Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
priorize-o-colaborador-no-seu-negocio

Priorize o colaborador no seu negócio 

Notícia | 13/06/2023

Pedro Fagundes

Sua empresa costuma dar atenção especial aos colaboradores? Com o surgimento da pandemia de Covid-19, em 2020, as relações no ambiente de trabalho passaram por mudanças significativas. A ideia de dedicar toda a vida à labuta perdeu força, e cada vez mais os funcionários buscam separar o profissional do pessoal. Essa divisão foi ampliada com a adoção do trabalho on-line. Embora ter um dispositivo conectado ao expediente traga eficiência, também pode comprometer a privacidade. Portanto, é essencial prestar atenção ao comportamento das equipes nesse novo modelo operacional. Quer saber como se adaptar a essa realidade? Acompanhe a matéria a seguir e confira! 

 

Alterações no cotidiano do trabalho

A cada mês, o universo empregatício mostra-se mais confortável acerca dos novos métodos de labuta. Com a transição para o virtual, modelos mais flexíveis, como o home office, se tornaram a norma. Conforme uma pesquisa realizada pela Indeed, 27% da busca por vagas de emprego são pautadas pelas regalias do formato remoto. Isso revela uma mudança incisiva no mercado. Em resposta às alterações, equipes de recursos humanos precisaram se adaptar rapidamente. Além de estarem distantes fisicamente dos colaboradores, o contato com eles também foi modificado. Questões como cuidado psicológico ganharam destaque e exigem abordagens personalizadas. “É essencial falar disso em um cenário onde 58% dos empregadores não oferecem recurso emocional para os times”, explica a terapeuta Luciana Ross.  

Para melhorar o ambiente de trabalho e proporcionar uma jornada mais tranquila, é recomendado aprimorar o local onde as atividades são realizadas, tornando-o agradável e inspirador. Começar o expediente em um ecossistema organizado é fundamental para promover uma atmosfera positiva. Independentemente de onde estiver, criar um domínio físico confortável faz toda a diferença. “Desde a insurgência da pandemia, muitas pessoas moldaram suas vidas baseando-se em um formato a distância. Agora, com o retorno dos escritórios para o presencial, elas precisarão passar por uma fase de readequação. Por esse motivo, cabe ao setor de RH redobrar a atenção a esse público e elaborar um processo de transição – sempre com cuidado e preocupação”, pontua o empresário Flávio Legieri.

Com as novas demandas do ecossistema organizacional, as prioridades das lideranças passaram por transformações significativas. A presença, até mesmo virtual, nunca foi tão significante. Estar ao lado dos colaboradores para garantir seu bem-estar, saúde mental e desenvolvimento é essencial para pleitear uma maior produtividade no contexto atual. “É urgente cuidar dos colaboradores. A pandemia mostrou como as pessoas ficam frágeis diante de tantos desmoronamentos. Desde 2020, por exemplo, a procura por cuidados com a vigor psicológico cresceu mais de 1.700%”, acrescenta Luciana. Ou seja, estender a mão a quem acredita e se esforça em prol da labuta é insubstituível. Não se conserta a fragilidade com esquecimento, porém com olhares atentos e incentivo.

 

Aprimore a relação com os times

Em meio a esse contexto dinâmico e desafiador, a adoção de tecnologias tem sido fundamental para a sobrevivência das corporações. Sem elas, a gestão de pessoas enfrentaria sérios problemas e provavelmente encontraria obstáculos difíceis de superar. No entanto, é importante ressaltar como a definição de metodologias adequadas se mostrou extremamente complementar, pois graças à sensibilidade humana foi possível adaptar-se às novas circunstâncias. Com base nisso, o Nube selecionou seis orientações para um melhor tratamento dos contratados. Veja a lista abaixo: 

Infográfico sobre equipe alinhada

Valorize o fator humano dos indivíduos: há alguns anos, felizmente, muitos empreendimentos já entenderam a relevância de assumir uma postura humanizada com os assalariados. Essa alteração promove um ambiente mais seguro e acolhedor, com especial atenção à saúde mental dos profissionais. Isso, sem dúvida, foi amplamente potencializado nos últimos três anos. A consciência da organização ser um organismo vivo, formado por pessoas, com desejos e necessidades próprias, enfim tomou o seu espaço.

