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Como lidar com um mau gestor?  

Notícia | 11/07/2023

Laura Pereira

Em geral, a cadeia hierárquica é um grande sinal de como a corporação se mantém. Porém, muitos estagiários, aprendizes e efetivos relatam sentir frustração ao ver seu desempenho piorar por conta de más condutas provenientes do alto patamar. Conforme uma pesquisa do Nube, 67% dos 16.951 respondentes consideram um bom líder quem consegue motivar sua equipe. Nesse cenário, como lidar com um mau gestor? Descubra agora! 

Como caracterizar um bom líder? 

Ainda segundo o levantamento do Nube, para 14% o coordenador é responsável por tomar as melhores decisões, enquanto 9% ressaltam a necessidade de ter paciência para conversar com outras pessoas. Por fim, 8% comentam o quanto ser ágil na resolução de problemas é um diferencial. 

Para corroborar, outro estudo do Nube perguntou: “qual tipo de líder você reprova”, para 7.471 entrevistados. Desse número, 56% criticam aquele distante, quase nunca presente. Já 20% pontuam quem não reconhece suas próprias conquistas, 17% dizem ser proibitivo e tradicionalista como pontos negativos e 5% negam quem seja imparcial. 

Sendo assim, percebemos como existem diversos pontos de vista e nem sempre é possível agradar a todos da equipe. Porém, quando se está insatisfeito com a performance do superior, qual a melhor maneira de conduzir sem gerar atrito? 

Fique por dentro: você conhece os tipos de liderança?

Como lidar com a insatisfação perante o coordenador? 

Para Uranio Bonoldi, especialista em negócios e pós graduado em administração pela FGV- SP (Faculdade Getúlio Vargas de São Paulo), é fundamental os colaboradores comunicarem suas insatisfações para evitar ficar desestimulado por conta disso.  “É preciso um pouco de tato, observando situações apropriadas para então apontar as melhorias desejadas. Porém, as suas colocações não podem ser vagas, um mero ‘não concordo’. Apresente alternativas, dê suas ideias e argumente os motivos”, comentou.

De acordo com o autor de “Decisões de alto impacto: como decidir com mais consciência e segurança na carreira e nos negócios”, é comum ter receio quando algo incomoda. “Discordar de um gestor pode ser lido por alguns como sinal de insubordinação. Contudo, acredito em como pode ser sinal de profissionalismo, o desejo de fazer a diferença na empresa e contribuir. Afinal, um funcionário de qualidade não pode ser contratado apenas para acatar ordens, ele tem o direito de refletir sobre suas designações e propor alternativas”, afirmou Bonoldi. 

Dessa forma, quando o cooperador acredita em uma solução aprimorada, deve opinar para melhorar a cadeia de produção da entidade. Todavia, caso haja resistência e as más decisões continuem a atrapalhar o desempenho das atividades, é preciso buscar uma interação mais aberta com o sujeito em questão. “Isso pode gerar muita insegurança, por isso não é surpreendente como muitas pessoas evitem essa etapa”, destacou. 

Afinal, se é para o bem comum, as chances de agregar são maiores. “Entretanto, às vezes precisamos não ter medo do conflito. Esse tipo de situação pode abrir portas para importantes mudanças, desde feita de forma honesta e respeitosa”, Bonoldi pontua. Porém, se o problema persistir, talvez seja ideal considerar pesquisar uma nova chance corporativa para permitir seu desenvolvimento pessoal. 

Em geral, esse tipo de situação mostra um grande gap na cultura organizacional. “Isso mostra como o profissional e o gestor estão desalinhados: têm objetivos ou formas de trabalhar muito destoantes, se torna difícil de sustentar no longo prazo. As necessidades podem fazer o colaborador aceitar trabalhar em condições insatisfatórias, mas frequentemente há um prazo de validade para isso. Se ele não sair da ocupação, poderá ser desligado em algum momento. Então, é melhor tomar a responsabilidade para si, se programar e buscar oportunidades melhores em outras instituições”, finalizou Bonoldi. 

Nós recomendamos: inspire com um perfil ativo de liderança. 

A capacidade de se comunicar e influenciar são os maiores desafios das lideranças 

De acordo com dados divulgados em 2021 pela Gallup, o mau relacionamento com os gestores é o principal motivo para 75% das pessoas deixarem seus empregos. Estatísticas como essa são comuns e mostram a necessidade latente dos superiores assumir mais conhecimentos para desenvolver uma gestão humanizada. Contudo, como engajar, principalmente de forma remota? 

Para investigar esse assunto, a Conquer realizou um levantamento com 300 alunos, em diferentes posições no ambiente laboral, perguntando os maiores desafios dos coordenadores e no ranking apareceu “se comunicar bem” e “influenciar suas equipes”.  "Quem está pensando em tornar-se ou já está em cargo de liderança precisa investir constantemente em treinamentos e no autodesenvolvimento, endereçar realmente esforços para ser capaz de motivar times, orientados a trazer os melhores resultados", aponta o cofundador da Conquer, Josef Rubin. 

Conforme o especialista, essa skill é imprescindível para o mundo dos negócios. “As características de um bom líder são empatia, respeito, vontade de ensinar e aprender e facilidade de comunicação. Porém, é importante destacar: esses atributos podem ser desenvolvidos ou aprimorados com qualificações. Afinal, é algo a ser constantemente melhorado”, concluiu Rubin. 

Leia também: descubra dicas para ser um bom líder. 

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