Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
empreendedor-conheca-habilidades-essenciais

Empreendedor: conheça habilidades essenciais! 

Notícia | 27/06/2023

Laura Pereira

Segundo uma pesquisa do Nube, mais de 60%, de cerca de 41 mil votantes, consideram abrir o próprio negócio no futuro. Para muitos, essa é a oportunidade perfeita para investir em um projeto pessoal, conquistar mais flexibilidade e turbinar as habilidades. Nos últimos anos, o desejo de empreender cresce exponencialmente. Nesse sentido, descubra dicas valiosas e conheça quais as competências mais relevantes! 

Pesquisas do Nube apontam o aumento do desejo de empreender entre os jovens

Ainda conforme o levantamento do Nube, realizado com jovens de 15 a 29 anos, 16% já se consideram com perfil empreendedor. Outros 35% também possuem essa vontade, mas pretendem fazer mais especializações antes. Por fim, 21% se vê em cima do muro, para eles, a condição financeira depende muito.
Para corroborar, o Nube fez mais um estudo, perguntando: “você sonha em ter o próprio negócio?". Como resultado, 52% dos entrevistados pensam nessa possibilidade, mas também querem agregar mais vivências. Para 17%, não há dúvidas, pois é a oportunidade ideal para ter mais tranquilidade e controle sobre a vida. Enfim, 14% anseiam ser seu próprio patrão e não trabalhar para ninguém, além de si mesmo.  

Dessa forma, as métricas comprovam como o desejo de iniciar um CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica) aumenta a cada dia, independentemente de faixa etária. Ademais, com as transformações digitais e o crescimento do e-commerce graças a pandemia, também foram grandes influenciadores. 

Todavia, manter uma organização ativa requer muito conhecimento. Afinal, é um desafio diário e nem sempre as coisas estão estáveis, com o caixa em dia, por exemplo. De acordo com o Serviço Brasileiro de Apoio (Sebrae), no Brasil, cerca de 23% das micro e pequenas empresas fecham as portas antes de completar cinco anos de atividade. 

“Quando se começa um negócio novo, é normal ter medo de falhar e, em alguns momentos, de não fazer um bom trabalho. Porém, não pode deixar isso te paralizar”, recomendou Larissa DeLucca, fundadora e CEO da Negócios Acelerados. Sendo assim, é preciso se qualificar constantemente para não se tornar obsoleto e sempre inovar na entrega. 

Nós recomendamos: deseja empreender em 2023? Veja como ter sucesso!

Quais as características de um empreendedor de sucesso? 

Para a vice-presidente da BNI (Business Network International) Brasil, Mara Leme, existem 10 competências indispensáveis. Confira:

infográfico

1- Liderança 

Essa é a característica principal de um empreendedor, afinal, como abrir uma companhia se você não tem espírito de liderança? “Saber gerenciar pessoas e negócios não é uma tarefa fácil, e o empresário deve ter esse dom de natureza, ou então fazer cursos para desenvolver essa competência”, explicou Mara. 

Veja também: descubra dicas para ser um bom líder. 

2- Humanização 

É necessário entender e compreender a vida pessoal e profissional do colaborador. Isso porque as duas precisam estar alinhadas com o mesmo propósito. Além disso, um bom coordenador precisa saber como está lidando com indivíduos e não com objetos. “Pessoas felizes produzem mais, de acordo com uma pesquisa realizada pela Sodexo Benefícios e Incentivos, 53,8% dos brasileiros acreditam no quanto seu propósito está conectado com sua ocupação atual”, comentou a especialista.

Leia também: você faz uma gestão humanizada? 

3- Espírito de equipe

De acordo com uma pesquisa divulgada pela The Adler Group, cerca de 85% das oportunidades de trabalho são preenchidas através de indicações. Elas são provenientes de contatos, provando o valor de criar um trabalho em equipe adequado.

Por isso, um gestor também deve ter esse espírito e saber delegar funções. “Existem pessoas com a capacidade realizar toda a tarefa e preferem concentrar tudo em suas mãos, porém é necessário investir em funcionários, com funções específicas, para eles ajudarem no desenvolvimento de atividades e melhorarem os resultados da corporação”, salientou.

Assista a TV Nube: aprenda a trabalhar em equipe. 

4- Autogestão

Essa soft skill não é apenas relevante para o empreendedor, mas também para o time todo, principalmente quem quer crescer dentro de uma firma. “Saber controlar a sua própria gestão é uma habilidade não técnica mega necessária nos dias atuais, ainda mais pensando no mundo digital, onde cada vez mais as pessoas estão trabalhando home office”, ressaltou Mara. 

Quer melhorar este aspecto? Faça o curso gratuito do Nube: como administrar o seu tempo. Além de conhecimento, você também agrega mais um certificado. 

5- Resiliência

Existem muitos problemas no mundo empresarial e eles aparecem a todo momento. “Por isso, é preciso ter resiliência para poder tomar as decisões com calma, sem impulsividade e não prejudicar a empresa. Saber agir sobre a pressão de um problema é de extrema importância”, disse a expert.

6- Planejamento

Saber incluir prazos e definir bem as suas atividades, bem como as demandas da equipe, é uma condição imprescindível. “Desenvolver as tarefas de forma objetiva torna possível gerar resultados mensuráveis, criando um controle maior sobre o seu projeto", evidenciou Mara. 

Quer saber mais sobre o assunto? Leia a importância do planejamento pessoal e profissional. 

Sendo assim, para sempre ficar por dentro das novidades de sucesso, o Nube é seu aliado! Acompanhe a TV Nube e confira outras matérias no blog, postadas frequentemente para te ajudar a se inserir no mercado. Nos siga também nas redes sociais, estamos presentes no Instagram, Facebook, Twitter, LinkedIn, TikTok e YouTube com posts incríveis. Não se esqueça de baixar o aplicativo Nube Vagas, disponível para Android e iOS. Deixando as notificações ativas você não perde nenhuma oportunidade. O Nube te ajuda a se manter sempre atualizado, te incentiva a mudar e conquistar o sucesso tão desejado. Aproveite os outros conteúdos da nossa plataforma e até a próxima! 

A Feira de Estágios Nube 2023 está chegando! 

Vale lembrar: a Feira de Estágios Nube 2023 vem aí! Nos dias 29, 30 e 31 de agosto deste ano, confira milhares de vagas de estágios, conteúdos ao vivo com diversas dicas para o mercado de trabalho, vários sorteios com prêmios imperdíveis e muito necessários para o dia a dia, certificado de horas complementares para ajudar na hora de pegar o diploma, bolsas de estudo e várias outras vantagens. Garanta sua inscrição, acesse: www.nube.com.br/feira! O melhor: é gratuito e on-line! Divulgue para seus amigos! Conte sempre conosco!

Estamos no Linkedin com mais dicas e matérias focadas para gestores.

Se você tiver dúvidas sobre a contratação de estagiários e aprendizes, solicite um contato da nossa equipe.

Interessado em aprender mais? O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de gestores, estagiários e aprendizes.

Compartilhe

Enquete