Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
torne-o-ambiente-de-trabalho-mais-atrativo

Torne o ambiente de trabalho mais atrativo  

Notícia | 03/08/2023

Laura Pereira

Foi-se o tempo no qual o salário era o principal atrativo de uma vaga. Hoje, os estagiários, aprendizes e efetivos, principalmente aqueles provenientes da Geração Z, procuram melhores condições e mais equilíbrio entre a vida pessoal e profissional. Nesse cenário, investir em diversos benefícios é uma estratégia de êxito para as empresas. Sendo assim, saiba mais sobre o assunto e aprimore o ambiente de trabalho do seu negócio! 

O aumento da consulta psicológica como incentivo corporativo

Com o advento da pandemia, milhares de profissionais revisaram seus propósitos e objetivos. Assim, a consulta psicológica ganhou espaço e foco quando alguém procura uma oportunidade corporativa. Atualmente, ela vem sendo amplamente adotada por organizações preocupadas com o bem-estar de seus membros. 

De acordo com a Associação Nacional de Medicina do Trabalho, cerca de 30% dos trabalhadores brasileiros sofrem com a Síndrome de Burnout, também conhecida como “Síndrome do Esgotamento Profissional”. Em suma, trata-se de um distúrbio caracterizado por estado de exaustão emocional, despersonalização (sentimento de distanciamento e indiferença em relação aos outros) e baixa realização na carreira. 

Desse modo, pode afetar negativamente a saúde física e mental do indivíduo, prejudicando o seu desempenho no trabalho e em outras áreas da vida. Assim, a popularidade das consultorias psicológicas deve-se ao fato das companhias se conscientizarem sobre a relevância de ter um espaço laboral mais saudável e acolhedor, com foco na satisfação de seus integrantes. 

Veja: o Burnout e seus indícios no ambiente corporativo.  

Quais os benefícios de contar com consultas psicológicas para os colaboradores?

Como consequência, o clima organizacional também se torna mais favorável. “Não é algo obtido com sessões pontuais, mas somente no longo prazo, pois ajuda a identificar e tratar problemas relacionados a estresse, ansiedade e depressão, entre outros transtornos emocionais, responsáveis por afetar a produtividade e o desempenho dos funcionários”, afirmou Josilane Miranda, psicóloga e fundadora da clínica Miranda Health. 

Segundo a psicóloga, nos últimos anos, viu sua agenda de clientes corporativos crescer consideravelmente. “Esse tipo de iniciativa pode contribuir para a redução do absenteísmo e do turnover nas companhias”, acrescentou. Isso faz a instituição ser mais cativante e otimista para quem ingressa. 

Para Josilane, há diversos pontos positivos. “Muitas empresas relatam a diminuição de estresse e ansiedade, assim como a redução dos números de afastamentos por saúde mental e aumento de produtividade”, comentou. De acordo com suas vivências, o número de afastamentos e atestados diminuiu em 30% desde o início do projeto. 

Leia também: evite os casos de Burnout no ambiente de trabalho. 

Conheça alguns benefícios criativos para transformar a sua empresa

Em geral, quando pensamos em benefícios empresariais, sempre nos vêm à mente o vale refeição, alimentação, combustível e transporte, bem como os planos de saúde e odontológico. Entretanto, muitos desses já são corriqueiros e, por vezes, até obrigatórios dependendo da vaga. 

Conforme uma pesquisa do Nube, 55,8% dos 25 mil respondentes buscam possibilidades de crescimento profissional quando procuram por uma oportunidade. Além disso, 12,7% anseiam por uma bolsa-auxílio melhor, 12,5% querem algo perto de casa, 11,2% demandam atividades mais interessantes e, por fim, 6,4% flexibilidade de horário. 

Hoje, para ser destaque, a marca precisa ser ainda mais inovadora e focar na satisfação de seus integrantes. “Se sua empresa oferece alguns benefícios criativos, ela já ganhará um grande diferencial competitivo na disputa pelos melhores profissionais do mercado, além de ajudar também na retenção de talentos”, destacou Marcelo Lopes, CEO (Chief Executive Officer) da Eva Benefícios Flexíveis. 

Para ajudar a despertar a originalidade dentro das corporações, Lopes listou algumas opções em alta. Confira: 

1) Dia do pet no escritório: 

Para alguns, os pets são os novos filhos dessa geração. Pensando nisso, incentivar os colaboradores a terem um dia para levarem seus bichinhos ao escritório deixa o ambiente mais leve e proporciona uma sensação de se sentir em casa com boas energias. 

2) Ginástica laboral: 

Hoje, com as facilidades do mundo moderno e alta conectividade, levando o cidadão a passar muito tempo sentado em frente às telas, é fundamental reservar um tempo para o cuidado com o corpo. Nesse cenário, a ginástica é uma ótima opção para incentivar o bem-estar físico no ambiente de trabalho, assim como a meditação também é uma alternativa com boas consequências.  

3) Clube do livro:

A prática da leitura é uma fonte de aprendizado e uma maneira de incentivar o desenvolvimento dos seus cooperadores, além de ser um lazer para algumas pessoas e despertar mais criatividade no cotidiano. Sendo assim, considere estabelecer um clube do livro para os integrantes debaterem seus últimos livros e recomendarem novos exemplares, trocando cada vez mais conhecimentos.  

4) Sesta:

Um dos principais problemas da modernidade é a desvalorização de uma boa noite de sono, seja pelo alto acesso às luzes provenientes dos computadores e celulares ou mesmo a insônia do dia a dia. Dormir mal, além de aumentar o risco de doenças ocupacionais e outras patologias, também apresenta reflexos no rendimento no trabalho. Por essa razão, algumas empresas estão oferecendo locais específicos em seus escritórios para um descanso durante o expediente.

Sendo assim, para sempre ficar por dentro das novidades de sucesso, o Nube é seu aliado! Acompanhe a TV Nube e confira outras matérias no blog, postadas frequentemente para te ajudar a se inserir no mercado. Nos siga também nas redes sociais, estamos presentes no Instagram, Threads, Facebook, Twitter (X), LinkedIn, TikTok e YouTube com posts incríveis. Não se esqueça de baixar o aplicativo Nube Vagas, disponível para Android e iOS. Deixando as notificações ativas você não perde nenhuma oportunidade. O Nube te ajuda a se manter sempre atualizado, te incentiva a mudar e conquistar o sucesso tão desejado. Aproveite os outros conteúdos da nossa plataforma e até a próxima! 

A Feira de Estágios Nube 2023 está chegando! 

Vale lembrar: a Feira de Estágios Nube 2023 vem aí! Nos dias 29, 30 e 31 de agosto deste ano, confira milhares de vagas de estágios, conteúdos ao vivo com diversas dicas para o mercado de trabalho, vários sorteios com prêmios imperdíveis e muito necessários para o dia a dia, certificado de horas complementares para ajudar na hora de pegar o diploma, bolsas de estudo e várias outras vantagens. Garanta sua inscrição, acesse: www.nube.com.br/feira! O melhor: é gratuito e on-line! Divulgue para seus amigos! Conte sempre conosco!

Estamos no Linkedin com mais dicas e matérias focadas para gestores.

Se você tiver dúvidas sobre a contratação de estagiários e aprendizes, solicite um contato da nossa equipe.

Interessado em aprender mais? O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de gestores, estagiários e aprendizes.

Compartilhe

Enquete