Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
preze-pelo-psicologico-da-sua-equipe

Preze pelo psicológico da sua equipe 

Notícia | 05/06/2023

Pedro Fagundes

A rotina da sua empresa tem causado estresse? Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil é o país com o maior número de casos de ansiedade no mundo, com quase 19 milhões de pessoas afetadas por esse transtorno. Dentre os diversos fatores, a convivência com o ambiente organizacional se destaca como um dos principais. Especialmente após o surgimento da pandemia de Covid-19, as companhias intensificaram sua presença digital e aceleraram suas atividades. Esse aumento repentino de ritmo, aliado à confusão entre trabalho e vida pessoal, tem afetado negativamente o bem-estar de muitos funcionários. Quer descobrir como lidar com essa questão? Acompanhe a matéria a seguir e confira algumas dicas úteis!

 

Bem-estar no expediente 

Uma pesquisa realizada pela Opinion Box, em parceria com a Vittude, revelou como 63% do público acredita cuidar ativamente de sua saúde mental. Esse dado expõe um aspecto ambíguo: por um lado, a alta porcentagem abre os olhos para a necessidade de cada vez mais pessoas terem esse cuidado, por outro, mostra como houve uma quebra de tabu em relação ao tema – permitindo um diálogo interpessoal mais aberto. Logo, não surpreende esse elemento ter se misturado com o expediente. “A humanização das relações de trabalho, com vínculos genuínos, é uma tarefa urgente. Quando estendemos a mão para um funcionário, recebemos um salto de produtividade”, afirma Flavia Caldeira, Diretora Sênior de Comunicação Estratégica na LLYC Brasil.

A rápida transformação do mundo tem despertado inquietude na sociedade. De acordo com o estudo mencionado, 90% das pessoas admitem a necessidade de tratar com maior seriedade os distúrbios relacionados à saúde mental. Todavia, ainda persiste uma resistência inicial de buscar por um  acompanhamento psicológico. Mais de 45% dos entrevistados ainda não admitem precisar de um acompanhamento terapêutico. Essa decisão é extremamente equivocada, pois o contato com o profissional é capaz de espantar fantasmas e elucidar questões internas. Por isso, prefira passar por essa luta acompanhado de quem entende da situação. Batalhar sozinho, no longo prazo, confunde-se com um enfrentamento contra si mesmo. Assim, sem perspectivas de vitória, entra-se em um ciclo fechado, retroalimentado pelos próprios atos e pensamentos. 

A saúde mental nunca deve ser tratada como um gasto ou um desperdício. Tampouco, pode ser colocada na geladeira, em stand by. Trata-se de um aspecto essencial para a vida. Por isso, precisa ter caráter de prioridade e, até mais, urgência. Não há problemas em mover montanhas a fim de atender a essa pendência. O importante é andar em sua direção – seja no particular ou no labor. Logo, vá atrás de medidas ao seu alcance e exija aquelas fora dele. “Hoje, montar a rotina dos colaboradores é um diferencial. Eles enxergam a nossa preocupação. Não é só um discurso para ficar bonito, é uma maneira de mudar caminhos, afirma a presidente da Merz Aesthetics no Brasil, Giovana Pacini, 

 

Impacto do modelo remoto 

A época quando era comum romantizar o perfil workaholic já passou. Uma dedicação “total” ao trabalho não deve significar abrir mão de tudo em prol dele. É fundamental respeitar os próprios limites. Nenhum reconhecimento compensa a falta de tranquilidade física e mental. No entanto, deve-se compreender como essas personalidades são um fruto direto do sistema, e não o contrário. A dinamicidade de objetivos e demandas é o motivo pelo qual as 6 horas de estágio ou 8 horas de CLT são, por outros olhos, vistas como escassas. Para quebrar a lógica e não seguir o caminho pré-tracejado, recomenda-se focar nas esferas mais individuais para buscar equilíbrio e bem-estar. “As pessoas precisam ter orgulho de pertencer, produzir e trabalhar”, explica Giovana.

No entanto, com a adoção do remoto, profissionais desse perfil têm surgido cada vez com mais frequência. Trabalhar diretamente de casa pode ter um aspecto atraente, mas também traz consigo desafios e situações tóxicas. A separação entre profissional e lazer tornou-se mais difícil, pois ambos, agora, compartilham o mesmo espaço. Nem todos têm a capacidade de alternar facilmente entre essas realidades sem enfrentar turbulências. De acordo com a Gallup, 86% dos empregados a distância experimentam pelo menos um dos 12 estágios de exaustão. Além disso, 67% dessa amostra sentem-se pressionados a estar disponíveis 24/7 – mesmo fora do horário comercial. 

 

Dicas para lidar com a ansiedade na rotina de trabalho

Para compreender a necessidade iminente de mudanças, considere este dado: 45% dos entrevistados pela Gallup afirmam exceder o limite de horas permitido de expediente. Ademais, conforme a Opinion Box, 61% dos contratados brasileiros apontam seu ambiente organizacional como prejudicial a sua saúde psicológica. Quer descobrir alguns métodos para reduzir os impactos dessa realidade sensível? Confira a lista de orientações abaixo:

Estabeleça limites: defina horários de labuta claros e respeite-os. Evite estender sua jornada além do necessário e permita-se ter momentos de descanso.

Separe espaços físicos: dedique um local específico em sua casa para o trabalho, de modo a criar uma separação visual e mental entre o ambiente profissional e o pessoal.

Pratique o autocuidado: reserve tempo para cuidar de si mesmo. Priorize atividades as quais promovam seu bem-estar físico e mental, como exercícios físicos, meditação, hobbies ou momentos de lazer.

Mantenha comunicação clara: estabeleça limites de disponibilidade e informe claramente sua rotina aos colegas e gestores. Comunique-se de forma assertiva e transparente sobre suas necessidades e preocupações.

Busque apoio: procure auxílio de um especialista, como um psicólogo ou terapeuta, para lidar com o estresse e as pressões do ofício. Compartilhe suas dificuldades também com amigos, familiares ou grupos de apoio.

Defina prioridades: identifique seus projetos mais relevantes e concentre-se neles. Evite sobrecarregar-se com tarefas desnecessárias e aprenda a delegar quando possível.

Estabeleça momentos de desconexão: reserve horários para se desconectar do vínculo ocupacional e se envolver em atividades que lhe tragam prazer e relaxamento. Desligue-se do celular e do computador durante esses períodos.

Cultive o equilíbrio: busque equilibrar o seu CNPJ com o seu CPF, dedicando tempo suficiente para suas relações familiares, descanso e outras áreas substanciais para o cotidiano.

 

Gostou das dicas? Então, atente-se ao seu bem-estar, valorize-se e, claro, compartilhe o conteúdo com os amigos! A hora para investir na sua saúde mental é agora, basta colocar-se como prioridade e ter iniciativa. Quer mais toques como esse? Continue nos acompanhando em nosso blog e nas redes sociais. Ah! Não esqueça de conferir o aplicativo Nube Vagas, disponível para Android e iOS. Para aproveitá-lo, deixe sempre as notificações ligadas e não perca nenhuma novidade.

A Feira de Estágios Nube 2023 vem aí! Nos dias 29, 30 e 31 de agosto deste ano, confira milhares de vagas de estágios, conteúdos ao vivo com dicas para o mercado de trabalho, vários sorteios com prêmios imperdíveis, certificado de horas complementares, bolsas de estudo e diversas outras vantagens. Garanta sua inscrição, acesse: www.nube.com.br/feira! O melhor: é gratuito e on-line! Divulgue para seus amigos! Conte sempre conosco!

O Nube preza pelo seu vigor, incentiva o cuidado e torce pelo seu sucesso!

Estamos no Linkedin com mais dicas e matérias focadas para gestores.

Se você tiver dúvidas sobre a contratação de estagiários e aprendizes, solicite um contato da nossa equipe.

Interessado em aprender mais? O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de gestores, estagiários e aprendizes.

Compartilhe

Enquete