Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
educacao-financeira-e-lideranca-conheca-dicas-valiosas

Educação financeira e liderança: conheça dicas valiosas! 

Notícia | 29/06/2023

Laura Pereira

Cuidar da própria educação financeira é um desafio para várias pessoas. Isso porque, muitas vezes, não há esse estímulo desde a infância e crescemos sem entender a real importância de ter esse cuidado. Para quem tem interesse em saber mais sobre o mercado e conhecer dicas valiosas para aprimorar sua liderança, é fundamental se manter em constante aprendizado. Sendo assim, continue nesta matéria! 

Como anda o mercado financeiro na atualidade? 

Nos últimos meses, vimos várias notícias veiculadas na mídia sobre corporações, de diversos portes e segmentos, anunciando demissões em massa de colaboradores. Uma das justificativas para tal se resguarda no momento desafiador vivenciado pelo ramo, o qual possui um background cheio de incertezas. Segundo dados da B3, a queda do Ibovespa, principal indicador da casa, caiu 7,16% nos três primeiros meses de 2023. 

Esse cenário mostrou o quanto é vital se manter em qualificação contínua e também trouxe luz ao papel da liderança em momentos de crise. Para Gabriel Santos, sócio da EXEC, consultoria especializada em Executive Search, é necessário focar em algumas características proeminentes. “O segmento precisa de profissionais com capacidade de tomar decisões rápidas em relação a qualquer assunto, seja em respeito à expansão, investimentos e até mesmo sobre demissões”, comentou. 

Para ele, todos esses acontecimentos extraem potência de quem está à frente. “As empresas do setor, assim como o próprio segmento, vivem à base de expectativas. Por isso, é preciso estar sempre preparado para o pior e isso demanda uma liderança forte”. Segundo Santos, a diferença entre um bom capitão e aquele ruim está na maneira como transmite a mensagem para seus liderados, como a contextualiza e se é próximo de sua equipe. 

Nesse sentido, focar em desenvolver habilidades humanizadas é o primeiro passo. “Independentemente da decisão, um líder valente precisa ser bastante humano, além de muito pragmático e objetivo. Por outro lado, é um grande desafio conciliar tudo isso em um tempo conturbado. Além disso, conjuga sensibilidade e empatia com o dinamismo e tomada de decisão”, explicou o executivo. 

Veja também: um novo estilo de líder no mercado. 

A importância de bons líderes dentro das empresas de todos os segmentos

Uma coisa é certa: um chefe despreparado tem um grande impacto na equipe, tanto de um setor quanto em toda a organização. Principalmente quando levamos em conta o cotidiano, no qual um dia é completamente diferente do outro e se torna cada vez mais difícil prever a bolsa de valores.

Assim, um processo de lay-off mal feito gera uma onda de insegurança em todos os profissionais, essencialmente naqueles com talento, bem avaliados e comprometidos. “Eles começam a questionar se estão no lugar certo, se vale a pena ficarem e acabam olhando para fora, em busca de mais valorização”, enfatiza o sócio da EXEC.

Por isso, saber lidar com esses momentos requer posturas mais singelas. “Eles precisam separar o CPF do CNPJ e é difícil direcionar isso da melhor forma. Aí entra também a questão da adaptabilidade, bastante relevante. Algumas pessoas vão ficar mais frias no momento da saída de alguém, outras mais calorosas. Cabe ao líder saber ler e se ajustar ao perfil para conseguir concluir o processo de demissão, inclusive ajudando na sua recolocação”, reforça Santos. 

Para o especialista, um dos maiores gaps desse campo diz respeito à formação dos coordenadores e a falta de estímulo em capacitações assertivas. “Nesse setor, o profissional é muito bom tecnicamente e cresceu na carreira por conta disso. Porém, de forma geral, há pouco investimento e atenção para a importância de investir em treinamentos e se preparar melhor”.

Nós recomendamos: você conhece os tipos de liderança?

Como manter a motivação da equipe e elevar seu engajamento?

