Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
renda-nos-estudos-mesmo-fora-da-sala-de-aula

Renda nos estudos mesmo fora da sala de aula! 

Notícia | 11/07/2023

Carolina Amaral

Assim como, para alguns profissionais atuar em home office é uma desafio para a concentração, o mesmo problema cerca estudante em regime EaD. Se desvencilhar de práticas como o adiamento de tarefas e se desligar do mundo externo para focar nos livros pode não ser algo fácil, tendo em vista a necessidade de  esforço por um resultado o qual só é perceptível a longo prazo. Logo, para ter sucesso nessa trajetória, é imprescindível adquirir estratégias de produtividade. Aprenda algumas delas agora e se dê bem nos vestibulares!

 

O papel das instituições de ensino nessa jornada

Segundo o levantamento Education at Glance, elaborado pela Organização de Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), publicado no final de 2021, apenas 21% dos jovens brasileiros, entre 25 e 34 anos, concluíram o Ensino Superior. O levantamento ainda mostra como essa é a média mais baixa entre os países analisados na América Latina. Apesar de o Brasil possuir a menor taxa, o país apresentou melhora nos últimos 10 anos. Em 2011, o número de nacionalistas nessa faixa etária com diploma de graduação era de 18%.

A preparação para essa fase da vida inclui muito estudo, disciplina, foco e esforço, além da necessidade de seguir algumas dicas importantes para passar nas provas.Todavia, mesmo o caminho sendo traçado pelo jovem, é papel da instituição dar todo o suporte pedagógico necessário. “Se tornar o ensino on-line reduz custos, o serviço pode ser aprimorado em compensação. É necessário os alunos possuírem um acompanhamento de um mentor ou pedagogo para guiá-lo nesse processo”, explica Lorenzo Tessari, COO da Gama Pré-Vestibular.

Nesse sentido, existem diversas maneiras de se fazer presente de forma positiva, uma delas é aplicar metodologias ativas, envolvendo os discentes para se sentirem engajados. “Hoje já existem inúmeras plataformas trabalhando dessa forma e podem ser acopladas ao modelo de aprendizagem da escola. De qualquer maneira, o estudante precisa entender o conteúdo a ser transmitido na semana, alinhar com seu objetivo final, seja aprovação em um vestibular/concurso ou passar de ano na escola/faculdade”, finaliza o executivo.

 

Dicas para construir uma rotina alinhada às lições

Uma dica frequente e significativa é montar o plano de matérias antes da semana iniciar, na anterior ou no sábado e domingo prévios. A razão disso é pela preparação e planejamento antecipados. Estabelecer um tempo para o aprendizado, sem contar com os momentos de aula, atividades extra-curriculares e cuidados pessoais também é crucial. 

Toda essa organização vem com uma finalidade: a formação do hábito, pois, após virar parte da rotina, tudo fica mais tranquilo de ser realizado. Por isso, o plano deve ser evoluído gradualmente. tendo isso em vista, veja quatro dicas do Gama Pré-Vestibular:

  • Reduza o tamanho das tarefas: fragmentar as atividades em pequenos pedaços ajuda na conclusão de forma eficaz e otimizada.
  • Estabeleça metas palpáveis e claras no plano de demandas: quanto mais específico for o objetivo, fica fácil cumprí-lo. 
  • Mantenha um espaço na agenda para imprevistos: é importante manter um momento ao final da semana para cumprir os possíveis atrasos durante os dias úteis. 
  • Encontre um local adequado para as tarefas: o espaço interfere tanto na procrastinação quanto na manutenção do foco. 

 

Vestibulando: trace o seu caminho!

Dentre as diversas ações a serem realizadas pelos pré universitários,  o primeiro passo é uma pesquisa aprofundada sobre as faculdades as quais gostaria de entrar.  “Cada lugar  possui características específicas, permitindo variações nas exigências e também no estilo das perguntas de cada disciplina. Outro passo relevante é se informar sobre as edições anteriores da avaliação desejada para treinar a resolução das questões”, explica Patrick Oliveira de Lima, coordenador do Ensino Médio do Colégio Marista Arquidiocesano.

Além disso, é essencial ter em vista como é imprescindível e inegociável encarar os livros, anotações e cadernos, ter disciplina e não se distrair por qualquer coisa, pois isso faz parte do cotidiano de todo vestibulando. “Porém, é preciso saber a hora de parar, respirar e desconectar. O lazer nessa fase é primordial”, reforça o professor. 

Nesse cenário, a preparação antes dessa fase de tensão faz toda a diferença. O ensino médio, por exemplo, se apresenta como uma etapa de bastante impacto, seja pelo término da formação da educação básica, pela escolha da carreira ou, até mesmo, pelo contato com grandes provas, nacionais e internacionais. Inclusive, pensando nos tão temidos testes, Lima dá cinco dicas se sair bem: 

  • Perceba a utilidade das disciplinas: quando se enxerga sentido naquilo, tudo fica mais prazeroso.
  • Aprofunde a sabedoria: procure mais a respeito das matérias alvo. 
  • Treine: se informe sobre as várias edições anteriores dos vestibulares e faça o máximo delas possível para praticar. Após finalizar, analise em quais pontos houve dificuldades e mire neles.
  • Não desanime: todo o esforço será recompensado mais adiante com a aprovação. Pense na alegria do seu nome da lista de selecionados e persista na luta. 
  • Mantenha a calma: faça tudo de forma tranquila. No dia, relaxe e tenha em mente como outras oportunidades virão. Se não der dessa vez, uma hora dará, talvez até na próxima.

Assim, os sonhos estarão mais perto da realidade e o alívio de ter conseguido também. Siga essas indicações, coloque-as em prática e obtenha o sucesso!

 

Gostou das indicações? O Nube publica todos os finais de semana, em seu blog, matérias com dicas também de cursos, livros e exposições, confira em nosso site e aproveite! Não se esqueça de nos acompanhar nas redes sociais, estamos presentes no Instagram, Facebook, Twitter, Linkedin, TikTok e Youtube com conteúdos exclusivos e incríveis sobre o mercado de trabalho e oportunidades. No mais, baixe o app Nube Vagas, disponível para Android e iOS para ficar por dentro de tudo. Lembre-se de manter seus dados atualizados, como e-mail e telefone para não perder nada! 

A Feira de Estágios Nube 2023 vem aí! Nos dias 29, 30 e 31 de agosto deste ano, confira milhares de vagas de estágios, conteúdos ao vivo com dicas para o mercado de trabalho, vários sorteios com prêmios imperdíveis, certificado de horas complementares, bolsas de estudo e diversas outras vantagens. Fique ligado, as inscrições já estão abertas! Clique no link e participe! Conte sempre conosco!

O Nube te ajuda a alcançar o êxito e propósitos de vida!

Seja nosso seguidor no Instagram, Tiktok e Linkedin (@nubevagas) e fique por dentro de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista também nossos vídeos de dicas poderosas para o mercado de trabalho no YouTube. Quer mais? Estamos no X e Facebook com novidades. Esperamos você!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe

Enquete