Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
livros-para-se-preparar-para-o-mercado

Livros para se preparar para o mercado 

Notícia | 25/06/2023

Carolina Amaral

A cada dia mais, um repertório cultural bem desenvolvido e explorado faz a diferença para quem quer se estabelecer assertivamente no mercado de trabalho. Nesse sentido, a procura por capacitações é relevante, mas a aprimoração com base na leitura tende a ser benéfica de diversas maneiras. Nesse sentido, manter a lista de livros atualizada para consulta e desenvolvimento é crucial. Ciente disso, o Nube te ajuda! Conheça algumas obras relevantes para dar uma olhada.

 

“Compêndio para moças de olhos lânguidos”, de  Isabela Penov

Destacando-se por sua escrita experimental, com textos brincando com os formatos das bulas, dos prontuários e dos jargões psiquiátricos, Isabela Penov levanta a importante discussão acerca da relação entre as mulheres e a saúde mental. Compêndio para Moças de Olhos Lânguidos mostra, por exemplo, as similaridades entre a patologização excessiva e o "gaslighting", um tipo de manipulação psicológica a qual induz ao outro a crença de estar "enlouquecendo", pois sua percepção da realidade é distorcida e exagerada, um fenômeno muito comum em relacionamentos abusivos.

As resenhas recebidas pela obra recebeu contam com autores de peso na literatura brasileira contemporânea, como os premiados escritores Mar Becker (autora de "A Mulher Submersa") e Marcelo Labes (autor de "Três Porcos") e Micheliny Verunschk (autora de "O Som do Rugido da Onça", sendo também inspiração).

Assim, a escrita se faz a partir de um longo processo de pesquisa, com referências principais incluindo autoras como Alfonsina Storni, Anne Sexton, Alejandra Pizarnik, Ana Cristina César, Maura Lopes Cançado, Cláudia R. Sampaio, Stella do Patrocínio, Sylvia Plath e Nelly Bly, a já citada Micheliny Verunschk, quase todas elas marcadas, de alguma forma, pelo estigma da loucura. Vale ressaltar, ainda, as trajetórias trágicas pelas quais algumas passaram, envolvendo relações abusivas, internações forçadas e, até mesmo, o suicídio. O livro contou, ainda, com a leitura crítica de Maya Falks, escritora gaúcha bastante vocal sobre a temática do bem estar psicológico. Para além das referências literárias, o texto também tem embasamento em “A História da Loucura”, de Michel Foucault, e “Complexo de Cassandra”, de Laurie Schapira, bem como no trabalho da psicóloga Valeska Zanello sobre saúde mental e dispositivos de gênero.

 

“Gestão de Negócios em Comunicação”, de Aline Cristina Pires

O propósito da comunicação inclui informar, tocar corações e melhorar a qualidade de vida da população como um todo. Na era da informação instantânea, as novidades circulam todas ao mesmo tempo; já não se pode mais prever a clássica interação entre um emissor, um receptor e uma mensagem. Logo, a comunicabilidade torna-se, hoje, requisito básico para qualquer profissão e uma chamativa oportunidade de empreendimento. O mercado está convidativo, ao mesmo tempo onde a concorrência nunca esteve tão afiada. 

Essa temática, incluindo o auxílio para aproveitar a alta demanda e caminhar com segurança rumo aos bons resultados, é o assunto abordado pela Profa. Aline Cristina Pires, em seu livro “Gestão de Negócios em Comunicação”. Do projeto inicial aos insights criativos, a obra é um incentivo prático e bem embasado para todo comunicador com o desejo de se tornar seu próprio chefe. Leitura recomendada a jornalistas, publicitários, mercadólogos, gestores de mídias sociais, todos os profissionais e também estudantes do âmbito e do Marketing. 

 

“Tratado da Pessoa Idosa”, de Regina Beatriz Tavares da Silva, Kátia Boulos e Maria José Bravo Bosch

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), até o ano de 2050 o número de idosos triplicará e passará dos atuais 400 milhões de pessoas para 1.2 bilhões em nível mundial. A entidade também afirma como, pelo menos, 142 milhões pessoas com mais de 60 anos não conseguem ter suas necessidades básicas atendidas ao redor do globo.

Para alcançar as metas de maior proteção a esse público são necessários estudos interdisciplinares, como os apresentados no livro Tratado da Pessoa Idosa, lançamento da Editora Almedina Brasil, reunindo pesquisas realizadas na Argentina, Brasil, México, Peru e Portugal. Considerada valiosa em algumas culturas e um fardo para outras, essa grande parcela da população vivencia diferentes experiências de longevidade ao redor do mundo. Analisar a presença delas em sociedade, seus anseios, direitos e perspectivas vai além do previsto no Estatuto do Idoso.

Nesse sentido, a obra coletiva bilíngue, escrita em português e espanhol, apresenta debates em nível internacional sobre o envelhecimento saudável e funcional, com qualidade de vida e habitação, saúde sexual e o respeito ao declínio físico, psíquico e social do idoso. Também engloba a importância da estimulação cognitiva, o dever estatal de atendimento aos requerimentos básicos e aspectos da previdência social.

Coordenado pela pós-doutora em Direito da Bioética Regina Beatriz Tavares da Silva, pela advogada familiarista Kátia Boulos, e pela professora de Direito Romano Maria José Bravo Bosch, o livro apresenta o intercâmbio de experiências sobre tutela dos mais velhos entre vários locais. O estudo dedica diversos capítulos ao tema, refletindo uma preocupação mundial: a segurança do idoso. Para isso, aborda o papel das políticas públicas na proteção e projeção da maturidade, o Ministério Público na tutela dos direitos da pessoa com mais de 60 anos, uma pesquisa sobre o sistema protetivo no Brasil, a vulnerabilidade do consumidor e a necessidade de proteção especial.

 

Gostou das indicações? O Nube publica todos os finais de semana, em seu blog, matérias com dicas também de cursos, concursos e exposições, confira em nosso site e aproveite! Não se esqueça de nos acompanhar nas redes sociais, estamos presentes no Instagram, Facebook, Twitter, Linkedin, TikTok e Youtube com conteúdos exclusivos e incríveis sobre o mercado de trabalho e oportunidades. No mais, baixe o app Nube Vagas, disponível para Android e iOS para ficar por dentro de tudo. Lembre-se de manter seus dados atualizados, como e-mail e telefone para não perder nada! 

A Feira de Estágios Nube 2023 vem aí! Nos dias 29, 30 e 31 de agosto deste ano, confira milhares de vagas de estágios, conteúdos ao vivo com dicas para o mercado de trabalho, vários sorteios com prêmios imperdíveis, certificado de horas complementares, bolsas de estudo e diversas outras vantagens. Fique ligado, as inscrições já estão abertas. Clique no link e participe! Conte sempre conosco para trilhar uma jornada de sucesso!

O Nube confia no seu potencial de crescimento e te ajuda a ir cada vez mais longe com a sua jornada dos sonhos!

Seja nosso seguidor no Instagram, Tiktok e Linkedin (@nubevagas) e fique por dentro de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista também nossos vídeos de dicas poderosas para o mercado de trabalho no YouTube. Quer mais? Estamos no X e Facebook com novidades. Esperamos você!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe