Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
como-aprimorar-minha-lideranca

Como aprimorar minha liderança? 

Notícia | 19/07/2023

Laura Pereira

Independentemente do porte ou segmento, toda empresa com desejo de crescer e ser referência precisa de um bom profissional à frente. Afinal, uma gestão de excelência inspira as equipes a sempre entregar o melhor, superando os resultados esperados. Para isso, é imprescindível buscar desenvolver constantemente a liderança. Nesse sentido, descubra dicas para aprimorar essa habilidade e seja destaque! 

Qual a importância de sempre desenvolver minha liderança? 

Em geral, de nada adianta turbinar os produtos vendidos se o time não está engajado e bem orientado. Dessa forma, dificilmente chegará qualidade até o público final, prejudicando toda a operação e a performance do negócio. 

Uma pesquisa do Nube perguntou: “o que mais desmotiva uma equipe?”. Como resposta, 37% dos entrevistados disseram ser mentiras e desrespeito, para 26% é a falta de comunicação. Por fim, 22% relataram ser os problemas de relacionamento entre os colegas e 12% a competitividade e falta de confiança. 

Para corroborar, o Nube apresentou uma série de situações e perguntou qual é a mais desmotivante. De acordo com 56% é nunca ser reconhecido pelo próprio trabalho, 14% ser contratado para uma tarefa e atuar em outra, 12% fazer as mesmas atividades de alguém com um salário maior, 8% acumular funções de outras pessoas e 7% realizar demandas diferentes da formação. 

Portanto, grande parte desses pontos listados podem ser aperfeiçoados por intermédio de um líder equilibrado e atencioso. Afinal, um de seus deveres é estar presente e buscar soluções para despertar o melhor em cada um, observando seus pontos fortes e fracos. 

Consoante à Shirley Fernandes, sócia-diretora da N1 IT, isso é um grande diferencial.  “Quando um líder percebe o poder da escuta e se doutrina a fazer isso mais, entrar no detalhe do dia a dia, permite-se à fazer perguntas abertas e esperar as respostas, escutando e analisando, conseguirá elaborar melhor as suas estratégias”, pontuou.

Desse modo, é fundamental sempre buscar evoluir essa caracteristica. “Escutar não é fácil, é um exercício diário e contínuo. Falo por mim mesma. Tenho muitos anos na liderança e sempre me pego no lugar da fala e permito-me entrar no outro espaço oportunamente”, complementa Shirley. 

Assista o Conexão Ilimitada, da TV Nube: quais são as tendências para a liderança?

Como desenvolver minha habilidade de liderança? 

Para ajudar os profissionais com vontade de turbinar essa competência, Tatiana Romero, diretora de Recursos Humanos da Ticket, listou alguns passos essenciais para serem seguidos. Confira: 

Infográfico com sete dicas para desenvolver a liderança

1) Seja exemplo

“A liderança é observada por todas as pessoas, por isso precisa ser exemplo em atitudes, postura e forma de agir”, comentou. Ao ter uma conduta correta e ética, sua imagem se torna o ideal para criar um relacionamento de confiança e respeito. Além disso, a equipe se sentirá muito mais motivada ao ver o superior trabalhando duro e vestindo a camisa da empresa.

2) Ofereça feedbacks constantes

Para o time trabalhar em sintonia e se desenvolver continuamente, é preciso ser orientado e ter retornos periódicos. “A gestão de pessoas oferece uma visão ampla e completa, permitindo avaliar as situações com outros olhos, podendo indicar suas fortalezas, pontos para serem aperfeiçoados e como isso deve ser feito. Por outro lado, o feedback também deve ser realizado para comunicar os progressos e bons resultados”, aconselhou Tatiana. 

3) Conheça a equipe

Para conseguir criar um ambiente agradável e um bom relacionamento com todos, é muito importante conhecer individualmente cada indivíduo. Um capitão inspirador não apenas busca rendimento, mas está empenhado em ajudar seus cooperadores a se desenvolverem e alcançarem seus objetivos.

4) Valorize os profissionais

Quem tem essa aptidão bem desenvolvida sabe identificar e aproveitar os diferentes perfis das pessoas para trabalhar em prol do crescimento individual e coletivo. Assim, é essencial valorizar as qualificações de cada um, principalmente aquelas de destaque, enquanto se orienta maneiras de fortalecer os pontos de melhoria.

5) Proporcione um senso de lealdade

Uma boa liderança não tem medo de formar sua sucessão, não se sentindo ameaçada com a evolução da sua equipe, pois sabe como há espaço para todos”, afirmou Tatiana. Ao construir relações leais, todos trabalharão pelos mesmos objetivos, o ambiente ficará mais leve e colaborativo. 

6) Desenvolva uma boa comunicação

Um bom gestor tem uma comunicação assertiva, capaz de alinhar as expectativas e apontar os caminhos mais favoráveis, além de valorizar as conquistas. Essa postura reforça o relacionamento de confiança, trazendo inúmeros benefícios para todos os envolvidos.

Leia também: a liderança atrelada a diversidade e educação. 

7) Admita erros

Todo mundo erra e nem o mais alto escalão está imune a isso, mesmo com as melhores intenções ou experiência. Reconhecer suas falhas e buscar corrigi-las tornará a liderança mais motivadora. A maneira como a supervisão trata seus erros diz muito sobre a forma como lidará com os lapsos dos subordinados. 

Curtiu o assunto e quer saber mais? Veja: descubra dicas para ser um bom líder. 

Sendo assim, para sempre ficar por dentro das novidades de sucesso, o Nube é seu aliado! Acompanhe a TV Nube e confira outras matérias no blog, postadas frequentemente para te ajudar a se inserir no mercado. Nos siga também nas redes sociais, estamos presentes no Instagram, Facebook, Twitter, LinkedIn, TikTok e YouTube com posts incríveis. Não se esqueça de baixar o aplicativo Nube Vagas, disponível para Android e iOS. Deixando as notificações ativas você não perde nenhuma oportunidade. O Nube te ajuda a se manter sempre atualizado, te incentiva a mudar e conquistar o sucesso tão desejado. Aproveite os outros conteúdos da nossa plataforma e até a próxima! 

A Feira de Estágios Nube 2023 está chegando! 

Vale lembrar: a Feira de Estágios Nube 2023 vem aí! Nos dias 29, 30 e 31 de agosto deste ano, confira milhares de vagas de estágios, conteúdos ao vivo com diversas dicas para o mercado de trabalho, vários sorteios com prêmios imperdíveis e muito necessários para o dia a dia, certificado de horas complementares para ajudar na hora de pegar o diploma, bolsas de estudo e várias outras vantagens. Garanta sua inscrição, acesse: www.nube.com.br/feira! O melhor: é gratuito e on-line! Divulgue para seus amigos! Conte sempre conosco!

Estamos no Linkedin com mais dicas e matérias focadas para gestores.

Se você tiver dúvidas sobre a contratação de estagiários e aprendizes, solicite um contato da nossa equipe.

Interessado em aprender mais? O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de gestores, estagiários e aprendizes.

Compartilhe

Enquete