Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
okr-e-kpi-conceitos-essenciais-para-a-alta-performance

OKR e KPI: conceitos essenciais para a alta performance 

Notícia | 25/05/2023

Laura Pereira

A alta performance precisa de uma série de elementos bem alinhados, tanto fatores internos quanto externos. Nesse sentido, trabalhar com conceitos voltados para colher resultados de maneira mais assertiva é fundamental para as empresas. Contudo, antes de colocar em prática, é essencial entender vários termos e como é possível desenvolver um bom planejamento os levando como base. Sendo assim, fique por dentro de dicas valiosas! 

Entenda a diferença entre OKR, Meta e KPI

Segundo Rafael Bueno, CEO (Chief Executive Officer) e fundador da Team Culture, cada expressão está associada a uma realização. “Esse será nosso ponto de partida: KPIs (Key Performance Indicator) são indicadores de performance, ou seja, tudo o possível a ser metrificado por uma companhia. Esses índices não são fixos, cada organização decide quais contribuirão para o melhor caminho”, explica. 

Enfim, quando falamos de metas, lembramos de duas vertentes: 1) aquelas almejadas pela contratante e as individuais, reconhecidas por seu caráter de desenvolvimento e resultado pessoal. “Aqui, abordaremos as metas organizacionais, elas são mais específicas, devem ser mensuráveis, atingíveis e relevantes, além de ter um prazo para acontecer”, comentou. 

Já OKR (Objective Keys Results) trata-se do alinhamento responsável por fornecer direcionamento dentro da marca, por meio de objetivos e resultados-chaves, os quais unidos trarão uma conexão e um pertencimento mais profundo para os envolvidos. “Lembrando: a natureza do OKR é ser desafiador”, ressaltou Bueno. 

Uma pesquisa do Nube perguntou para cerca de 28 mil jovens como eles se veem daqui a cinco anos. Como resposta, 37,31% esperam estarem realizados na própria carreira e 22,79% ainda estudando e investindo em sua formação. Já 20,70% almejam atuar na empresa dos sonhos e 10,21% querem morar fora do país com um bom salário. Por fim, 8,99% sonham em ocupar um cargo de liderança. Para alcançar esses interesses, é crucial montar um bom plano e os OKR podem ajudar. 

Quer saber mais sobre o assunto? Leia também: já ouviu falar no método OKR?

Como implementar esses conceitos na minha realidade?

Pensando em começar a utilizar essas metodologias, Bueno traz seus conselhos: “KPI e metas são facilmente implementáveis, os resultados podem ser vistos de forma imediata ou em pouco tempo. A determinação de KPI é instantânea, após escolher o indicador e a métrica para ser acompanhada, é preciso apenas colocar para rodar na empresa”, pontua. Já as metas são baseadas nos objetivos, logo, são simplificadas e o seu prazo de conclusão é definido logo no início. 

Por outro lado, quando falamos de OKR, é fundamental ter um cronograma maior, requerendo mais tempo para cada uma das etapas da sua construção. “É uma estratégia organizacional e envolve o planejamento estratégico, além das iniciativas de acompanhamento e apuração. Deve ser trabalhado, aplicado por meio de uma metodologia, com rituais, datas e um cronograma”, explica o especialista.

Dessa forma, os mais diversos níveis hierárquicos precisam pensar bem e ter calma nesse momento. “Apenas as etapas para planejar podem durar de um a três meses, pois envolvem a participação de todos os colaboradores e o tempo cíclico fica a critério da instituição”, pontua o fundador da Team Culture. 

Nós recomendamos: inove sua empresa com alguns passos. 

Veja um exemplo prático para entender o uso das metodologias

Quer um exemplo para entender melhor? Vamos imaginar: uma corporação chamou a equipe e colocou como objetivo cumprir um determinado número de vendas. Isso pode ser estruturado como uma meta, atrelada a um direcionamento de como potencializar as negociações por meio de uma tática de inside sales. “O atingimento desse plano pode ser acompanhado com alguns resultados chaves quantitativos, como novos clientes, reuniões e lucros”, adicionou Bueno. 

Nesse mesmo cenário, é possível acompanhar os KPIs do time, pela quantidade de interações, tempo médio de conversa com o consumidor, o número de ligações realizadas, entre outros. “Os três conceitos não precisam estar separados, podem ser trabalhados de forma simultânea pelas organizações e, inclusive, complementares”, finaliza o CEO. 

Fique por dentro: os cinco passos para o sucesso da empresa. 

Entenda como OKRs podem fazer a diferença nos resultados finais 

Para Pedro Signorelli, fundador da Pragmática Consultoria em Gestão, expert com mais de 20 anos de experiência no mercado corporativo e referência na implementação do método OKR, essa metodologia é capaz de mudar os resultados de uma marca. “Ele nos ajuda a fugir da simples definição de lista de tarefas e ações a serem feitas. Afinal, quando você adota esse tipo de administração, é premissa para avaliações constantes de tudo isso com o time, para cada membro conhecer sempre a missão e saber exatamente o propósito do seu trabalho”, contou. 

Dessa forma, ele aconselha: “para ter geração de valor e incremento de margens constante, seja no início da constituição da sua empresa ou quando já está mais maduro, você nunca deve tirar o olho do peixe, precisa da disciplina do acompanhamento”, aconselha. Sem isso, as ótimas ideias e insights vão se perder no meio da execução. 

Saiba mais em: você conhece o método OKR?

Sendo assim, para sempre ficar por dentro das novidades de sucesso, o Nube é seu aliado! Acompanhe a TV Nube e confira outras matérias no blog, postadas frequentemente para te ajudar a se inserir no mercado. Nos siga também nas redes sociais, estamos presentes no Instagram, Facebook, Twitter, LinkedIn, TikTok e YouTube com posts incríveis. Não se esqueça de baixar o aplicativo Nube Vagas, disponível para Android e iOS. Deixando as notificações ativas você não perde nenhuma oportunidade. O Nube te ajuda a se manter sempre atualizado, te incentiva a mudar e conquistar o sucesso tão desejado. Aproveite os outros conteúdos da nossa plataforma e até a próxima! 

A Feira de Estágios Nube 2023 está chegando! 

Vale lembrar: a Feira de Estágios Nube 2023 vem aí! Nos dias 29, 30 e 31 de agosto deste ano, confira milhares de vagas de estágios, conteúdos ao vivo com diversas dicas para o mercado de trabalho, vários sorteios com prêmios imperdíveis e muito necessários para o dia a dia, certificado de horas complementares para ajudar na hora de pegar o diploma, bolsas de estudo e várias outras vantagens. Logo iremos abrir as inscrições, por isso, fique de olho! 

Conte sempre conosco para alcançar o sucesso!

Seja nosso seguidor no Instagram, Tiktok e Linkedin (@nubevagas) e fique por dentro de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista também nossos vídeos de dicas poderosas para o mercado de trabalho no YouTube. Quer mais? Estamos no X e Facebook com novidades. Esperamos você!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe

Enquete