Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
cuidados-para-a-saude-mental-e-fisica-no-trabalho

Cuidados para a saúde mental e física no trabalho 

Notícia | 01/08/2023

Carolina Amaral

Cada vez mais, fala-se sobre a valorização da saúde mental e a felicidade no ambiente do trabalho. Essa discussão já vinha sendo pauta há alguns anos, mas, com a Covid-19, o tema ganhou protagonismo e vem liderando a pauta dos Recursos Humanos e gestores. Logo, algumas práticas podem fazer toda a diferença nesse cenário e trazer uma aprimoração significativa do meio corporativo. Conheça formas de alavancar positivamente essa situação.

 

Cuide de seus colaboradores com assertividade

Com a pandemia, o escritório invadiu o lar das pessoas, colocando a vida pessoal e profissional em uma mistura complexa. “Independentemente de quais fatores desencadearam ou potencializaram o problema, os RHs e as demais áreas ligadas a gente e gestão, aceleraram as ações para conter os danos observados nas empresas e mesmo fora delas”, expôs o professor Phd da edtech Qualifica Cursos, Rafael Ávila. Deste modo, alguns tópicos passaram a ser adotados como forma de contribuir para a felicidade dos trabalhadores no local laboral.

Nesse sentido, veja algumas dicas de como evitar a exaustão dos time:

  1. Estabelecer canais permanentes de escuta: esse tema não se esgota com ações pontuais. Para estratégias mais assertivas é necessário o diálogo constante com toda a equipe. Assim, é importante os funcionários saberem como existe um canal permanente e confiável para a exposição do relato de seus problemas.
  1. Criar uma jornada contínua de educação e aprendizagem: para tratar esse impasse é preciso o esclarecimento, seja por meio de palestras, workshops e formações centradas. Essa é uma cultura a qual será criada com educação permanente das lideranças e dos subalternos.
  1. Criar benefícios favorecendo esse cuidado integral: recomendação é gerar um portfólio amplo de benefícios a escolha do colaborador, além de determinar alguns programas comuns e obrigatórios a todos. 
  1. Criar e sustentar o ambiente seguro: gerar um ambiente de proteção contra comportamentos tóxicos ou inadequados, como assédio moral e sexual, é imprescindível. A meta é os contratados se sentirem tranquilos na empresa de forma geral e no ambiente do escritório, quando existir. Seguridade se relacona com ergonomia do espaço, garantia dos direitos do trabalhador, remuneração apropriada, além claro, de ausência de discriminação e favorecimento em qualquer circunstância
  1. Garantir direitos: é preciso parar de confundir felicidade com momentos de alegria. O primeiro é ser bem remunerado, não sofrer intolerância, sendo capaz de se expressar como é, com acolhimento nas demandas. Tudo isto cria um lugar de cumplicidade e confiança.

 

Relaxar o corpo traz menos estresse e mais produtividade

O isolamento social transformou a rotina de ofício de grande parte da população. Seguindo essa como uma medida de combate à proliferação do vírus, muitas empresas adotaram o teletrabalho ou o modelo híbrido. Desta forma, os colaboradores acabaram restringindo o ambiente e o expediente aos cômodos de casa. Atualmente, mesmo com o controle da doença, muitas companhias optaram por manter esses moldes. De acordo com pesquisas realizadas pela Microsoft em 2022, isso é adotado por 58% dos trabalhadores no país.

Embora o home office ofereça benefícios significativos à rotina, na maioria das vezes, os espaços utilizados para se atuar são inadequados, afetando de maneira negativa o corpo e a saúde. Conforme estudo realizado, em 2020, pelo FGV Saúde,sintomas como dores no pescoço, nas costas, na cabeça e perda de sono, cresceram em 75%, 58%, 53% e 55%, respectivamente. Desta forma, tem sido cada vez mais necessário adotar práticas de bem-estar, a fim de estimular o organismo durante os intervalos. “A massoterapia, por exemplo, surge como uma alternativa viável, por englobar diversas técnicas terapêuticas, como a Quick Massage, considerada rápida, fácil e efetiva”, comenta Hideo Muraoka, CEO da rede Muraoka Massoterapia.

Além de trabalhar aspectos físicos, também possui forte influência na manutenção do bem-estar mental, pois expande o tórax e a coluna, melhorando a  respiração e reduzindo o estresse do dia a dia. “Por meio disso é possível trabalhar os pontos meridianos, liberando o acúmulo de energia, tonificando os órgãos e enviando estímulos nervosos capazes de liberar o fluxo sanguíneo e de oxigênio em áreas afetadas”, explica o especialista.

Assim, para adquirir o hábito de forma eficiente, é preciso começar com metas alcançáveis. Em um primeiro momento, é recomendado realizar pausas de um minuto, a cada hora, para alongar os joelhos, os braços e a cabeça, e assim, sai do repouso e tranquiliza áreas como o pescoço e a lombar, facilmente sobrecarregadas com o acúmulo de tempo em frente às telas.

Também é indicado evitar atuar na cama ou em lugares pouco confortáveis, investindo em apoios para as costas e os pés. É interessante, ainda, utilizar o horário de almoço para realizar uma caminhada de 10 a 15 minutos pelo bairro. Outra atitude válida é adicionar práticas de automassagem, reduzindo a ansiedade. “O primeiro passo é atentar-se às necessidades do corpo e localizar onde estão acumulados os pontos de tensão, os quais geralmente estão em áreas como o trapézio, a lombar e o pescoço”, esclarece o executivo. Assim, é viável tratar da região, exercendo uma leve pressão sobre o local e observando as respostas. “Sem dúvidas, esses são momentos importantes para entrar em sinergia com o si mesmo e entender como funciona, seja no aspecto físico ou mental”, acrescenta.

De um jeito geral, receber massagem de forma periódica é uma das maneiras mais saudáveis de cuidar da estrutura e do psicológico. Por isso, cada vez mais é essencial as companhias investirem em firmas especializadas para realizar esse atendimento ao grupo. 

 

Gostou do texto? Assista à TV Nube e confira nossas matérias no blog, postadas todos os dias com conteúdos exclusivos. Nos siga também nas redes sociais, estamos presentes no Instagram, Facebook, Twitter, Threads, Linkedin, TikTok e Youtube com posts incríveis. Não se esqueça de baixar o aplicativo Nube Vagas, disponível para Android e iOS. Deixando as notificações ativas e os dados atualizados você não perde nada. 

A Feira de Estágios Nube 2023 vem aí! Nos dias 29, 30 e 31 de agosto deste ano, confira milhares de vagas de estágios, conteúdos ao vivo com dicas para o mercado de trabalho, vários sorteios com prêmios imperdíveis, certificado de horas complementares, bolsas de estudo e diversas outras vantagens. Fique ligado, as inscrições já estão abertas. Clique no link e participe! Conte sempre conosco para trilhar uma jornada de sucesso!

O Nube apoia um espaço de ocupação estruturado e de bem estar!

Estamos no Linkedin com mais dicas e matérias focadas para gestores.

Se você tiver dúvidas sobre a contratação de estagiários e aprendizes, solicite um contato da nossa equipe.

Interessado em aprender mais? O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de gestores, estagiários e aprendizes.

Compartilhe

Enquete