Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
use-o-recesso-para-dar-um-gas-nos-estudos

Use o recesso para dar um gás nos estudos  

Notícia | 05/07/2023

Larissa Almeida

Hoje, no dia cinco de junho, iniciam as inscrições para o Enem - Exame Nacional do Ensino Médio, de 2023. A prova é o ponto de partida de muitos indivíduos para ingressar em um curso superior.  Afinal, a universidade é um item importante para a construção de uma carreira promissora e faz toda a diferença no instante de conquistar uma vaga de aprendizagem, estágio ou efetivo. Para quem se prepara desde o começo do ano, o início do segundo semestre pode ser ideal para dar um gás, aos aspirantes ainda despreparados, a hora de começar a estudar é agora. Então veja, nesta matéria, dicas essenciais para tornar a rotina de estudo mais proveitosa. 

Todos tem o seu próprio tempo! 

Principalmente para quem está no ensino médio é quase impossível escapar do assunto Enem. Existe, de fato, uma pressão acima desse instante. Isso porque ele oferece vantagens para quem busca entrar na faculdade. No entanto, precisamos lembrar como cada pessoa tem um jeito e tempo para se desenvolver. Por isso, se essa não for a sua vontade atual, também está tudo bem, existem outras alternativas para fazer ao acabar a escola. 

Entenda mais sobre a prova e anote tudo

O teste acontece desde 1998, sim há 25 anos. Esse instante é considerado como de extrema relevância para os “vestibulandos”, pois é uma das principais formas de alcançar a carreira dos sonhos e entrar em uma universidade. Em suma, ele é dividido em dois dias. O primeiro trata da redação, ciências humanas, linguagens e códigos, com 90 questões no total. O segundo, também aplica 90 perguntas sobre ciências da natureza e suas tecnologias e matemática e as suas tecnologias.

Para este ano, todas as datas já estão definidas! O prazo de solicitar a isenção da taxa cobrada no instante de se inscrever, infelizmente, já acabou. Porém, para não perder mais nenhuma data, fique atento aqui: os cadastros começam dia cinco de junho e vão apenas até 16 desse mesmo mês! A aplicação da prova acontecerá por dois domingos, cinco e 12 de novembro. Após a execução, a divulgação do gabarito oficial sai em 24 de novembro e, por fim, o resultado, apenas, seis de janeiro de 2024.

Confira as vantagens de quem executa essa avaliação

Tanto para as instituições educacionais do Brasil, quanto para entidades do exterior, essa nota tem um valor promissor. No território nacional, existem programas para tornar as graduações mais acessíveis a partir de um bom desempenho no exame. Confira: 

Sisu - Sistema de Seleção Unificada: o programa é voltado para as oportunidades de curso superior em entidades públicas, como a Universidade de São Paulo, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Universidade Federal de Minas Gerais, entre outras inúmeras opções. 

Prouni - Programa Universidade para Todos:  esse projeto tem o intuito de oferecer bolsas estudantis parciais ou integrais em faculdades particulares, para candidatos com uma renda baixa ou de escola pública. 

Fies - Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior: já essa alternativa é uma via facilitadora para adiar os gastos com essa vertente. Ou seja, as mensalidades ficam apenas para o final do curso. 

Descontos: além dessas opções, outras entidades educacionais consideram essa nota, fora de qualquer projeto, para oferecer descontos na mensalidade. 

Para encarar esse desafio com sucesso, se liga nestas dicas! 

Para auxiliar nessa jornada, o estudante de 14 anos, aprovado em diversos vestibulares, mesmo cedo, Caio Temponi, deixa sete dicas sobre como manter uma rotina de estudos regrada:

Infográfico com sete dicas para arrasar nos estudos

  1. Estabeleça uma rotina de estudo consistente:

Estabelecer uma rotina diária e cumprir horários dedicados ao estudo é fundamental para obter bons resultados acadêmicos.

  1. Aproveite as horas livres em casa:

Utilizar as horas disponíveis em casa para revisar e aprofundar os aprendizados é uma estratégia eficiente.

  1. Escolha um ambiente propício ao estudo:

O ambiente de estudo desempenha um papel crucial no processo de aprendizagem. Encontre um local tranquilo, organizado e livre de distrações para se concentrar melhor e absorver o conteúdo com mais eficiência.

  1. Faça pausas estratégicas:

Fazer pausas estratégicas ajuda a descansar a mente e manter o foco. Use esse tempo para relaxar, fazer um lanche saudável ou praticar alguma atividade física leve.

  1. Estude com qualidade, não apenas quantidade:

Apesar das longas horas de estudo, Temponi enfatiza a importância de aprender com qualidade, focando na compreensão e assimilação dos conceitos. Não se trata apenas de passar horas diante dos livros, mas sim de entender o material de forma significativa.

  1. Busque recursos complementares:

Além dos materiais de estudo tradicionais, como livros e apostilas, é recomendado explorar outros recursos. Como por exemplo, vídeos, palestras, tutoriais on-line e exercícios práticos. A variedade de fontes de ensino pode ampliar sua compreensão sobre os assuntos exigidos. 

  1. Mantenha uma atitude positiva:

Manter uma vida positiva e equilibrada é fundamental para lidar com o estresse e continuar motivado durante toda a jornada acadêmica.

Gostou das sugestões? Quer saber mais sobre as tendências do mercado e como colocá-las em prática na sua posição ou vida pessoal? Acompanhe o Nube! Estamos prontos para te atualizar sobre assuntos em alta no meio corporativo, diariamente, pelo blog e nas redes sociais. 

A Feira de Estágios Nube 2023 vem aí! Nos dias 29, 30 e 31 de agosto deste ano, confira milhares de vagas de estágios, conteúdos ao vivo com dicas para o mercado de trabalho, vários sorteios com prêmios imperdíveis, certificado de horas complementares, bolsas de estudo e diversas outras vantagens. Garanta sua inscrição, acesse: www.nube.com.br/feira! O melhor: é gratuito e on-line! Divulgue para seus amigos! Conte sempre conosco!

Porém não espere a data chegar! Siga o @nubevagas no Twitter, Instagram, Linkedin, TikTok, Youtube e Facebook e não perca nenhuma novidade. Baixe também o aplicativo Nube Vagas disponível para Android ou IOS, deixe seu cadastro sempre atualizado, com o número de telefone e e-mail recentes e ative as notificações, assim, você é avisado em tempo real quando abre uma vaga em seu perfil.

O Nube incentiva a busca pelos estudos! Para continuar se desenvolvendo e ter um futuro promissor, conte conosco. 

Seja nosso seguidor no Instagram, Tiktok e Linkedin (@nubevagas) e fique por dentro de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista também nossos vídeos de dicas poderosas para o mercado de trabalho no YouTube. Quer mais? Estamos no X e Facebook com novidades. Esperamos você!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe

Enquete