Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
a-prevencao-reduz-os-afastamentos

A prevenção reduz os afastamentos  

Notícia | 05/06/2023

Ana Clara Lima

Desde 1948, o Dia Mundial da Saúde é uma forma de celebrar a criação da Organização Mundial da Saúde (OMS). Incorporada em nosso calendário, esse é um marco com a finalidade de conscientizar a humanidade sobre a importância de preservar a integridade da saúde do corpo e da mente. Sem contar com a série de desafios pontuais enfrentados pelo globo ao longo dos anos, informando todos sobre os riscos e maneiras de remediar. Não obstante, o mundo corporativo também é impactado por essa pauta, sendo primordial seguir certas regras e condutas para evitar adversidades com o coletivo. Portanto, descubra como a prevenção pode reduzir os afastamentos no cotidiano empresarial.

O cenário salutar do brasileiro

De acordo com uma pesquisa realizada pelo Núcleo Brasileiro de Estágios (Nube) sobre como os indivíduos fazem para cuidar de si, 37,82% destacaram a prática de atividades físicas. Outros 20,97% apontaram não fumar ou abusar de bebidas alcoólicas e 15,04% dizem manter uma alimentação saudável. Enquanto isso, somente 16,40% medem esforços para conter a sanidade mental. Logo, é primordial ressaltar os frutos positivos de investir tempo e dinheiro nessa causa. 

Nesse sentido, as autoridades e especialistas possuem um papel fundamental nas ações de incentivo e compreensão sobre o assunto. No final das contas, essas condutas são benéficas para toda uma sociedade. “Ser saudável vai muito além da ausência de doenças, pois requer equilíbrio e sabedoria para administrar seu tempo e cuidar do corpo, mente e intelecto”, pontua Valdir Pereira Ventura, CEO do São Cristóvão Saúde.

Como bem sabemos, o ambiente laboral pode ser extremamente desgastante para os funcionários. Quando a alta direção de uma companhia não possui o devido controle e cuidado com as demandas empresariais, muitos integrantes da equipe podem ficar sobrecarregados com suas atividades e responsabilidades. Apesar de inicialmente parecer vantajoso manter o mesmo gasto com a mão de obra quando aumentam-se as tarefas, as consequências tendem a ser negativas tanto para os colaboradores quanto para a entidade.

Fica nítido, portanto, como a prevenção de enfermidades é a melhor estratégia a ser adotada pelas empregadoras, seja no quesito econômico ou ético. Por isso, significativa parcela das instituições promovem campanhas e investem em benefícios voltados para essa esfera da vida. “É fundamental repensarmos sobre nossos hábitos e refletir se são, de fato, saudáveis. Isso nos estimula a readequar nossa rotina e alerta para a necessidade de manter a qualidade de vida no cotidiano”, completa Ventura. 

Reduza o ritmo e aumente os cuidados!

Conforme um estudo elaborado pela Gattas Health & Results, dentre 18% dos trabalhadores brasileiros ouvidos, 20% sofre da Síndrome de Burnout. Desde 2019, a condição foi oficializada pela OMS como um fenômeno ocupacional. Quando a ansiedade ou tristeza no domingo à tarde, desânimo ao levantar e cansaço passam dos limites, o afastamento do colaborador é necessário para tentar amenizar os sintomas. 

Logo, essa é uma discussão para o mundo corporativo como um todo, expandindo-se para as áreas de atuação. “No pós-pandemia começamos a entender novas formas de serviço, o home office, no qual muitos estão trabalhando mais. Existe também uma retração econômica grande, as pessoas estão com medo de perder seus empregos, e percebemos quem tem risco financeiro como os mais suscetíveis a dificuldades com a psique”, pontua João Pedro Locatelli, Head de Saúde da Hygia Saúde. 

O cenário conturbado no qual estamos inseridos é reflexo de uma sociedade exageradamente utilitarista, marcada por pressões intensas na busca da perfeição em diversos aspectos da vida. Assim sendo, a romantização da produtividade pode ser perigosa para os funcionários e gestores, acostumados a sempre dar o máximo de si independentemente da situação. Por essa razão, é crucial estabelecer limites e condutas éticas a serem seguidas por todos. 

Dessa forma, as organizações e funcionários possuem a missão conjunta de não negligenciar as precauções com o bem-estar. “O principal problema é o fato de não cuidarem preventivamente de si, chegando a um momento no qual a sua condição fica tão insustentável e ela precisa ser afastada. Associado a isso, a gente tem um grande número de pessoas com doenças crônicas não transmissíveis ou cardiovasculares, como diabetes, obesidade ou com eventos graves”, ressalta Locatelli. 

As prioridades do mercado de trabalho mudaram!

Segundo a Workforce Preferences Barometer, a remuneração já deixou de ser o foco dos trabalhadores há um tempo, passando da primeira colocação para a terceira. Atualmente, a prioridade está na qualidade/equilíbrio entre vida pessoal e profissional, representando um total de 59% dos entrevistados. Não obstante, o mercado passou por movimentações intensas nos últimos anos, como a Grande Renúncia marcada pela alta rotatividade de talentos. 

Torna-se evidente, portanto, como o acolhimento e real preocupação com o quadro é primordial nos dias de hoje. “Trabalhamos em média 8 horas por dia. Então, tudo feito dentro da empresa impacta em um terço de toda nossa saúde. Uma avaliação sistemática das condições dos empregados e acompanhamento desses resultados poderiam reduzir consideravelmente os afastamentos”, finaliza o Head de Saúde da Hygia Saúde. 

Por fim, o Nube oferta posições de aprendizagem e estágio. Se interessou? É possível filtrar vagas no seu perfil. Na nossa plataforma você fica por dentro dos processos seletivos dos nossos clientes. Diariamente disponibilizamos conteúdos para estudantes e profissionais em nosso blog e redes sociais. Não deixe de conferir!

O nosso foco é ajudar você a conquistar uma carreira de sucesso! Não se esqueça de baixar o aplicativo Nube Vagas para receber todas as notificações. Faça já o seu cadastro e deixe sempre atualizado o seu celular e e-mail para receber o nosso contato!

A Feira de Estágios Nube 2023 vem aí! Nos dias 29, 30 e 31 de agosto deste ano, confira milhares de vagas de estágios, conteúdos ao vivo com dicas para o mercado de trabalho, vários sorteios com prêmios imperdíveis, certificado de horas complementares, bolsas de estudo e diversas outras vantagens. Garanta sua inscrição, acesse: www.nube.com.br/feira! O melhor: é gratuito e on-line! Divulgue para seus amigos! Conte sempre conosco!

O Nube investe no bem-estar dos colaboradores!

Seja nosso seguidor no Instagram, Tiktok e Linkedin (@nubevagas) e fique por dentro de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista também nossos vídeos de dicas poderosas para o mercado de trabalho no YouTube. Quer mais? Estamos no X e Facebook com novidades. Esperamos você!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe