrevistados e a ausência de confiança nas novas gerações foi mencionada pela parcela de 68%. Esses são os três maiores empecilhos para ingressar no meio empresarial. 

Em outra avaliação, promovida pelo próprio Núcleo Brasileiro de Estágios, o órgão questiona como o público avalia as competências pedidas para a contratação. Com cerca de 23 mil respondentes, as percepções se dividiram. Para a maioria, 43,96% depende, algumas pedem corretamente, mas outras exageram, 16,76% acham as listas muito grandes, isso os prejudica no instante de conseguir uma vaga, já 11,16% diz como elas poderiam ser menores para facilitar a aprovação. Uma outra parcela, 15,19% colocam o problema na falta de qualificação das pessoas, não nas empresas. Por fim, 12,94% - as vêem como justas, mas não atingem o perfil solicitado. 

No estágio a experiência profissional não é uma das exigências 

Buscar pelas chances certas também é um fator a ser considerado. Afinal, se candidatar para qualquer ofício aberto sem conferir a compatibilidade com o seu perfil é uma ação cansativa e sem sentido. Essa atitude tende a gerar ainda mais frustração pela ausência de resposta. Por isso, para os aspirantes dentro de uma instituição de ensino, considerar a inscrição no estágio é fundamental para dar um start na carreira. 

O ato educativo escolar supervisionado é uma atribuição construída com o intuito de auxiliar os futuros profissionais a praticarem a suas funções na área desejada. Dessa forma, ele é destinado apenas para os discentes, sejam do ensino médio, técnico ou superior, a partir dos 16 anos de idade. Assim, as empresas oferecem para o mercado mais possibilidades para especializar a mão de obra e garantir qualidade no universo empresarial. Para saber ainda mais sobre as especificidades desse modelo, é essencial conferir a lei n° 11.788/2008. 

Para quem busca uma colocação ou recolocação profissional, atente-se as dicas de uma especialista 

Com o intuito de ajudar na missão de entrar ou voltar para o meio empresarial, a especialista  Cristina Fortes, diretora da Consultoria Global LHH, deixa algumas dicas indispensáveis. A partir delas, fica ainda mais simples avaliar os seus objetivos e como adaptá-los à realidade mercadológica. Confira: 

  1. Tenha clareza sobre as suas necessidades para manter o padrão de vida desejado. Logo, “ajuste o cinto”;
  1. Reflita sobre qual sua oferta de valor: o que posso oferecer para o mercado? Qual meu propósito e minhas metas de curto, médio e longo prazo? O que preciso aprender, quais pessoas devo conhecer, empresas, considerando esse último tópico?
  1. Analise as oportunidades de trabalho de forma abrangente. Veja se a chance de trabalho pode trazer possibilidades de desenvolvimento, reflita sobre quais habilidades vai aprender e como isso está alinhado com o seu propósito. Assim como as demandas aceleradas de novas habilidades decorrentes das mudanças socioeconômicas e tecnológicas;
  1. Não deixe de ver as vagas só porque o salário é inferior ao seu anterior, ou o projetado, olhe o todo. Veja mais sobre a organização, escopo da posição, benefícios, aprendizagens, balanço de vida particular e laboral para tomar qualquer decisão;
  1. Aceitar uma remuneração menor não vai reduzir você como especialista. Para isso, é preciso ter clareza da sua escolha e entender o todo do mercado e o significado daquela posição no seu momento de vida e na sua trajetória de carreira;
  1. É preciso analisar como se pode viver com aquele valor e não perder a perspectiva de longo prazo: ter clareza das suas ações para assumir novos desafios e ter um maior pagamento no futuro.

Gostou das sugestões? Quer saber mais sobre as tendências do mercado e como colocá-las em prática na sua posição ou vida pessoal? Acompanhe o Nube! Estamos prontos para te atualizar sobre assuntos em alta no meio corporativo, diariamente, pelo blog e nas redes sociais. 

A Feira de Estágios Nube 2023 vem aí! Nos dias 29, 30 e 31 de agosto deste ano, confira milhares de vagas de estágios, conteúdos ao vivo com dicas para o mercado de trabalho, vários sorteios com prêmios imperdíveis, certificado de horas complementares, bolsas de estudo e diversas outras vantagens. Garanta sua inscrição, acesse: www.nube.com.br/feira! O melhor: é gratuito e on-line! Divulgue para seus amigos! Conte sempre conosco!

Porém não espere a data chegar! Siga o @nubevagas no Twitter, Instagram, Threads, Linkedin, TikTok, Youtube e Facebook e não perca nenhuma novidade. Baixe também o aplicativo Nube Vagas disponível para Android ou IOS, deixe seu cadastro sempre atualizado, com o número de telefone e e-mail recentes e ative as notificações, assim, você é avisado em tempo real quando abre uma vaga em seu perfil.

Para encontrar a sua primeira posição com sucesso, conte com o Nube!

 

Seja nosso seguidor no Instagram, Tiktok e Linkedin (@nubevagas) e fique por dentro de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista também nossos vídeos de dicas poderosas para o mercado de trabalho no YouTube. Quer mais? Estamos no X e Facebook com novidades. Esperamos você!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe

Enquete