Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
gestor-fortaleca-sua-cultura-organizacional

Gestor, fortaleça sua cultura organizacional! 

Notícia | 14/06/2023

Laura Pereira

Quase como um senso geral, pertencer a um ambiente corporativo diverso, com comportamentos alinhados a um propósito comum e práticas de valorização, é o sonho de qualquer efetivo, estagiário ou aprendiz. Afinal, atualmente, os profissionais não se limitam a procurar um bom salário, mas sim querem reconhecimento e de fato identificação com as demandas. Dessa forma, conheça algumas dicas para melhorar a cultura organizacional do seu negócio! 

A importância de uma cultura organizacional bem consolidada 

Para Rafael Bueno, CEO (Chief Executive Officer) e fundador da TeamCulture, procurar por corporações mais equilibradas é uma grande tendência. “Isso leva, inclusive, à recusa de alguns colaboradores a prestar serviços a uma contratante sem certas práticas próximas às suas crenças”, comentou.

Essa premissa é fundamental para trazer mais engajamento e diminuir as taxas de turnover. Assim, surge-se o termo “Cultura Organizacional”, visando abranger as condutas dos funcionários com base no seu dia a dia empresarial e suas percepções sobre os acontecimentos. 

Conforme Bueno, esse quesito vai além. “Em paralelo a isso, existe a ‘Cultura Desejada', esperada em relação ao comportamento e práticas das pessoas de acordo com o propósito da organização e seus valores”, explicou. Por se tratar de um tema tão relevante, existem diversas nomenclaturas para esse mesmo objetivo, como “Propósito e Valores” ou “Missão, Visão e Princípios”. 

Entretanto, no fim, trata-se do mesmo assunto e também possui o intuito de melhorar o ambiente laboral. “É justo ressaltar como a felicidade no trabalho é indispensável, mas esse tema por muitos anos foi negligenciado”, comenta Jéssica Simões, estrategista do LinkedIn e co-fundadora e diretora de relacionamento na Aster. Nesse sentido, é imprescindível os líderes entenderem sobre cultura organizacional. 

Leia também: aposte no desenvolvimento da cultura organizacional. 

Caracterizações essenciais para todo gestor entender 

Para exemplificar melhor, Bueno listou algumas qualificações envolvidas nessa temática. Veja: 

- Cultura organizacional: 

Em suma, é o resultado de como as pessoas interagem entre si em um espaço empresarial. Além disso, também abarca como as interações evoluem e se consolidam através de ritos, sentimentos e outras questões compartilhadas. 

Fique por dentro: a importância da cultura organizacional e do propósito. 

- Cultura desejada: 

Basicamente, é como a marca gostaria de ser vista por seus colaboradores, alinhando suas normas e os hábitos do time. “Normalmente é estruturado o Código de Cultura, utilizado para exemplificar os comportamentos vinculados à cultura daquela empresa”, pontuou Bueno. 

Nós recomendamos: priorize a cultura organizacional do seu negócio!

- GAP Cultural 

Segundo o CEO, esse tópico é resultado dos dois fatores anteriores. “Podemos descrever como a comparação entre os comportamentos, de fato, praticados no dia a dia com o esperado de acordo com ‘Cultura Desejada’”, elucidou. A partir dessa análise, é possível avaliar o quão distante estão esses extremos e esse intervalo é nomeado como “Gap Cultural”. 

Veja também: como construir uma forte cultura organizacional?

Fique por dentro do GAP na cultura organizacional da sua empresa! 

Para contextualizar, Bueno exemplifica: “se existe 40% de alinhamento entre ‘Cultura Presente’ e ‘Cultura Desejada’, há um GAP cultural de 60%, pois estes pontos são inversos”. Essa metrificação é feita por intermédio da probabilidade de escolha de alguma ação pela equipe, tendo em vista os padrões já afirmados pela marca. 

A forma de trabalhar a “Cultura Desejada” vem exclusivamente da manutenção dos comportamentos. “Se existe algum esperado, mas não praticado, é preciso fortalecer a prática dentro da corporação”, recomendou Bueno. Sendo assim, existem três formas de desenvolver, praticar ou perceber essa conduta desejada. Confira:

PDP (Plano de Desenvolvimento Profissional) ou PDI (Plano de Desenvolvimento Individual): processo de desenvolvimento de uma pessoa naquela organização. Neste plano é natural ter habilidades necessárias, muitas vezes relacionadas com os comportamentos desejados pela empresa. Assim, qualificamos como “competências essenciais”, estabelecidas a fim de criar um maior alinhamento cultural.

Indicamos para sua leitura: plano de carreira em quatro passos

Comunicação: é essencial ter uma boa comunicação com seus cooperadores para se sentirem alinhados com suas ações e terem conhecimento das mesmas. “Sem esta interação e divulgação das práticas realizadas, os funcionários não terão entendimento destas campanhas, podendo não estar condizentes com elas ou simplesmente não às vendo acontecer, criando um GAP cultural”, pontuou Bueno. 

Acesse: dicas para facilitar a comunicação nas empresas.

Comportamentos relacionados aos processos de trabalho: não é funcional exigir determinadas condutas sem ter a possibilidade de executá-las dentro da rotina da companhia. O processo de trabalho deve estar alinhado com os comportamentos desejados, além de permitir e incentivar os mesmos. 

Também é recomendado atentar-se às tendências. Afinal, transformações no mercado são naturais, pois o mundo se alterna assim como os temas recorrentes. “É preciso acompanhar as mudanças da sociedade. A geração de hoje não entende estímulos bem recebidos pela anterior, como comando e controle. Portanto, é necessário analisar e entender quais comportamentos levarão a empresa para o futuro, modificando-os de forma consciente, respeitando o passado e a história da organização para que sua essência não seja perdida”, finaliza Bueno.

Sendo assim, para sempre ficar por dentro das novidades de sucesso, o Nube é seu aliado! Acompanhe a TV Nube e confira outras matérias no blog, postadas frequentemente para te ajudar a se inserir no mercado. Nos siga também nas redes sociais, estamos presentes no Instagram, Facebook, Twitter, LinkedIn, TikTok e YouTube com posts incríveis. Não se esqueça de baixar o aplicativo Nube Vagas, disponível para Android e iOS. Deixando as notificações ativas você não perde nenhuma oportunidade. O Nube te ajuda a se manter sempre atualizado, te incentiva a mudar e conquistar o sucesso tão desejado. Aproveite os outros conteúdos da nossa plataforma e até a próxima! 

A Feira de Estágios Nube 2023 está chegando! 

Vale lembrar: a Feira de Estágios Nube 2023 vem aí! Nos dias 29, 30 e 31 de agosto deste ano, confira milhares de vagas de estágios, conteúdos ao vivo com diversas dicas para o mercado de trabalho, vários sorteios com prêmios imperdíveis e muito necessários para o dia a dia, certificado de horas complementares para ajudar na hora de pegar o diploma, bolsas de estudo e várias outras vantagens. Garanta sua inscrição, acesse: www.nube.com.br/feira! O melhor: é gratuito e on-line! Divulgue para seus amigos! Conte sempre conosco!

Seja nosso seguidor no Instagram, Tiktok e Linkedin (@nubevagas) e fique por dentro de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista também nossos vídeos de dicas poderosas para o mercado de trabalho no YouTube. Quer mais? Estamos no X e Facebook com novidades. Esperamos você!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe

Enquete