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Aprimore a comunicação interna em sua empresa  

Notícia | 28/06/2023

Larissa Almeida

A comunicação é uma habilidade essencial para o desenvolvimento de qualquer negócio. Nesse sentido, no cenário corporativo, ela precisa falar com dois públicos principais: o externo, caracterizado pelos seus consumidores e o interno referente aos colaboradores, sejam eles aprendizes, estagiários, efetivos e, até mesmo, os líderes. A qualidade desse item influencia diretamente no sucesso de uma empresa, principalmente, com a sua equipe. Afinal, todos precisam estar alinhados à mesma imagem, cultura, propósito, entre outros quesitos. Então veja, nesta matéria, a relevância e de qual maneira cuidar da comunicabilidade interior. 

O que é a comunicação interna?

Esse conceito diz respeito a um conjunto de estratégias utilizadas pelas entidades para dialogar com o seu quadro de funcionários. O objetivo dessa vertente é, em primeiro lugar, informá-los, estabelecer um relacionamento corporativo, propagar e captar ideias, engajar e outras ações entre esses dois lados. “Com sua importância cada vez mais reconhecida pelas empresas, a Comunicação Interna (CI) tem se mostrado uma área imperativa nas organizações preocupadas em manter seu rendimento alto, garantir o bem-estar dos profissionais e construir uma troca eficiente”, argumenta Hugo Godinho, CEO da Dialog.

O foco nessa área traz algumas vantagens para as empresas 

Assim como todo, ou pelo menos a maioria, dos investimentos tem um retorno positivo, para quem faz uma aplicação. Dar atenção nessa conversa entre a organização e seus componentes não seria diferente. O resultado é favorável e, conforme mostram algumas pesquisas do mercado, modificam a dinâmica empresarial para melhor. Confira as vantagens:

Redução nos níveis de turnover: o rodízio de indivíduos em uma equipe não é um bom sinal, além de interferir na adaptação e produtividade, tendem a influenciar negativamente na imagem da corporação como marca empregadora. Contudo, quem preza por esse quesito, de acordo com o Programa Paulson, a CI pode reduzir o turnover em cerca de 87%. 

Expansão do engajamento: segundo a consultoria Towers Watson, entidades com uma CI eficaz têm uma probabilidade 4,5 vezes maior de ter prestadores engajados. Além disso, organizações com esse recursos claro e consistente têm um retorno sobre os investimentos 47% maior em comparação com aquelas com uma comunicação fraca.

Ainda vale frisar como essa competência expande também a produtividade e logo, os lucros também são aumentados. Conforme um levantamento da Gallup, os empregados felizes na posição são 21% mais frutíferos. Nessa mesma linha de análise, o lucro líquido fica 3,74 vezes maior, diz outra pesquisa feita pela Forbes. 

Maior vantagem competitiva: em uma apuração da McKinsey foi possível observar como as instituições com uma cultura de comunicação aberta e transparente têm 3,5 vezes mais probabilidade de superar seus concorrentes. Essa possibilidade em um mercado tão competitivo é essencial para sair na frente dos demais. 

Aprimore a comunicação interna em cinco passos

Apesar dos benefícios, os dados não se mostram a favor desse recurso nas corporações.  A partir da investigação feita pela consultoria Poppulo, 60% dos profissionais de CI enfrentam o desafio de alcançar a atenção e o envolvimento dos outros funcionários. Além disso, cerca de 46% colocam esse quesito como insuficiente. Para contornar essa perspectiva, o empresário deixa cinco dicas fundamentais para aprimorar a CI: 

 

  1. Planejamento: o primeiro passo para uma CI de sucesso é fazer um planejamento detalhado e baseado em dados. As companhias precisam entender como é, de fato, a jornada do contratado. Por isso, ter a possibilidade de medir essa experiência e trabalhar a partir de métricas é fundamental. Nós temos um universo maravilhoso nesse sentido! A Comunicação Interna precisa ser personalizada, mas isso só é possível depois de conhecer essas informações.

 

  1. Lideranças comunicadoras: a motivação do quadro depende da conexão dele com a liderança. Assim como do posicionamento dessa figura.  Por isso é relevante contar com ferramentas capazes de olhar para esse processo como um todo. Os canais devem ser abrangentes para tornar a participação desses profissionais de forma fácil, fluida e orquestrada. 

 

  1. Redes sociais: As redes sociais estão presentes na vida de todo mundo, então, nas organizações a tendência não deve ser diferente. As mídias corporativas vêm ganhando cada vez mais adeptos. O aplicativo deve trabalhar ao mesmo tempo engajamento e comunicação, além de reduzir ruídos e oferecer uma estratégia de CI mais justa, a fim de contemplar todos os envolvidos com o nome. 

 

  1. Mobile-first: o futuro da comunicação, seja ela pessoal ou profissional, está na palma da nossa mão. Adaptá-la para essa tendência é urgente. Muitas empresas ainda usam como carro-chefe meios um pouco mais antigos, como a intranet e o e-mail. Entretanto, já é possível notar a transição para a comunicação mobile-first, a qual foca na mobilidade do usuário. 

 

  1. Integração: em tempos cada vez mais híbridos ou remotos, eventos podem estimular essa conexão, mesmo já acontecendo virtualmente. A integração de times deve fazer parte da agenda de compromissos internos. Uma ideia é a realização de um team building para fortalecer a confiança entre componentes da entidade ou de um bate-papo com o CEO para compartilhar resultados e as novidades. 

 

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