Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
como-melhorar-a-cultura-organizacional-do-negocio

Como melhorar a cultura organizacional do negócio? 

Notícia | 01/08/2023

Laura Pereira

Uma coisa é certa: cada estagiário, aprendiz e efetivo tem qualidades e defeitos únicos, os diferindo tanto no ambiente de trabalho quanto na vida pessoal. Isso também influencia diretamente na estrutura das empresas, distinguindo uma das outras pelos níveis de eficiência, cadeia hierárquica, entre outros pontos. Desse modo, cabe ao líder juntar o melhor dos dois mundos e incentivar bons resultados para os envolvidos. Nesse sentido, a cultura organizacional se mostra fundamental. Sendo assim, saiba mais sobre o assunto! 

Por que a cultura organizacional é tão importante para o sucesso da empresa? 

Segundo Rafael Bueno, founder e CEO (Chief Executive Officer) da TeamCulture, a forma de gerir impacta diretamente no desempenho do time. “Por isso, é pertinente o delineamento do padrão de administração e sua interação com a cultura organizacional. Apesar das complexidades das atitudes, valores e expectativas de cada integrante, todo gestor deve possuir a capacidade de identificar as partes mais influentes e trabalhar em conjunto com elas”, afirmou. 

Além disso, é essencial desenvolver um bom relacionamento entre os colegas, tanto para compreender suas necessidades quanto para buscar soluções adequadas. Assim, deve ser de sua alçada minimizar conflitos e maximizar as performances. Dessa forma, não apenas o funcionário se desenvolve, mas também toda a estruturação. 

Para Bueno, é imprescindível entender a concepção. “Ela pode ser definida como um conjunto de valores, rituais, crenças, hábitos, jargões utilizados dentro da empresa e boas práticas. É também o conceito capaz de definir a forma como se conduz seus negócios e em como se trata os clientes e funcionários”, comentou. 

Em suma, seu objetivo é proporcionar resultados com propósito, ajudando a criar um espaço laboral mais propício e favorável. “Em um comparativo com o ser humano, a cultura organizacional representa, para a instituição, nossos pensamentos, como percebemos, agimos e sentimos”, explicou o CEO da TeamCulture. 

Leia também: aposte no desenvolvimento da cultura organizacional. 

Estatísticas fundamentais para aprimorar a cultura organizacional do negócio 

No primeiro semestre de 2022, a Futuro S/A realizou a pesquisa “Raio-X da Cultura Organizacional” com 222 profissionais de corporações de diferentes tamanhos e segmentos. Veja os insights mais pertinentes: 

1) A cultura organizacional é fundamental: 

Conforme os dados, 88% dos participantes consideram “Cultura” como um dos pilares mais vitais para a estratégia e o sucesso de suas organizações nos próximos anos. Entretanto, não há ações para desenvolver o tema de forma concreta e faltam campanhas para engajar os membros, de acordo com 73% dos entrevistados. 

Veja também: priorize a cultura organizacional do seu negócio! 

2) Inconsistência na comunicação corporativa: 

Apenas 35% dos respondentes consideram uma conciliação entre os pontos falados e os aspectos realmente praticados pelos líderes no dia a dia corporativo. A falta de transparência é um dos principais motivos para o turnover. 

É essencial saber: a importância da cultura organizacional e do propósito. 

3) Falta de clareza nos pontos positivos e negativos:

Para 72% dos votantes, a maioria dos coordenadores e equipes não possuem clareza sobre os elementos responsáveis por bloquear o avanço do negócio. Ainda, 62% não conhecem os insumos para impulsionar os resultados. Ou seja, falta uma comunicação clara para delimitar boas táticas de desenvolvimento. 

Nós recomendamos: invista na cultura organizacional da sua empresa! 

4) É preciso aperfeiçoar a experiência do colaborador: 

É fato: o RH (Recursos Humanos) tem grande impacto nos processos internos voltados aos funcionários de qualquer empreendimento. Suas ações e demandas são fundamentais para escalar comportamentos e, por consequência, a filosofia da marca. Todavia, 69% dos indivíduos consideram a necessidade de aperfeiçoar esses quesitos. Em resumo, se a companhia não faz essa conexão acabam perdendo grandes oportunidades. 

Quer saber mais? Leia: como construir uma forte cultura organizacional?

Como fazer uma mudança na cultura organizacional do meu negócio? 

Agora, você entendeu a relevância de focar nesse conceito e como ele pode ser o ponto chave de virada para melhores resultados. Nesse cenário, Virgilio Marques dos Santos, fundador da FM2S, doutor, mestre e graduado em engenharia mecânica pela Unicamp, listou algumas dicas para auxiliar o capitão em busca de melhorar esse aspecto. “Não dá para mudar a cultura sem respeitar o tempo necessário para tal, assim como duas mulheres não geram um filho em 4,5 meses”, iniciou seu pensamento. 

Assim, observe suas recomendações: 

- Definir a cultura desejada: 

Antes de começar a fazer mudanças, é crucial entender o tipo desejado. “Isso envolve a identificação de valores-chave e normas para serem incentivados e reforçados”, pontuou Santos. 

- Comunicar a visão: 

Comunique essa visão de forma clara e consistente para todos os membros da organização. “As pessoas precisam entender os motivos pelos quais a mudança é necessária e como ela beneficiará a organização, assim como a elas próprias”, indicou o doutor em engenharia mecânica.

- Liderar pelo exemplo: 

Os líderes da organização precisam modelar os atitudes para refletir seus objetivos. Se eles não agirem de acordo com a nova cultura, é improvável ver o resto da organização o fazendo”, ressaltou o fundador da FM2S.

Sendo assim, para sempre ficar por dentro das novidades de sucesso, o Nube é seu aliado! Acompanhe a TV Nube e confira outras matérias no blog, postadas frequentemente para te ajudar a se inserir no mercado. Nos siga também nas redes sociais, estamos presentes no Instagram, Facebook, Twitter (X), LinkedIn, TikTok, Threads e YouTube com posts incríveis. Não se esqueça de baixar o aplicativo Nube Vagas, disponível para Android e iOS. Deixando as notificações ativas você não perde nenhuma oportunidade. O Nube te ajuda a se manter sempre atualizado, te incentiva a mudar e conquistar seus sonhos tão desejados. Aproveite os outros conteúdos da nossa plataforma e até a próxima! 

A Feira de Estágios Nube 2023 está chegando! 

Vale lembrar: a Feira de Estágios Nube 2023 vem aí! Nos dias 29, 30 e 31 de agosto deste ano, confira milhares de vagas de estágios, conteúdos ao vivo com diversas dicas para o mercado de trabalho, vários sorteios com prêmios imperdíveis e muito necessários para o dia a dia, certificado de horas complementares para ajudar na hora de pegar o diploma, bolsas de estudo e várias outras vantagens. Garanta sua inscrição, acesse: www.nube.com.br/feira! O melhor: é gratuito e on-line! Divulgue para seus amigos! Conte sempre conosco!

Estamos no Linkedin com mais dicas e matérias focadas para gestores.

Se você tiver dúvidas sobre a contratação de estagiários e aprendizes, solicite um contato da nossa equipe.

Interessado em aprender mais? O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de gestores, estagiários e aprendizes.

Compartilhe

Enquete