Para quem quer aprimorar esse know-how, Santos elencou algumas dicas valiosas para os líderes manterem suas equipes motivadas, principalmente quando a corporação navega em tempestades. Confira: 

Infográfico de tópicos sobre motivação na empresa

1) Sempre lembre seu time como o mercado financeiro é cíclico: 

Na visão do sócio da EXEC, esse é o primeiro ponto a ser levado em conta, especialmente porque o brasileiro é mais imediatista em suas decisões. “Historicamente, o mercado financeiro tende a ser mais positivo se comparado com suas viradas negativas. Por isso, é imprescindível ajudar o time a pensar no longo prazo, assim como um investidor de ações. Se ele quiser vender os papéis logo na primeira queda, vai perder dinheiro. O mesmo acontece com o colaborador, ele perde as chances de ser bem-sucedido lá na frente”. 

2) Foque em estar próximo da sua equipe: 

Em momentos difíceis, um bom capitão precisa ser mais “hands-on” nas operações. “Dedicar 30% das atividades dele para as suas entregas e os 70% restantes para a gestão, investindo em escutar os membros, dar feedbacks, entender os acontecimentos e ver como isso pode ser melhorado”, disse Santos.

3) Mantenha a sinceridade na sua gestão: 

O sócio da EXEC afirma: a sinceridade ajuda os indivíduos a se envolverem mais com suas atividades. “O líder deve pensar no negócio como um todo, ser correto com as pessoas, sem omitir ou mentir para seus colaboradores. Dessa forma, você ajuda o time a se desenvolver. Isso é fundamental para criar robustez e passar as mensagens de forma correta”.

4) Faça os ajustes necessários para aumentar a eficiência:  

Neste caso, Santos ressalta como isso não envolve necessariamente fazer demissões, mas sim em termos de funções e tarefas. Ou seja, realoque bons profissionais para aquelas áreas com mais entendimento. Sempre promova ou beneficie quando cumprirem metas ou extrapolarem as expectativas. Essas são algumas das ações responsáveis por motivar e aumentar a performance de todos. 

Por que educação financeira é importante não só para os líderes?  

Uma pesquisa do Nube questionou: “você consegue organizar suas finanças pessoais?”, para cerca de 21 mil respondentes. Como resposta, 45% tem foco em ser independente e por isso está sempre em busca de compreender mais sobre o assunto, 36% faz o possível para não gastar muito e 13% dizem depender, alguns meses sim e outros não. 

Por fim, conforme o levantamento, 5% não têm esse controle e desperdiçam dinheiro com bobagens, se arrependendo logo após. “O objetivo da educação financeira é ensinar o valor do dinheiro como ele pode ser usado de modo saudável. Isso envolve a capacidade de se planejar, reconhecendo as diferenças entre desejos e necessidades”, ressaltou o coordenador do Núcleo de Atividades Complementares do Colégio Marista Arquidiocesano, Ricardo Correa. 

Veja também: invista em educação financeira e alcance o sucesso! 

Sendo assim, para sempre ficar por dentro das novidades de sucesso, o Nube é seu aliado! Acompanhe a TV Nube e confira outras matérias no blog, postadas frequentemente para te ajudar a se inserir no mercado. Nos siga também nas redes sociais, estamos presentes no Instagram, Facebook, Twitter, LinkedIn, TikTok e YouTube com posts incríveis. Não se esqueça de baixar o aplicativo Nube Vagas, disponível para Android e iOS. Deixando as notificações ativas você não perde nenhuma oportunidade. O Nube te ajuda a se manter sempre atualizado, te incentiva a mudar e conquistar o sucesso tão desejado. Aproveite os outros conteúdos da nossa plataforma e até a próxima! 

A Feira de Estágios Nube 2023 está chegando! 

Vale lembrar: a Feira de Estágios Nube 2023 vem aí! Nos dias 29, 30 e 31 de agosto deste ano, confira milhares de vagas de estágios, conteúdos ao vivo com diversas dicas para o mercado de trabalho, vários sorteios com prêmios imperdíveis e muito necessários para o dia a dia, certificado de horas complementares para ajudar na hora de pegar o diploma, bolsas de estudo e várias outras vantagens. Garanta sua inscrição, acesse: www.nube.com.br/feira! O melhor: é gratuito e on-line! Divulgue para seus amigos! Conte sempre conosco!

Seja nosso seguidor no Instagram, Tiktok e Linkedin (@nubevagas) e fique por dentro de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista também nossos vídeos de dicas poderosas para o mercado de trabalho no YouTube. Quer mais? Estamos no X e Facebook com novidades. Esperamos você!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe

Enquete