Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
prepare-se-para-o-enem-de-maneira-on-line

Prepare-se para o Enem de maneira on-line  

Notícia | 02/08/2023

Larissa Almeida

 

O Exame Nacional do Ensino Médio - Enem é um momento de grande relevância para os estudantes do Brasil. A prova é aplicada anualmente e auxilia, a partir da sua avaliação, inúmeros indivíduos ingressarem em uma universidade. Entrar em um curso superior é, de fato, um passo importante para a construção de uma carreira profissional, seja para alcançar uma posição de aprendiz, estagiário ou efetivo. No entanto, ir bem nesse teste não é tão simples. Então veja, nesta matéria, como melhorar a sua rotina de estudos de maneira on-line

Entenda mais sobre a prova e não perca nenhuma data 

As inscrições já estão fechadas! Por isso, quem não fez essa etapa, pode ficar atento desde já para a próxima edição. No entanto, os estudantes com o cadastro garantido não podem perder as datas de execução do exame. A aplicação acontecerá por dois domingos, cinco e 12 de novembro. Após a realização, a divulgação do gabarito oficial sai em 24 de novembro e, por fim, o resultado, apenas, seis de janeiro de 2024.

Os dias são separados por matérias. O primeiro trata da redação, ciências humanas, linguagens e códigos, com 90 questões no total. O segundo, também aplica 90 perguntas sobre ciências da natureza e suas tecnologias e matemática e as suas tecnologias. Em suma, os temas abordados refletem o conhecimento do qual deveria ser adquirido durante os três anos do ensino médio. 

Uma boa nota do Enem proporciona vantagens estudantis 

O seu esforço é recompensado. Não se trata apenas de um meio para metrificar a qualidade do ensino nas mais diversas instituições, mas também traz benefícios para os indivíduos com um bom desempenho. Confira os programas disponibilizados e suas vantagens: 

Sisu - Sistema de Seleção Unificada: o programa é voltado para as oportunidades de curso superior em entidades públicas, como a Universidade de São Paulo, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Universidade Federal de Minas Gerais, entre outras inúmeras opções. 

Prouni - Programa Universidade para Todos:  esse projeto tem o intuito de oferecer bolsas estudantis parciais ou integrais em faculdades particulares, para candidatos com uma renda baixa ou de escola pública. 

Fies - Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior: já essa alternativa é uma via facilitadora para adiar os gastos com essa vertente. Ou seja, as mensalidades ficam apenas para o final do curso. 

Descontos: além dessas opções, outras entidades educacionais consideram essa nota, fora de qualquer projeto, para oferecer descontos na mensalidade.

O ensino superior faz toda a diferença no estabelecimento de uma carreira profissional 

Em um levantamento sobre empregabilidade, realizado pelo Instituto Semesp, Instituição a qual representa as mantenedoras de ensino superior do Brasil, em parceria com a plataforma Simplicity, demonstrou as vantagens do universitário. De acordo com o estudo, 82,2% dos oriundos de instituições de ensino, tanto públicas quanto privadas, houve alguma melhoria em sua vida pessoal após pegar o seu diploma. Cerca de 24% citaram elevações salariais, 19,9% ingressaram em uma pós-graduação e 33% relataram a conquista do primeiro emprego ou um novo ofício em seu segmento de atuação.

Faltam cerca de três meses para o Enem, ainda dá tempo de estudar! 

O tempo está cada vez mais apertado, mas ainda pode ser o suficiente para se dedicar aos estudos. Por isso, se você ainda não começou ou sente a necessidade de focar mais, existem a plataforma Pravaler deixa cinco orientações aos vestibulandos: 

1) Treine para a redação

A redação é uma das mais essenciais e, consequentemente, temidas partes do Enem. Por isso, a prática pode ser o melhor preparo para atingir uma boa nota. Hoje, existem diversas páginas onde o aluno pode treinar sua dissertação, algumas até mesmo oferecendo devolutivas do texto corrigido e com os erros apontados.

2) Realize simulados

Simulados são uma das estratégias mais úteis para preparar-se para provas como o Enem, pois além de testar os conhecimentos do aluno, o ajuda a entender o tempo do teste. Diversos sites oferecem simulados de acesso gratuito, e o Pravaler é um deles, disponibilizando diversas opções em seu blog.

3) Assista videoaulas

Professores extremamente qualificados hoje disponibilizam videoaulas dos mais variados conteúdos na íntegra e de forma gratuita. Essas aulas são uma excelente opção para aqueles que desejam revisitar um conteúdo de uma maneira mais dinâmica quando comparado com os livros e/ou apostilas.

4) Utilize as redes sociais

Pode parecer algo contraditório, mas existem diversos fóruns de discussão e grupos de alunos e professores voltados para orientações de estudo e preparo para o Enem e outras avaliações. Trata-se de uma ótima opção para quem busca acrescentar mais interação humana à sua rotina de estudos.

5) Faça exercícios de provas anteriores

Seja por meio dos simulados supracitados ou de questões soltas, revisitar as provas anteriores é uma ótima maneira para o aluno se familiarizar com a linguagem do teste e entender o tipo de conteúdo e abordagem utilizada, onde, ao mesmo tempo, treina o conteúdo em questão.

Gostou das sugestões? Quer saber mais sobre as tendências do mercado e como colocá-las em prática na sua posição ou vida pessoal? Acompanhe o Nube! Estamos prontos para te atualizar sobre assuntos em alta no meio corporativo, diariamente, pelo blog e nas redes sociais. 

A Feira de Estágios Nube 2023 vem aí! Nos dias 29, 30 e 31 de agosto deste ano, confira milhares de vagas de estágios, conteúdos ao vivo com dicas para o mercado de trabalho, vários sorteios com prêmios imperdíveis, certificado de horas complementares, bolsas de estudo e diversas outras vantagens. Garanta sua inscrição, acesse: www.nube.com.br/feira! O melhor: é gratuito e on-line! Divulgue para seus amigos! Conte sempre conosco!

Porém não espere a data chegar! Siga o @nubevagas no Twitter, Instagram, Threads, Linkedin, TikTok, Youtube e Facebook e não perca nenhuma novidade. Baixe também o aplicativo Nube Vagas disponível para Android ou IOS, deixe seu cadastro sempre atualizado, com o número de telefone e e-mail recentes e ative as notificações, assim, você é avisado em tempo real quando abre uma vaga em seu perfil.

O Nube incentiva a ingressão nas universidades e acredita em seu potencial! 

 
 
 

Seja nosso seguidor no Instagram, Tiktok e Linkedin (@nubevagas) e fique por dentro de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista também nossos vídeos de dicas poderosas para o mercado de trabalho no YouTube. Quer mais? Estamos no X e Facebook com novidades. Esperamos você!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe

Enquete