O networking é o termo em inglês usado para se referir à famosa rede de contatos corporativa. Hoje, esse recurso tem sido visto como essencial para o mundo dos negócios. Isso porque comunicar-se e estabelecer conexões significativas com profissionais relevantes pode abrir portas para oportunidades de carreira. Dentre elas, indicar vagas de aprendizagem, estágio ou no regime CLT - Consolidação das Leis Trabalhistas, parcerias estratégicas e auxiliar no crescimento laboral. Então veja, nesta matéria, maneiras de iniciar ou ampliar essa lista. 

A rede de contatos é essencial para uma carreira de sucesso 

Construir uma carreira sólida e de sucesso, de fato, não é uma tarefa fácil. No entanto, ela consegue ser mais simples quando se pode contar com pessoas para auxiliar. Por isso esse recurso se classifica como de grande relevância para os colaboradores. Veja quatro vantagens de quem cria essas relações no meio empresarial: 

Indicações de vagas: desde avisar quando tem uma oportunidade disponível e já compatível com o seu perfil, até mesmo pré apresentar seus requisitos para o recrutador. Isso é, ganhar um voto de confiança a mais para passar pelo processo seletivo. Ao menos nos Estados Unidos, os levantamentos governamentais indicam 85% das recolocações como resultado de uma forte rede de contatos. Além dessa pesquisa, conforme o Linkedin, 70% das pessoas contratadas em uma posição foram apresentadas ao empregador por meio de um intermediário. 

Troca de conhecimento e experiências: nem só de cargos é a pauta do networking. Conhecer alguém da sua área também é essencial para trocar experiências e conhecimentos de algo em comum. Assim, falar de um assunto em alta, um curso, palestra e, até mesmo, receber convites para os eventos do ramo de interesse. 

Estabelecer parcerias estratégicas: ao encontrar pessoas com interesses semelhantes, surge a chance de iniciarem uma contribuição em projetos profissionais. Assim, todos envolvidos conseguem tirar planos do papel com mais facilidade, alcançar os objetivos rapidamente e expandir seus nomes no mercado. 

Construção de uma boa reputação no mercado de trabalho: por meio desse recurso e com a construção de relacionamentos sólidos, você pode ser reconhecido no meio. Estabelecer-se como um profissional confiável, especialista em determinado assunto ou líder em sua área de atuação.

Invista em sua rede de contatos 

Firmar esse vínculo empresarial é diferente da construção de uma amizade cotidiana, no entanto, até elas podem ser um contato em potencial para ampliar os horizontes corporativos. Dentro desse cenário, para encontrar seus futuros parceiros, o uso das redes sociais, como o Linkedin, tende a ser um veículo apropriado e estimado. Além disso, eventos, workshops, palestras e até confraternizações da própria firma, são opções. Agora, para saber como estruturar esse quesito, Mara Leme Martins, PhD e VP BNI Brasil - Business Network International, deixa quatro orientações indispensáveis: 

1. Não vá direto para o modo de vendas: as pessoas tentam pular a visibilidade e a credibilidade para chegar ao momento da lucratividade com mais rapidez. Isso acontece a todo momento, principalmente nas redes sociais. As pessoas se conectam e no dia seguinte estão vendendo seus produtos e serviços.

Na realidade, isso são apenas vendas e não networking. É preciso ter uma conexão verdadeira ou ajudar alguém antes de pedir algo. Os indivíduos costumam dizer como perguntar nunca é demais, mas estão erradas. Pode doer e as coisas podem dar errado se você questionar muito cedo.

2. Leve em consideração o “efeito borboleta”: quando falamos em efeito borboleta, é algo simples e fácil de se entender. Você não sabe quem as pessoas conhecem, então apenas entre em contato com alguém para construir uma relação. É preciso ter um ponto de partida para conhecer as pessoas. Ao entrosar com alguém em uma reunião ou evento, ela pode te indicar para outras personalidade e, dessa forma, você vai construir laços sem saber onde isso pode te levar, mas, ao mesmo tempo,  mudando a vida dos seus negócios.

3. Fale com as pessoas: quando se trata dessa ferramenta, é importante falar com os demais a sua volta e pensar em maneiras criativas de construir a sua ideia. Dedique-se às amizades já feitas. Estenda a mão e pergunte se elas estão bem, se há algo para ajudá-las. A correria do dia a dia nos faz acreditar não haver prazo para fazer essa troca, mas na realidade sempre tem. Não é tarde demais para começar a construir sua rede agora. 

4. Lei da Reciprocidade: é essencial manter a visão sobre como a confiança colaborativa é a moeda mais valiosa nos negócios, nos relacionamentos e na vida. O marketing de referência e indicações nunca foram tão importantes quanto nos dias de hoje. Em um cenário onde as empresas precisam conquistar novos clientes, presencial ou remotamente, para não colocar em risco a sua operação.

Os empreendedores precisam aprender os benefícios da filosofia “Givers Gain”, ou seja, “se eu lhe ajudar indicando empreendimentos, você vai se interessar em me auxiliar também”. É a Lei da Reciprocidade em ação no mundo dos acordos. 

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