Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
a-diversidade-promove-o-employer-branding

A diversidade promove o employer branding! 

Notícia | 18/07/2023

Ana Clara Lima

Atualmente, a diversidade é cada vez mais reconhecida como um fator essencial para o sucesso de uma empresa. Além de ser uma questão de justiça e igualdade, ela também desempenha um papel crucial no desenvolvimento de uma marca empregadora forte, conhecida como employer branding. Sendo assim, compreenda como a promoção da inclusão dentro das organizações não apenas contribui para a construção de uma imagem positiva, mas também atrai e retém talentos de alto nível.

A diversificação é a demanda da vez!

O conceito engloba uma ampla gama de características, como gênero, raça, etnia, idade, orientação sexual, habilidades, experiências e origens culturais. Ao adotar uma conduta inclusiva e acolhedora, as entidades podem criar um ambiente de trabalho onde todos os funcionários sintam-se valorizados e respeitados. Isso traz perspectivas únicas e variados pontos de vista, estimulando a inovação, a criatividade e a resolução de problemas de maneiras mais abrangentes.

Como nunca, as campanhas voltadas para esse tema estão em alta, mostrando justamente como as pautas sociais impactam diretamente o mundo corporativo. “Os benefícios de ter uma força de trabalho diversificada são vastos. Em primeiro lugar, promove-se uma gama ampla de perspectivas e experiências, podendo levar a soluções inovadoras e criativas para os desafios do negócio. Além disso, pode melhorar a capacidade da empresa de entender e atender um público mais abrangente, tendo em vista como diferentes grupos podem trazer insights valiosos sobre diferentes mercados e consumidores”, comenta Rica Mello, gestor de pessoas. 

Nos últimos anos, as dinâmicas laborais passaram por intensas mudanças. Isso porque os indivíduos passaram a valorizar o equilíbrio entre esfera pessoal e profissional. Logo, os aspirantes a novas oportunidades estão aumentando as exigências quanto à compatibilidade de valores com uma empregadora, afinal de contas, a qualidade de vida deles está em jogo ao assinar um contrato. 

Fica nítido, portanto, como as pessoas querem atuar em um escritório onde sentem-se valorizadas e respeitadas independentemente de suas particularidades. Com isso, o estabelecimento passa a ser visto como mais progressista e alinhado com a justiça social. “As políticas podem ajudar a empresa a se destacar no mercado e a aumentar sua reputação ao demonstrar seu compromisso com a igualdade e a justiça social. A diversificação também pode levar a uma maior inovação e a uma melhor compreensão do mercado, podendo proporcionar vantagens competitivas”, reforça Mello. 

Os processos seletivos precisam de um olhar mais plural!

De acordo com pesquisa drealizada pelo Reclame Aqui, com 22 mil usuários, mais de 93% dos consumidores deixam de comprar com um estabelecimento envolvido em alguma polêmica, como corrupção, trabalho análogo à escravidão, testes com animais, etc. Logo, percebe-se como é cada vez mais comum os clientes buscarem marcas com as quais possuem alinhamento de valores e propósitos para fidelizá-los. 

Nessa conjuntura, é interessante as instituições fazerem um bom uso das ferramentas comunicativas disponíveis na era da tecnologia. “Em um mundo hiperconectado 24/7 e com multicanais, nossas lutas como pessoas e profissionais precisam ser diárias, assim como a adoção de causas e da pluralidade por parte das empresas. É essencial as companhias compreenderem o real motivo pelo qual estão se posicionando e avaliarem se isso está de acordo com seus valores e propósitos como marca”, comenta Simone Cyrineu, CEO e fundadora da Thanks for Sharing. 

Nessas horas, o investimento em uma cultura organizacional organizacional receptiva e acolhedora torna-se uma grande aliada na motivação do time. Afinal, o senso de pertencimento é um grande estimulador de bons relacionamentos e, principalmente, da produtividade. A partir de uma seleção compatível com o perfil empresarial, é possível contar com um grupo engajado e colaborativo em prol de melhores resultados. 

Além disso, o RH deve seguir essa tendência global de inclusão. Com a tecnologia, esse segmento tem assumido um papel estratégico na formação de equipes, sendo fundamental um olhar mais plural nos processos seletivos. “Isso deveria ser o padrão e não uma bandeira. Contudo, infelizmente essa ainda não é a realidade e precisamos conscientizar a respeito disso para cada vez mais as empresas trabalharem com profissionais de  contextos sociais diferentes entre si”, complementa Simone. 

Apostar na inclusão fortalece a marca!

Torna-se evidente, portanto, como a diversidade dentro das organizações não apenas é uma questão de justiça social, mas também uma estratégia primordial para a construção de um employer branding forte e atraente. Nessa jornada, é interessante implementar mecanismos de responsabilização e denúncia em vigor para lidar com incidentes de discriminação ou assédio. Ao criar um espaço respeitoso, as firmas podem atrair talentos variados, aumentar a retenção e impulsionar os rendimentos até mesmo em tempos de turnover

Em um cenário de intensa conectividade, é indispensável atentar-se às novas dinâmicas corporativas. Logo, a presença digital possui uma função importantíssima no direcionamento dos negócios. “A promoção de oportunidades iguais de avanço e desenvolvimento profissional para todos os funcionários, independentemente de sua origem ou identidade, é uma prática eficaz”, finaliza o gestor de pessoas. 

Por fim, o Nube oferta posições de aprendizagem e estágio. Se interessou? É possível filtrar vagas no seu perfil. Na nossa plataforma você fica por dentro dos processos seletivos dos nossos clientes. Diariamente disponibilizamos conteúdos para estudantes e profissionais em nosso blog e redes sociais. Não deixe de conferir!

O nosso foco é ajudar você a conquistar uma carreira de sucesso! Não se esqueça de baixar o aplicativo Nube Vagas para receber todas as notificações. Faça já o seu cadastro e deixe sempre atualizado o seu celular e e-mail para receber o nosso contato!

A Feira de Estágios Nube 2023 vem aí! Nos dias 29, 30 e 31 de agosto deste ano, confira milhares de vagas de estágios, conteúdos ao vivo com dicas para o mercado de trabalho, vários sorteios com prêmios imperdíveis, certificado de horas complementares, bolsas de estudo e diversas outras vantagens. Garanta sua inscrição, acesse: www.nube.com.br/feira! O melhor: é gratuito e on-line! Divulgue para seus amigos! Conte sempre conosco!

O Nube acredita nos incontáveis benefícios da diversidade!

Seja nosso seguidor no Instagram, Tiktok e Linkedin (@nubevagas) e fique por dentro de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista também nossos vídeos de dicas poderosas para o mercado de trabalho no YouTube. Quer mais? Estamos no X e Facebook com novidades. Esperamos você!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe

Enquete