Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
preparado-para-arrasar-no-vestibular

Preparado para arrasar no vestibular? 

Notícia | 31/05/2023

Rodrigo Barreto

Realizar o vestibular é uma experiência extremamente significativa em nossas vidas. Essa empreitada não apenas demanda dedicação e concentração para obter um desempenho satisfatório, mas também envolve pressão emocional e incertezas acerca da escolha profissional. Logo, essa fase tem uma importância imensa, pois representa o primeiro passo rumo à obtenção de um estágio, à entrada no mercado de trabalho e ao início de uma carreira promissora.

Como conseguir uma boa nota na avaliação?

A obtenção de boas notas no vestibular continua sendo o principal caminho para o ingresso dos estudantes de todo o Brasil nas universidades. Embora a prova seja aplicada apenas no final do ano, os docentes indicam iniciar a preparação muito antes. A competição é acirrada e todo esforço vale a pena, como evidenciado pelos 3,4 milhões de inscritos na última edição do Exame Nacional do Ensino Médio - Enem, de acordo com o Ministério da Educação.

A prova abrange diversas disciplinas e é extensa, mas o maior temor dos candidatos é a redação. Ela consiste em uma frase-tema, geralmente abordando algum problema atual da sociedade e requer uma abordagem argumentativa e dissertativa em um texto com até 30 linhas. “Muitos falam sobre uma 'estrutura coringa’, esboços do texto e outras dicas. No entanto, o processo de escrita só traz resultados quando efetivamente colocado em prática", ressalta o professor de português Gustavo Gueno. "O docente desempenha o papel de avaliador e aponta os pontos a serem aprimorados", complementa.

Seguir as dicas do especialista, como treinar intensamente, ler abundantemente e contar com o apoio da família e da escola, é essencial. Quando combinadas, essas técnicas não garantem soluções mágicas, mas proporcionam maior tranquilidade e chances de sucesso. "No processo de preparação, é ideal ter foco e organização em relação aos momentos de estudo, além das aulas regulares. Os alunos devem também revisar conceitos e resolver exercícios", afirma o coordenador do COC Beraldo, Edi Rotini. Segundo o especialista, para uma produção clara e com ideias fluidas, é interessante estar atento aos assuntos em destaque na mídia ao longo do ano. "Não existe um método revolucionário, mas sim a persistência e muito treinamento".

Como controlar o aspecto emocional?

Embora a ansiedade seja uma parte da natureza humana e se torne mais evidente em momentos como esse, controlá-la pode ter um efeito positivo no desempenho. Além da preparação ao longo de todo o ano letivo, o dia da prova merece atenção especial. De acordo com Gueno, esse controle se torna mais fácil quando todos os envolvidos no cuidado e preparação do estudante desempenham seu papel. "O apoio familiar é essencial nesse processo, porém, tudo em excesso é prejudicial, assim como as cobranças. Uma dica é buscar eventos de lazer, como ir ao cinema: isso pode ajudar a diminuir a tensão e expandir o repertório sociocultural para ser explorado. Contudo, não podemos esquecer da saúde mental. É importante buscar apoio profissional para direcionar corretamente os pensamentos", enfatiza.

Segundo Rotini, a ansiedade não tratada pode atrapalhar, especialmente próximo à data da avaliação. “Integrar atividades físicas, momentos de descanso e relaxamento mental é imprescindível. Além do ensino, nosso foco é orientar os alunos a serem protagonistas de suas próprias vidas, controlando suas emoções em momentos de alegria e adversidade. Prepará-los para terem bom aproveitamento, mas com tranquilidade, faz parte da nossa proposta", destaca.

Não existe uma fórmula mágica para a aprovação

Anualmente, milhões de estudantes brasileiros enfrentam o desafio de conquistar uma vaga em uma universidade de qualidade. Para esse mar de gente, algumas estratégias, técnicas e horas de dedicação diária podem fazer toda a diferença, aumentando consideravelmente as chances de alcançar os resultados desejados. Contudo, existe uma "fórmula mágica" seguida pelos aprovados?

Segundo a especialista em projetos da Conquista Solução Educacional, Alessandra Cavichia, não se trata de um segredo, mas sim de consistência. "Alcançar esse objetivo requer muito esforço, mas ter uma rotina bem planejada, levando em consideração as necessidades individuais, é o melhor caminho para se preparar adequadamente para esses exames", destaca. Além disso, ela ressalta a relevância de contar com bons lecionadores, para oferecer apoio emocional e ter um material didático capaz de abordar os principais conteúdos.

Tornar-se um acadêmico de sucesso não acontece da noite para o dia. Segundo especialistas, esse processo se assemelha a uma maratona. Ao longo dessa jornada, é necessário enfrentar repetidamente o desafio principal: a prova. Para isso, realizar simulados é indispensável, pois ajuda a assimilar e aplicar os saberes absorvidos.

No entanto, existem alguns hábitos comuns entre os aprovados. De acordo com Alessandra, um deles é planejar e seguir uma rotina diária de estudos. "Isso envolve considerar o tempo necessário para dedicar a essa tarefa. É preciso levar em conta a concorrência do curso escolhido, a necessidade de maior preparação em determinadas áreas do conhecimento, o ambiente utilizado, entre outros fatores", detalha.

Também é fundamental prestar atenção nos períodos de descanso, lazer e atividades físicas. A recomendação bem conhecida de manter uma boa saúde é algo unânime. Afinal, cultivar tanto o aspecto físico quanto o mental é essencial para se concentrar e obter um bom desempenho. Invista em uma alimentação equilibrada, pratique exercícios regularmente e tenha uma quantidade adequada de sono.

Nem sempre é simples assimilar certos conhecimentos e é natural a maioria das pessoas ter facilidade em alguns conteúdos, mas enfrentar dificuldades em outros. No entanto, não se deve ignorar as matérias "difíceis" apenas por serem desafiadoras. "Duas estratégias eficazes são: solicitar aos professores recomendações de leituras, atividades e até mesmo videoaulas complementares para se aprofundar nessas áreas e buscar ajuda também dos colegas. Nesse sentido, grupos de estudo podem oferecer uma excelente oportunidade para trocar conhecimentos", aconselha a especialista.

Quer saber mais sobre os assuntos em alta e largar na frente dos concorrentes? Em nosso site são publicados conteúdos todos os dias sobre o mundo corporativo. Se você está em busca de um estagiário ou aprendiz para fortalecer ainda mais o seu negócio, entre em contato com o Nube!

Seja nosso seguidor no Twitter (@nubevagas) e veja notícias diárias de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista nossos vídeos de dicas no YouTube e participe da nossa página no Facebook. Agora estamos também no Instagram, TikTok e no LinkedIn. Esperamos você nas redes sociais!

A Feira de Estágios Nube 2023 vem aí! Nos dias 29, 30 e 31 de agosto deste ano, confira milhares de vagas de estágios, conteúdos ao vivo com dicas para o mercado de trabalho, vários sorteios com prêmios imperdíveis, certificado de horas complementares, bolsas de estudo e diversas outras vantagens. Fique ligado, logo iremos abrir as inscrições!

Conte com o Nube nessa caminhada rumo ao sucesso!

Seja nosso seguidor no Instagram, Tiktok e Linkedin (@nubevagas) e fique por dentro de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista também nossos vídeos de dicas poderosas para o mercado de trabalho no YouTube. Quer mais? Estamos no X e Facebook com novidades. Esperamos você!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe

Enquete