Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
vida-e-carreira-fora-do-brasil-vale-a-pena

Vida e carreira fora do Brasil: vale a pena? 

Notícia | 03/07/2023

Carolina Amaral

Procurar emprego é uma tarefa competitiva. Para quem deseja ir mais além e tentar uma jornada nos Estados Unidos, essa caminhada é ainda mais desafiadora. Porém, com o conhecimento prévio adequado e instruções assertivas, o sucesso é garantido. Por isso, estar ciente de algumas informações e dicas é essencial. Faça isso agora, com a ajuda de especialistas!

 

Burocracias de visto tendem a atormentar muitas pessoas

Quando se vai fazer uma viagem, independentemente do seu tamanho, já embarcar sem pendências é uma excelente escolha. Com uma procura abundante, essa noção ainda é mais firme, sendo interessante ingressar já com tudo certinho e, antes de buscar uma ocupação, como indica Carolina Leitão, sócia da International Career Transition (ICT) e diretora de desenvolvimento de negócios da Kinp Group.

O último balanço divulgado no início do mês pelo Departamento de Trabalho informa existirem, aproximadamente, 11 milhões de vagas abertas, apesar dos 5,9 milhões de desempregados. Nesse sentido, a especialista dá a indicação do EB2-NIW, voltado a quem atua em áreas de interesse nacional dos EUA. “O fato de já estar no país com uma autorização para trabalhar legalmente, pode facilitar bastante a contratação desse”, afirma. “O processo para a obtenção pode ser demorado em muitos casos. Então, o ideal é se planejar para iniciar a busca por uma colocação somente após ter em mãos a permissão”, explica Carolina.  

“Em muitas consultas recebidas em nosso escritório, as pessoas têm certo receio de não terem sua aplicação aprovada devido à falta de graduação em alguma área. Entretanto, existem casos, principalmente de empreendedores, os quais conseguem autorização de residência nos Estados Unidos para trabalhar e empreender, mesmo sem terem estudado um curso superior”, pontua Kris Lee, sócia-gerente e advogada americana da LeeToledo PLLC. De acordo com ela, embora a maioria das permissões de entrada exija comprovação de graduação para obter a aprovação, existem duas modalidades sem a exigência desse pré-requisito.

Nesse sentido, o National Interest Waiver, indicado por Carolina, é uma excelente alternativa, juntamente com o EB-3. Essa última categoria foi criada pelo governo para suprir a necessidade de admissão de empregados não especializados ou sem uma qualificação específica para vários campos, evitando uma obrigatoriedade das corporações de encerrarem as suas atividades por falta de pessoal na equipe.

 

Fique por dentro de como agir em um PS fora do Brasil

É crucial se inteirar das peculiaridades de um processo seletivo na sua terra natal e no novo território. No geral, as etapas são bastante semelhantes, mas o número de encontros pode variar bastante de acordo com o nível do cargo. “Nos EUA, o tempo de entrevista é determinado, enquanto no Brasil pode se prolongar, embora sejam mais flexíveis. Lá, a remuneração e os benefícios também são conversados no início, sem perda de tempo”, esclarece a CEO.  

Há também diferenciações no cunho das indagações feitas no contato. “Lá, não existem perguntas ligadas a questões pessoais, como aqui. O foco são as informações do histórico profissional”, afirma Carolina. Logo, quando se é contratado por uma companhia estrangeira, é esperado cumprir exatamente o previsto na descrição. “Outro ponto o qual distingue o brasileiro é sempre ter disponibilidade para aprender mais e se adaptar a diferentes situações”, conclui. 

No início do ano, o LinkedIn divulgou uma pesquisa onde os norte-americanos apareceram como os usuários mais frequentes na plataforma, seja para procurar candidatos e chances de emprego ou ampliar a rede de relacionamento. Em números, são 74 milhões de usuários somente dos Estados Unidos em um universo de 200 milhões de pessoas em todo o mundo. A especialista reforça a relevância da rede social para a obtenção de prodígios e afirma ser imprescindível o candidato investir tempo em deixar seu perfil completo e atualizado com as informações sobre sua carreira e formação acadêmica, além de habilidades e conhecimento em idiomas. “A principal dica nesse quesito é deixar o conteúdo já traduzido para inglês para facilitar o entendimento e a busca dos recrutadores”, finaliza Carolina. 

 

Trabalhe para empresas internacionais sem precisar se mudar!

Nunca tantos brasileiros decidiram deixar a terra natal para viver e atuar no exterior. Dados consolidados pela Fragomen, mostraram como, entre janeiro e novembro de 2022, somente com destino a Portugal, as requisições aumentaram 200% ante o mesmo período de 2021. Para os Estados Unidos, o crescimento foi de 114% e, para Austrália e Nova Zelândia, chegou a 544%. 

Mudar de casa é uma decisão muito difícil e complicada para diversas pessoas, quando se trata de sair da própria nação, então, é ainda mais complexo. No entanto, existem companhias as quais oferecem a oportunidade de se atuar no time a longa distância, inclusive com tantos quilômetros.

Os últimos meses foram marcados por uma onda de demissões em massa em grandes organizações do ramo de tecnologia. Segundo relatório da Layoffs.fyi, o número de dispensas já corresponde a 64% do total de funcionários desligados em 2022, totalizando mais de 103 mil desligamentos. Apesar do cenário negativo, o setor é um dos mais ofertando vagas no país e, além das possibilidades nacionais, muitos têm buscado serviços como freelancers em entidades estrangeiras, uma forma de aumentar a renda e ganhar em outra moeda.

 

Gostou do texto? Assista à TV Nube e confira nossas matérias no blog, postadas todos os dias com conteúdos exclusivos. Nos siga também nas redes sociais, estamos presentes no Instagram, Facebook, Twitter, Linkedin, TikTok e Youtube com posts incríveis. Não se esqueça de baixar o aplicativo Nube Vagas, disponível para Android e iOS. Deixando as notificações ativas e os dados atualizados você não perde nada. 

A Feira de Estágios Nube 2023 vem aí! Nos dias 29, 30 e 31 de agosto deste ano, confira milhares de vagas de estágios, conteúdos ao vivo com dicas para o mercado de trabalho, vários sorteios com prêmios imperdíveis, certificado de horas complementares, bolsas de estudo e diversas outras vantagens. Fique ligado, as inscrições já estão abertas. Clique no link e participe! Conte sempre conosco para trilhar uma jornada de sucesso!

O Nube te ajuda a não passar aperto e valorizar o bem estar!

Seja nosso seguidor no Instagram, Tiktok e Linkedin (@nubevagas) e fique por dentro de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista também nossos vídeos de dicas poderosas para o mercado de trabalho no YouTube. Quer mais? Estamos no X e Facebook com novidades. Esperamos você!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe

Enquete