Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
guia-do-nube-tudo-sobre-o-estagio-em-medicina-veterinaria

Guia do Nube: tudo sobre o estágio em Medicina Veterinária! 

Notícia | 13/06/2023

Laura Pereira

O estágio em medicina veterinária é quando o estudante tem a primeira oportunidade de encarar essa linda missão, afinal, cuidar de animais é um ato de caridade, amor, carinho, sem dúvidas, um exercício para pessoas fortes. Dessa forma, é um grande rito de passagem para encarar de fato as funções mais “pesadas” da profissão. 

Diferentemente de outras graduações, a veterinária oferece oportunidades para participar de atividades práticas em sala de aula, no meio do curso. Porém, ainda assim, o volume e a natureza desses estudos são bem menores em relação à realidade e esse é o fator de grande relevância para buscar essa experiência. 

Assim, dúvidas surgem: onde conseguir uma vaga? Quanto dura esse processo? Essas e outras questões serão esclarecidas no decorrer desse conteúdo, então, acompanhe agora!

Como funciona o estágio de Medicina Veterinária?

O estágio é a transição entre a teoria da graduação e a prática do ofício. Período onde o profissional está, sim, trabalhando, mas também aprendendo novas atividades e ainda se especializando em determinadas áreas da medicina veterinária.

Essa ciência é vista como uma atuação de imenso valor, humano e profissional. A maioria dos seres humanos sente um carinho e um afeto instintivo pelos animais e, durante o programa, o discente faz valer sua vocação. Assim, pode atuar nos seguintes lugares: 

  • Centros veterinários;
  • Hospitais veterinários;
  • ONGs;
  • Na própria faculdade;
  • Zoológicos;
  • Laboratórios;
  • Órgãos de inspeção;
  • Vigilância sanitária. 

Todos esses locais estão, geralmente, abertos para receber os alunos, dando suporte para realizarem suas atividades, aprendendo sua futura profissão com um especialista, entre outros aspectos. Em muitos casos, quando há mútuo acordo, é possível ocupar a posição de um profissional formal, integrando o quadro fixo da corporação. 

Quanto tempo dura o estágio de Medicina Veterinária?

O ato educativo em medicina veterinária é obrigatório e deve ser feito por todo discente para obtenção do diploma e exercício da profissão. Geralmente, dura 400 horas e essa informação consta na grade curricular da universidade.

Porém, é importante salientar: a iniciativa pode ultrapassar esse período imposto pelo projeto pedagógico. Contudo, conforme a Lei de Estágio, nº 11.788/2008, é proibido estender por mais de dois anos na mesma firma, exceto em casos de pessoas com deficiência (PcD). Dessa forma, é possível realizar de maneira particular e voluntário, aumentando as horas em seu currículo de modo livre e de espontânea vontade. 

Quais são as funções executadas pelo estagiário?

Muitos formandos podem sentir ansiedade em relação às atividades a serem realizadas. A título de conhecimento, as funções de um estagiário e de veterinário são praticamente as mesmas. Então, o estudante geralmente tem as responsabilidades abaixo:

  • Examinar os animais;
  • Atender os tutores de animais;
  • Realizar a anamnese (entrevista com o tutor do animal para saber detalhes); 
  • Fazer alguns procedimentos e exames clínicos no geral, como medir pressão, verificar alguns aspectos como mucosa, entre outros;
  • Preencher prontuários do animal, geralmente, feito com supervisão;
  • Executar procedimentos mais avançados, mas ainda assim singelos, como tirar sangue, aplicar medicamentos e dar remédios.

Todas essas funções são acompanhadas de perto por um veterinário mais experiente na área. Entre as diversas carreiras possíveis para o acadêmico, podemos destacar: 

  • Atendimentos em clínica veterinária;
  • Atuação no cuidado de animais em fazendas;
  • Centros de zoonoses;
  • Institutos de pesquisas e universidades;
  • Indústrias;
  • Órgãos de fiscalização. 

Para cada uma dessas situações, há um estilo de trabalho adequado, o qual pode variar bastante. Portanto, embora o estágio seja obrigatório, procure sempre um mais afinado com suas próprias inclinações e com o seu objetivo enquanto profissional.

Aproveite e confira também: Medicina Veterinária: séries para se inspirar. 

Qual é a importância do período de estágio para o estudante de Veterinária?

Assim como em qualquer outra carreira, essa fase da vida é essencial para colocar em prática todos os aprendizados adquiridos em sala de aula e laboratórios da faculdade, de uma forma mais realista, e ter contato com situações proporcionadas nos atendimentos. Com isso, o estágio não é só importante para o aluno, mas também para o ramo da medicina veterinária de modo geral. 

De acordo com uma pesquisa feita por Thais Cozza dos Santos e Cristiano Silva da Rosa, em  2017, o Brasil se provou um dos países com maior número de animais domésticos do mundo. Conforme os dados, são 132,4 milhões de pets distribuídos em todo território nacional. Além disso, a nação também tem a maior fauna do mundo em dados atualizados divulgados pelo Ibama.

Nossa biodiversidade é encantadora, sendo aproximadamente 100 mil espécies de animais diferentes. Com toda essa diversidade presente em nosso território, a obrigação de formar bons médicos veterinários é urgente. Embora a teoria sirva para dar as bases mais essenciais para a profissão a ser exercida, somente com o estágio em medicina veterinária os estudantes conseguem entender qual a importância do seu trabalho.

Para ler depois: Garanta sua presença em entrevistas de estágio.

Sendo assim, para sempre ficar por dentro das novidades de sucesso, o Nube é seu aliado! Acompanhe a TV Nube e confira outras matérias no blog, postadas frequentemente para te ajudar a se inserir no mercado. Nos siga também nas redes sociais, estamos presentes no Instagram, Facebook, Twitter, LinkedIn, TikTok e YouTube com posts incríveis. Não se esqueça de baixar o aplicativo Nube Vagas, disponível para Android e iOS. Deixando as notificações ativas você não perde nenhuma oportunidade. O Nube te ajuda a se manter sempre atualizado, te incentiva a mudar e conquistar o sucesso tão desejado. Aproveite os outros conteúdos da nossa plataforma e até a próxima! 

A Feira de Estágios Nube 2023 está chegando! 

Vale lembrar: a Feira de Estágios Nube 2023 vem aí! Nos dias 29, 30 e 31 de agosto deste ano, confira milhares de vagas de estágios, conteúdos ao vivo com diversas dicas para o mercado de trabalho, vários sorteios com prêmios imperdíveis e muito necessários para o dia a dia, certificado de horas complementares para ajudar na hora de pegar o diploma, bolsas de estudo e várias outras vantagens. Garanta sua inscrição, acesse: www.nube.com.br/feira! O melhor: é gratuito e on-line! Divulgue para seus amigos! Conte sempre conosco!

Seja nosso seguidor no Instagram, Tiktok e Linkedin (@nubevagas) e fique por dentro de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista também nossos vídeos de dicas poderosas para o mercado de trabalho no YouTube. Quer mais? Estamos no X e Facebook com novidades. Esperamos você!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe

Enquete