Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
a-mudanca-estrutural-dos-modelos-de-trabalho-e-reunioes

A mudança estrutural dos modelos de trabalho e reuniões 

Notícia | 19/06/2023

Carolina Amaral

Dentre as diversas mudanças propiciadas, principalmente, pela tecnologia, com a expansão do Covid-19, o futuro do trabalho se manteve como uma pauta constante. Nos últimos tempos, atualizações no campo empregatício realizadas com o apoio do universo tech estiveram em destaque, como o Metaverso, a Inteligência Artificial (IA) e o ChatGPT. Logo, houveram modificações claras nas metodologias usadas no mercado, inclusive para os encontros empresariais. Conheça mais sobre o tema e fique por dentro dessas inovações.

 

A tecnologia em ascensão no mundo do trabalho

No geral, apesar da modernização acelerada assustar muitas pessoas, é essencial enxergar a tecnologia como amiga e aliada do ser humano. Para criar costume, familiaridade e aproximação com esse meio, é ideal as corporações preparem seus times. No caso da IA, por exemplo, essa ação é imprescindível, pois ela, sozinha, pode gerar mais exclusão social dentro das organizações, então é preciso controlá-la.

Com os devidos cuidados, as oportunidades oferecidas são inimagináveis, como a projetada “imortalidade” digital, a qual guarda a memória de falecidos a partir de suas vozes, opiniões, personalidades, etc. Dessa forma, consegue gerar respostas certeiras, possivelmente dadas se os indivíduos estivessem vivos.

Outra tendência é o redesenho dos espaços de ofício, uma ideia revolucionando o conceito de escritório inteligente. Além de oferecer ferramentas inovadoras, tudo em seu interior será planejado para a máxima eficiência, pensando inclusive na saúde dos usuários. As salas serão equipadas com medidas de segurança contra doenças contagiosas e, entre outras interessantes funcionalidades, emitirão aromas capazes de influenciar o humor.

 

A evolução dos encontros de serviço

Segundo um estudo realizado pelo professor de ciência organizacional, psicologia e gestão Steven Rogelberg, reuniões desnecessárias chegam a custar mais de R$ 533 milhões por ano às grandes entidades. O levantamento analisou a agenda semanal de mais de 600 colaboradores de 20 setores alternados, e descobriu como, em média, os funcionários gastam cerca de 18h semanais imergidos em compromissos desse tipo.  

“Estão criando uma espécie de evolução do Zoom. Salas para reuniões por chamada de vídeo fazendo você se sentir na presença dos demais participantes, seja por tela ou hologramas. É a tentativa de fazer a experiência digital ser o mais humana possível”, pontua Pedro Vasconcellos, cofundador da Woba. Logo, fica clara a renovação desses espaços, inclusive nos modelos de agrupamento para debate. Nesse caso em específico, já começou a ser implementado fortemente em 2020, com o isolamento social, seja em empresas, universidades ou grupos de amigos.

É inegável o fato dessas assembléias serem importantes, têm seus propósitos e diversos pontos positivos, como a troca em tempo real de informações, criação de projetos e estratégias, pensamento coletivo de soluções e acompanhamento das tarefas realizadas. No entanto, quando mal feitas, podem ser prejudiciais às rotinas dos contratados e das instituições, ocasionando em estresse e falta de tempo para as atividades do dia a dia.  

 

Tipos de reunião para se manter a par e inserir no negócio

Se o intuito é organizar melhor as reuniões e, consequentemente, alcançar o rendimento dos liderados, mudar o formato dessas conferências pode ser interessante. Conheça quatro deles e utilize melhor o próprio tempo:

infográfico

  • Reunião stand-up: esse modelo é realizado levantado e tende a ter uma curta duração, de no máximo 15 minutos. Nela, os participantes compartilham suas demandas e obstáculos com a finalidade de manter todos alinhados e atualizados. “Por ser de pé, enrolações e amenidades são descartados, colocando em foco apenas os assuntos essenciais e elevando a produtividade. No entanto, é válido ressaltar: caso haja pessoas com deficiência ou dificuldade locomotora, o ideal é adotar outra estratégia, priorizando a inclusão de todos”, aponta Leandro Fernandes, Gerente de People & Culture do ManpowerGroup Brasil.
  • Reunião de status: podendo ser numa sala física ou virtual, essas tendem a ser semanais, onde os presentes comentam sobre os progressos nos projetos atuantes e reforçam quais são os objetivos e prazos, mantendo o alinhamento com o gestor e colegas. 
  • Reunião de brainstorm: tende a ser mais longo, pois se criarão novas soluções para problemas específicos. A ideia é fazer uma tempestade de ideias e ir aprimorando as sugestões ao longo do encontro para desenvolvê-las depois. Para manter a produtividade do tempo, é essencial os participantes terem um briefing sobre quais tópicos serão abordados para, assim, se preparem devidamente.  
  • Reunião de alinhamento: aqui, quem normalmente toma a frente é o diretor da área, fornecendo informações sobre os próximos passos, novos projetos e estratégias, insights sobre novidades, com o objetivo de manter seu time atualizado e em sintonia. O ideal é os subalternos usarem esse tempo para ouvir com atenção e tirar as dúvidas surgidas, sem se prolongar. Caso seja preciso discutir outros assuntos mais profundamente, vale combinar outro horário. 

Normalmente, os integrantes já adentram em cada assembleia já com os objetivos específicos e claros em mente, algo o qual ajuda bastante na programação e organização do dia a dia, podendo estimar uma média do tempo gasto em cada uma. Porém, Fernandes ressalta ser necessária uma preparação, anotando os pontos para discussão e realizando pesquisas para dar mais embasamento às suas falas, quando preciso. Isso também é interessante para já estar mais ciente das temáticas abordadas, descartando a hipótese de se perder no assunto. 

 

Gostou do texto? Assista à TV Nube e confira nossas matérias no blog, postadas todos os dias com conteúdos exclusivos. Nos siga também nas redes sociais, estamos presentes no Instagram, Facebook, Twitter, Linkedin, TikTok e Youtube com posts incríveis. Não se esqueça de baixar o aplicativo Nube Vagas, disponível para Android e iOS. Deixando as notificações ativas e os dados atualizados você não perde nada. 

A Feira de Estágios Nube 2023 vem aí! Nos dias 29, 30 e 31 de agosto deste ano, confira milhares de vagas de estágios, conteúdos ao vivo com dicas para o mercado de trabalho, vários sorteios com prêmios imperdíveis, certificado de horas complementares, bolsas de estudo e diversas outras vantagens. Fique ligado, as inscrições já estão abertas. Clique no link e participe! Conte sempre conosco para trilhar uma jornada de sucesso!

O Nube te ajuda a ficar por dentro das tendências, novidades e atualizações do universo laboral!

Estamos no Linkedin com mais dicas e matérias focadas para gestores.

Se você tiver dúvidas sobre a contratação de estagiários e aprendizes, solicite um contato da nossa equipe.

Interessado em aprender mais? O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de gestores, estagiários e aprendizes.

Compartilhe

Enquete