Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
o-potencial-da-literatura-para-aprimorar-profissionais

O potencial da literatura para aprimorar profissionais 

Notícia | 18/06/2023

Carolina Amaral

Procurar formas de se desenvolver cada vez mais é fundamental atualmente, principalmente tendo em vista o nível de competitividade do mercado de trabalho. Assim sendo, seja com treinamentos ou formas distintas de se capacitar, a busca por maneiras de chamar a atenção positivamente é essencial. Nesse sentido, a prática frequente da leitura também tende a oferecer benefícios, como repertório cultural e de mundo, criatividade, conhecimento, aprimoramento linguístico, entre outros. Sendo assim, conheça algumas opções de livros para adicionar à sua lista!

 

“Mercado de Capitais no Brasil”, de Victoria Esmanhotto

Para Maria Victoria Esmanhotto, a importância das regras para o mercado de valores mobiliários brasileiro pode ser compreendida em um paralelo com um jogo de tabuleiro infantil. Essa é a forma como a autora sintetiza a relevância das regulações para o mercado de capitais em seu primeiro livro, Mercado de Capitais no Brasil, lançado pela editora Thoth. A autora e sócia na Beno Brandão Advogados Associados, analisa as regras previstas no campo de valores mobiliários brasileiro, com o intuito de verificar o surgimento de sua regulamentação, assim como a medida onde as esferas penal e administrativa de proteção acabam por se sobrepor.

Segundo ela, o obejtivo dessa leitura é ajudar o leitor, e possível investidor, a identificar sobreposições existentes entre as esferas, com base nos critérios Engel - julgamento do Tribunal Europeu de Direitos Humanos, chamado de "Caso Engel". Isso proibiu a acumulação de medidas jurídico-repressivas de natureza penal e administrativa - incentivamendo, assim, um jogo mais equilibrado para quem tem o desejo de investir no âmbito.

 

“Comunicação e Persuasão”, de Álvaro Fernando

Esse é um livro para melhorar a comunicação pessoal do líder ou responsável pelo negócio. Empreendedores de sucesso sempre são habilidosos com as palavras. Em sua obra, o músico e empresário Álvaro Fernando, escreve em um tom lúdico, fácil de entender e prazeroso de ler, sobre como a persuasão pode ser importante em todo tipo de situação.

Para isso, ele conta histórias sobre vários tipos de ambiente e situações onde a capacidade de ser persuasivo foi fundamental para se dar bem com os sujeitos, capaz, até, de resolver problemas. O objetivo é transformar a sua forma de falar com as pessoas para se tornar alguém mais atraente e interessante socialmente. Ao conseguir isso, cria-se a capacidade de construir amizades e relacionamentos mais saudáveis e prósperos, além de outras vantagens, incluindo a facilidade para conseguir aumentos de salários, dentre outras.

 

“Saber de Mim”, de Bárbara Borges e Francinai Gomes

O índice de suicídio entre jovens negros é 45% maior se comparado com os brancos, segundo levantamento do Ministério da Saúde. Na faixa etária de 10 a 29 anos, a probabilidade chega a 50%. Este dado alarmante é apenas um dos indicativos de como a população preta está mais vulnerável aos sofrimentos psicoemocionais. 

Para as pesquisadoras na área de saúde mental de indivíduos negros e criadoras dos projetos Pra Preto Ler e Pra Preto Psi, Bárbara Borges e Francinai Gomes, a resposta para tratar do problema está na adoção de estratégias de promoção de autoconhecimento e do fortalecimento do senso de comunidade. Elas discorrem sobre esta busca pelo bem-estar no livro Saber de Mim, lançamento da editora Almedina Brasi.

A obra tem como ponto de partida a discussão sobre os prejuízos causados pela alienação racial, estabelecida quando o negro não se reconhece como tal para evitar cargas negativas relacionadas às experiências de ser alguém de cor no Brasil. Segundo Bárbara e Francinai, esse processo alienante é incentivado principalmente pela exaltação da política de democracia racial, falsamente difundida no país.

As pesquisadoras destacam também o dilema da fraternidade entre negros. Para elas, é preciso encontrar outros pontos de conexão permitindo criar uma comunidade experimentando a esperança, coragem e união ao invés da humilhação, vergonha e tristeza.

O livro coloca em evidência situações afligindo especificamente pretos e pretas, como o fardo de representar toda a sua raça em cada ação e fala, justamente porque muitas vezes são sujeitos únicos nos lugares ocupados, seja no ambiente profissional ou na convivência social. Esta imposição é experimentada desde a infância e produz adultos imersos em autocobranças, os quais dificilmente praticam a auto generosidade e autodeterminação.

 

“Focado em Pessoas”, de Pedro Janot

Nas páginas de seu livro, Pedro Janot conta episódios da sua experiência na Azul Linhas Aéreas, os quais simbolizam a importância de cuidar das pessoas. Fazendo isso com verdade e exemplo.

O executivo, com mais de 40 anos de experiência no mundo dos negócios, conta como implantou propósito e valores, colocando os indivíduos como figuras centrais para o sucesso corporativo. Acompanhado do escritor Edvaldo Pereira Lima, Janot revela bastidores da criação da Azul e da vivência como gestor de grandes companhias como Richards, Zara e Pão de Açúcar. O leitor vai aprender sobre liderança, ao acompanhar histórias individuais do especialista.

“Focado em Pessoas” é o terceiro livro de Janot, o qual passou a se dedicar a dividir sua vivência como executivo em grandes companhias brasileiras, depois de sofrer um acidente de cavalo e ficar tetraplégico, há mais de 11 anos. O episódio também aparece nas páginas da publicação. 

 

Gostou das indicações? O Nube publica todos os finais de semana, em seu blog, matérias com dicas também de cursos, concursos e exposições, confira em nosso site e aproveite! Não se esqueça de nos acompanhar nas redes sociais, estamos presentes no Instagram, Facebook, Twitter, Linkedin, TikTok e Youtube com conteúdos exclusivos e incríveis sobre o mercado de trabalho e oportunidades. No mais, baixe o app Nube Vagas, disponível para Android e iOS para ficar por dentro de tudo. Lembre-se de manter seus dados atualizados, como e-mail e telefone para não perder nada! 

A Feira de Estágios Nube 2023 vem aí! Nos dias 29, 30 e 31 de agosto deste ano, confira milhares de vagas de estágios, conteúdos ao vivo com dicas para o mercado de trabalho, vários sorteios com prêmios imperdíveis, certificado de horas complementares, bolsas de estudo e diversas outras vantagens. Fique ligado, as inscrições já estão abertas. Clique no link e participe! Conte sempre conosco para trilhar uma jornada de sucesso!

O Nube confia no seu potencial de crescimento e te ajuda a ir cada vez mais longe com a sua jornada dos sonhos! 

Seja nosso seguidor no Instagram, Tiktok e Linkedin (@nubevagas) e fique por dentro de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista também nossos vídeos de dicas poderosas para o mercado de trabalho no YouTube. Quer mais? Estamos no X e Facebook com novidades. Esperamos você!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe

Enquete