Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
uma-rotina-organizada-pode-ser-a-chave-para-o-sucesso

Uma rotina organizada pode ser a chave para o sucesso  

Notícia | 31/05/2023

Larissa Almeida

 

A organização é uma habilidade listada em inúmeros currículos. Isso porque esse quesito é essencial para se desempenhar bem no meio corporativo, seja na aprendizagem, estágio ou um cargo efetivo. A sua presença auxilia a não gerar confusão com as demandas, prazos, atrasar os horários entre outras coisas. No entanto, manter essa capacidade não é uma tarefa fácil, afinal, estamos rodeados de imprevistos e outros fatores, como o emocional, responsáveis por interferir no planejamento. Porém, de fato, manter a ordem, mesmo mínima, faz toda a diferença. Então veja, nesta matéria, o porquê não deixar essa capacidade de lado. 

Entenda mais sobre esse comportamento 

A palavra pode conter mais de um significado, como referir-se às corporações. Porém, nessa vertente comportamental, ela é descrita como um conjunto de esforços para realizar algum propósito. Para entendermos melhor, Fernanda Piacesi Barbosa, mentora de carreiras e liderança, descreve como seria o indivíduo com essa característica. “Um sujeito coordenado é aquele com foco para efetuar as suas tarefas diárias. Onde, para isso, ele dispõe de comprometimento, ou seja, estimula o pensamento para encerrar o dia somente depois de cumprir com as atividades propostas”, descreve. 

A presença dessa noção no cotidiano consegue ser benéfica para o desempenho e bem-estar pessoal e profissional 

Para mostrar a relevância de se preocupar e começar a estabelecer práticas de organização na sua rotina, o próprio Nube - Núcleo Brasileiro de Estágios, lista cinco benefícios de quem tem essa atitude. Confira: 

Maiores níveis de produtividade: os afazeres não são exclusivos de quem tem uma posição laboral, mas também estão presentes na vertente pessoal e acadêmica. Logo, quem planeja seus compromissos consegue entregar resultados de maneira mais rápida e eficiente em função de conciliar todas as áreas e adquirir mais tempo livre. 

Menos estresse no dia a dia: segundo um levantamento feito pela StarCheck, 48,59% dos brasileiros, os quais realizaram exames, em 2022, apresentaram níveis de estresse alterado e, desses números, 34,26% estão hipertensos. Não é novidade como o nervosismo afeta outros campos, principalmente, o da saúde. Então, evitar esse estado é essencial para não atingir condições mais graves. 

Dessa forma, a ordenação das coisas promove mais segurança para lidar com imprevistos, evita o acúmulo de responsabilidades e situações de sobrecarregamento. Assim, o tempo não fica apertado nem mesmo acaba se esquecendo de processos relevantes. 

Decisões mais assertivas: a partir de uma esquematização o indivíduo consegue visualizar as suas circunstâncias. Isso pode ser revertido na criação de estratégias capazes de designar uma decisão inteligente, sem pressão e com base em dados concretos. Essa capacidade se torna ainda mais proveitosa quando atrelada ao segmento financeiro. O controle das despesas é fundamental para não cair na inadimplência, investir os lucros em algo mais frutífero, entre outros quesitos. 

Boa reputação no meio corporativo: ser alguém planejado tende a aumentar sua reputação em qualquer âmbito, mas principalmente, no laboral. A capacidade de cumprir prazos, manter-se organizado e demonstrar um alto nível de eficiência e confiabilidade é extremamente valorizada dentro das companhias. Dessa maneira, essa atitude abre portas para oportunidades de carreira e fortalece os relacionamentos dentro e fora da companhia. 

Colaboração com o bem-estar, saúde mental e física: essa é uma preocupação crescente na sociedade, pois quando esses campos não encontram-se equilibrados e saudáveis, eles atingem todos demais. Onde fica ainda mais difícil atender todas as responsabilidades, independentemente do seu grau de importância. Como auxílio do gerenciamento de tarefas, o cotidiano  fica calmo e uma parcela do tempo consegue ser destinada a esses cuidados. 

Conforme um levantamento realizado pela WW, em parceria com a Kantar, com o objetivo de compreender as tendências e comportamentos da sociedade com relação a hábitos saudáveis. 91% dos brasileiros estão focados em manter e/ou melhorar sua saúde e bem-estar, enquanto em todo o mundo o percentual é de, apenas, 78%.

Algumas atitudes tornam a organização mais fácil e eficiente 

Para tornar essa necessidade uma realidade, algumas dicas conseguem te auxiliar para cumprir a missão:

infográfico  

Não procrastinar: a atitude de adiar os deveres é um comportamento comum, mas é um grande fator quando se trata de acabar com a ordem das coisas. Afinal, no tempo desocupado não deixam de aparecer mais afazeres. Logo, o acúmulo deles é uma consequência indispensável. Portanto, é um dos hábitos a ser evitado! 

Preserve o seu local de trabalho: manter o local de trabalho e estudo, como o quarto, sempre limpo é essencial para permanecer nos bons hábitos. Isso porque a bagunça interfere na produção, no foco e motivação, por exemplo. Assim, fica mais complicado seguir com os objetivos. 

Defina metas diárias: para todo objetivo existe um caminho a trilhar. Esse pode ser traçado por meio de mini metas, a serem cumpridas cotidianamente. Então, para quem não é acostumado com a coordenação das coisas, é uma maneira de iniciar. Afinal,  analisar o seu progresso entrega mais engajamento para seguir em frente. 

Busque o autoconhecimento: não adianta procurar o milagre da gestão, cada ser humano é único e possui seus próprios métodos. Por isso, compreender suas limitações, formas de prestar atenção, se prefere criar listas físicas, virtuais, mensais, semanais, só é possível testando. 

Gostou das sugestões? Quer saber mais sobre as tendências do mercado e como colocá-las em prática na sua posição ou vida pessoal? Acompanhe o Nube! Estamos prontos para te atualizar sobre assuntos em alta no meio corporativo, diariamente, pelo blog e nas redes sociais. 

Tem novidade na área! A Feira de Estágios Nube 2023 vem aí! Nos dias 29, 30 e 31 de agosto deste ano, confira milhares de vagas de estágios, conteúdos ao vivo com dicas para o mercado de trabalho, vários sorteios com prêmios imperdíveis, certificado de horas complementares, bolsas de estudo e diversas outras vantagens.  Garanta sua inscrição, acesse: www.nube.com.br/feira! Conte sempre conosco. 

Porém não espere a data chegar! Siga o @nubevagas no Twitter, Instagram, Linkedin, TikTok, Youtube e Facebook e não perca nenhuma novidade. Baixe também o aplicativo Nube Vagas disponível para Android ou IOS, deixe seu cadastro sempre atualizado, com o número de telefone e e-mail recentes e ative as notificações, assim, você é avisado em tempo real quando abre uma vaga em seu perfil.

Para encontrar a sua posição de sucesso, conte com o Nube! 

 

Seja nosso seguidor no Instagram, Tiktok e Linkedin (@nubevagas) e fique por dentro de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista também nossos vídeos de dicas poderosas para o mercado de trabalho no YouTube. Quer mais? Estamos no X e Facebook com novidades. Esperamos você!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe

Enquete