Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
a-tendencia-crescente-do-uso-de-pix

A tendência crescente do uso de PIX 

Notícia | 13/07/2023

Carolina Amaral

Com a economia incerta, devido a últimos ocorridos relevantes na história da humanidade, como conflitos entre Estados e uma pandemia global, os consumidores estão pesquisando mais e gastando menos. Isso demonstra maior planejamento e consciência por parte da sociedade, mas chama a atenção para um nome fenômeno: o destaque do PIX como plataforma de transação em vendas. São diversos os benefícios dessa opção para quem está comprando e você conhecerá um pouco mais sobre elas agora!

 

O avanço do meio de instantâneo de pagamento

Definitivamente, a ferramenta caiu no gosto dos brasileiros e já se tornou o principal instrumento usado pelos consumidores. Em 2022, o sistema instantâneo atingiu o patamar de 29% de todas as transações registradas no período, segundo o Banco Central. Em 2021, representou 16% dessas operações. Com esse resultado, superou o cartão de crédito, o qual foi responsável por 20% dos pagamentos no ano passado, e o débito, antes considerada a modalidade preferida, porém, caiu para o terceiro lugar, com 19% das atividades.

Com início em novembro de 2020, esse serviço entrou em funcionamento dentro da agenda do Banco Central para aumentar a digitalização das ações financeiras no Brasil. Outro intuito foi aumentar o índice de bancarização. Na avaliação da instituição, o crescimento expressivo do uso reduziu a participação dos demais meios na quantidade total de movimentações.

 

O cliente precisa ser ouvido e ter seus desejos atendidos

De acordo com o CX Trends 2023, realizado pela Octadesk, a experiência oferecida pelas empresas pode impactar diretamente na retenção e no crescimento dos negócios. O levantamento foi conduzido pelo Opinion Box por meio de uma pesquisa na Internet em janeiro de 2023. Com 2.166 participantes acima de 16 anos de todo o Brasil e de todas as classes sociais, chegou-se à conclusão de 66% dos entrevistados com pretensão de usar o PIX no período passado. Neste ano, o estudo, com mais de dois mil consumidores on-line de todo o país, descobriu como o sucesso da opção digital e gratuita é ainda mais evidente: 3 em cada 4 consumidores já utilizaram esse método.

A análise ainda mostra uma desistência vinda de 31% dos consumidores quando foram finalizar uma compra e as alternativas de saldo oferecidas não atendiam suas expectativas. “O cliente está nos contando seus desejos. A partir dessas informações, é preciso se destacar, não apenas no produto comercializado, mas também na hora do pagamento”, analisa Rodrigo Ricco, CEO da Octadesk. Quando questionados quais seriam as ações adotadas por companhias nacionais para aprimorar a vivência virtual, 35% afirmaram se interessar por descontos quando o abono ocorrer via PIX ou WhatsApp. 

Nesse sentido, é essencial um estabelecimento se atentar aos fatores levando as pessoas a se tornarem fiéis à corporação. “Além da qualidade do produto, promoções e atendimento rápido, 45% dos fregueses contaram como as formas de finalização oferecidas são essenciais para uma recompra. Ou seja, ampliar as possibilidades pode ser uma excelente maneira de atrair mais público para o seu negócio”, finaliza Ricco.

 

A tendências dos bancos virtuais

O trabalho do Banco Central para ampliar o acesso das pessoas aos serviços da entidade e a facilidade de garantir a abertura de uma conta sem ir a uma agência fizeram as fintechs caírem no agrado dos brasileiros. Devido a esses fatores, as referidas organizações já são as top um por 45,5% dos trabalhadores, de acordo com a quinta edição do Ranking de Onboarding, realizado pela plataforma de verificação de identidade idwall. Só em 2022, o total de correntistas nessa modalidade passaram de 1 bilhão.

A pesquisa foi feita com mais de dois mil frequentadores de 23 instituições responsáveis por verba. A proporção de usuários com os dois tipos de conta chegou a 72,8%. Outro dado interessante é o fato de o número de faturas por pessoa ter passado de 3,5 em 2020 para 5,2 no ano passado. Isso faz do Brasil um dos países mais ligados ao setor e com a maior digitalização do mundo nesse sentido. “A gente passou por um período muito longo de baixa bancarização da população brasileira. Sabendo disso, o Banco Central promoveu uma flexibilização da regulamentação para permitir aos serviços atingirem um percentual maior de sujeitos”, avalia Marcelo Godke, advogado especializado em direito bancário.

Outro ponto importante apontado é a questão do jovem utilizar mais o celular no seu dia a dia. Isso influencia na preferência do público com essa faixa etária, segundo o advogado. “Então, já existe uma tendência para esse pessoal abrir uma conta em uma fintech por ser uma instituição mais dinâmica e falando a sua linguagem”, explica.

De fato, a facilidade oferecida por essas firmas é considerável, tendo em vista uma diminuição significativa das burocracias envolvidas nesse tipo de processo. Em relação à concorrência entre as duas modalidades, Godke afirma haver um sentimento de ameaça pelos métodos convencionais. “Os grandes bancos não gostam muito disso porque reduz a receita nas transações”, afirma o especialista.

No geral, é uma certeza o fato desses empreendimentos seguirem crescendo e chamando a atenção de cada vez mais novos membros. Novamente, é a tecnologia se mostrando auxiliadora de uma qualidade de vida superior para os seres humanos.

 

Gostou das indicações? O Nube publica todos os finais de semana, em seu blog, matérias com dicas também de cursos, livros e exposições, confira em nosso site e aproveite! Não se esqueça de nos acompanhar nas redes sociais, estamos presentes no Instagram, Facebook, Twitter, Linkedin, TikTok e Youtube com conteúdos exclusivos e incríveis sobre o mercado de trabalho e oportunidades. No mais, baixe o app Nube Vagas, disponível para Android e iOS para ficar por dentro de tudo. Lembre-se de manter seus dados atualizados, como e-mail e telefone para não perder nada! 

A Feira de Estágios Nube 2023 vem aí! Nos dias 29, 30 e 31 de agosto deste ano, confira milhares de vagas de estágios, conteúdos ao vivo com dicas para o mercado de trabalho, vários sorteios com prêmios imperdíveis, certificado de horas complementares, bolsas de estudo e diversas outras vantagens. Fique ligado, as inscrições já estão abertas! Clique no link e participe! Conte sempre conosco!

O Nube te ajuda a alcançar o sucesso do seu negócio pensando nas atualizações do mercado!

Seja nosso seguidor no Instagram, Tiktok e Linkedin (@nubevagas) e fique por dentro de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista também nossos vídeos de dicas poderosas para o mercado de trabalho no YouTube. Quer mais? Estamos no X e Facebook com novidades. Esperamos você!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe

Enquete