Priorize a presença e o apoio: esteja presente para as necessidades dos colaboradores, seja de forma física ou virtual. Assegure-se de oferecer suporte emocional, cuidado com a saúde mental e desenvolvimento de carreira. Lembre-se, conferir suporte nunca será um gasto de tempo, porém um investimento na qualidade e eficiência da força de trabalho.

Promova um ambiente acolhedor: invista na criação de um recinto agradável e inspirador, tanto físico quanto virtual. Garanta aos colaboradores um ambiente organizado e confortável, contribuindo para o bem-estar e a produtividade. Ninguém conseguirá obter seu melhor desempenho, caso esteja incomodado com o meio no qual está imerso. Ou seja, retire todos os possíveis desconfortos externos e, assim, priorize as demandas.

Utilize a tecnologia a favor da gestão de pessoas: aproveite as ferramentas tecnológicas disponíveis para facilitar a organização dos indivíduos. Utilize sistemas e softwares capazes de auxiliar no acompanhamento, comunicação e no desenvolvimento dos colaboradores. Vive-se na era digital, portanto, atualize o seu empreendimento e mire no futuro.

Adote uma abordagem holística de expediente: considere a jornada do colaborador em sua totalidade, desde o recrutamento até o desenvolvimento e o bem-estar contínuo. Tenha uma visão abrangente, buscando compreender e atender às necessidades individuais de cada pessoa. Essa preocupação prolongada indica reconhecimento e valorização. Dessa maneira, a taxa de turnover e rotatividade tende a baixar. Sentir-se relevante é a base para uma atividade constantemente bem-feita.

Promova o equilíbrio entre vida profissional e pessoal: incentive o equilíbrio entre ofício e vida particular, valorizando a substancialidade do descanso, do lazer e das atividades privadas. Implemente políticas de flexibilidade e ofereça opções remotas quando possível, visando o bem-estar e a qualidade de vida dos colaboradores. Uma mente brilhante apenas funcionará em seu máximo estado, caso o corpo esteja sadio e descansado. Promova essas condições e abrace o sucesso.

 

Gostou das indicações? Então, procure um contato mais íntimo com as os times, proporcione um ambiente saudável e, claro, compartilhe o conteúdo com os amigos! A hora para potencializar a atuação do seu negócio é agora, basta ter iniciativa. Quer mais toques como esse? Continue nos acompanhando em nosso blog e nas redes sociais. Ah! Não esqueça de conferir o aplicativo Nube Vagas, disponível para Android e iOS. Para aproveitá-lo ao máximo, deixe sempre as notificações ligadas. Mantenha seu cadastro atualizado, atenda às nossas ligações e consulte o seu e-mail para não perder nenhuma novidade.

A Feira de Estágios Nube 2023 vem aí! Nos dias 29, 30 e 31 de agosto deste ano, confira milhares de vagas de estágios, conteúdos ao vivo com dicas para o mercado de trabalho, vários sorteios com prêmios imperdíveis, certificado de horas complementares, bolsas de estudo e diversas outras vantagens. Garanta sua inscrição, acesse: www.nube.com.br/feira! O melhor: é gratuito e on-line! Divulgue para seus amigos! Conte sempre conosco!

O Nube valoriza o bem-estar organizacional e torce pelo sucesso!

Estamos no Linkedin com mais dicas e matérias focadas para gestores.

Se você tiver dúvidas sobre a contratação de estagiários e aprendizes, solicite um contato da nossa equipe.

Interessado em aprender mais? O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de gestores, estagiários e aprendizes.

Compartilhe

Enquete