Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
guia-do-nube-como-funciona-o-estagio-na-area-do-direito

Guia do Nube: como funciona o estágio na área do Direito? 

Notícia | 24/05/2023

Laura Pereira

Os acadêmicos da área do Direito, sem dúvidas, escolhem essa graduação com o intuito de se tornarem grandes advogados e conforme passam os primeiros semestres a ansiedade por já atuar no ramo é natural. Então, a procura por um estágio costuma ser o caminho para atender essa vontade de colocar em prática os saberes jurídicos aprendidos nas aulas.

No entanto, essa fase pode gerar muitas dúvidas, afinal, eles não sabem como será a experiência nem como encontrar boas vagas. É o seu caso? Então, fique por aqui, pois vamos te explicar desde o funcionamento das empresas, os campos existentes para estagiar e como é a jornada de trabalho. Aproveite a leitura!

Afinal, como funciona o estágio na área do Direito?

O estágio promove a possibilidade do discente vivenciar a práxis dos aprendizados das classes teóricas. A depender da escolha pode ser realizado tanto em órgãos públicos quanto privados, em escritórios de grande ou pequeno porte, ou até mesmo no Ministério Público. Se o aluno estiver interessado em aprender no meio público, é ideal compreender as tarefas e a necessidade de prestar concurso no futuro caso queiram seguir trabalhando para o estado brasileiro.

- Setor público

Quem estiver com essa pretensão encontrará alta demanda de locais com oportunidades. O diferencial, porém, é o formando trabalhar mais com a defesa de réus, os quais não possuem dinheiro para custear um advogado.

Obviamente, não ficarão retidos somente a esse departamento. Ou seja, os estudantes terão a chance de ajudar em causas de meio social, a fim de auxiliar as pessoas em situação de vulnerabilidade.

Além disso, terá a possibilidade de aprimorar mais os conhecimentos no setor de Direito Administrativo e, até mesmo, realizar um concurso para auxiliar por completo na função desejada. As áreas são muitas e os acadêmicos poderão atender ou prestar consultoria e representação nas seguintes ramificações:

  • Direito Civil;
  • Direito Contratual;
  • Direito do Consumidor;
  • Direito Penal;
  • Direito Trabalhista;
  • Direito Tributário.

Vale ressaltar: cada uma dessas vertentes tem algumas tarefas específicas e qualquer uma garantirá um vasto desenvolvimento dos conhecimentos teóricos aplicados à realidade prática. Para Beatriz Machnick, professora na Escola Superior da Advocacia e na Ordem dos Advogados do Brasil, é fundamental analisar as possibilidades antes de escolher um segmento para se candidatar. “Gosto muito da frase: ‘para quem não sabe para onde ir, qualquer caminho serve’. Porém, a reflexão é pelo contrário, precisamos compreender muito bem”, comentou. Dessa forma, com os conhecimentos aprendidos na escola, o discente consegue visualizar mais chances e encontrar aquela ideal para o seu perfil. 

- Estágio de Direito em empresas privadas

Nas empresas privadas, o estágio permite aos alunos estarem inseridos em um escritório particular. Assim, aprendem a ler processos, lidar com ações judiciais, aprimorando assim os conhecimentos na área do Direito Tributário ou Empresarial, por exemplo.

Quais são as áreas do Direito para estagiar?

Os acadêmicos terão a possibilidade de estagiar em diversos setores, a serem escolhidos por eles, para adquirir mais experiência, entender determinadas métricas e compreender a importância de ser formado com auxílio de um excelente estágio. Todos os estagiários aprenderão na prática como é o funcionamento do setor jurídico, resolver pendências e como é estar mediante um tribunal. No decorrer do estágio, entenderá as regras a serem adotadas, bem como a se portar em locais sérios e exigentes, como os Ministérios.

- Empresas para Estágio

Os estudantes podem estagiar nas empresas com setores jurídicos, aprimorando assim o conhecimento na área de administração e gerência. No Nube, é um dos cursos com mais vagas, porém as oportunidades são menores nesse meio quando comparadas a quem está de olho nos setores públicos, mas são muito válidas para quem deseja seguir por este caminho empresarial.

- Estágio em Órgão Público

Trata-se da principal escolha de muita gente, justamente por haver a possibilidade de encontrar excelentes posições de sucesso, sejam elas remuneradas ou apenas para estar como voluntário. Existem três setores interessantes, os quais podem ser escolhidos para adquirir mais conhecimento prático. Veja:

  • Poder Judiciário;
  • Defensoria Pública;
  • Promotoria.

Além disso, na Defensoria Pública, os alunos terão mais facilidade de encontrar vagas. É um campo com uma demanda intensa de trabalho e fica muito mais fácil de ser contratado, seja ao passar por concursos ou ao se voluntariar para estágios.

- Estágio nas Delegacias Civis e Militares

É normal, muitas áreas do direito não agradam a todos os grupos com vontade de  experienciar o novo. Dessa forma, existem vagas para aprender em delegacias da Polícia Civil ou Militar, a fim de permitir aos interessados adquirir mais conhecimento a respeito do setor e compreendam como é o funcionamento, de fato, de um dos dois ambientes.

Alguns direitos do estagiário

Quem está apto a essa iniciativa também pode receber bolsa auxílio, em casos de estágio não obrigatório. Outra determinação da Lei nº 11.788/2008, também conhecida como Lei de Estágio, é a possibilidade de auxílio transporte caso haja deslocamento até o escritório, recesso remunerado e seguro contra acidentes pessoais, válido em todo o território nacional. 

Conforme a pesquisa de 2021, realizada pelo Nube, sobre a média de bolsa-auxílio nacional, a graduação em direito se encontra muito bem rankeada. Hoje, quem faz estágio nesse segmento pode começar com valores de R$1.368,00 e crescer sua remuneração concomitantemente ao seu desenvolvimento. 

Sendo assim, para sempre ficar por dentro das novidades de sucesso, o Nube é seu aliado! Acompanhe a TV Nube e confira outras matérias no blog, postadas frequentemente para te ajudar a se inserir no mercado. Nos siga também nas redes sociais, estamos presentes no Instagram, Facebook, Twitter, LinkedIn, TikTok e YouTube com posts incríveis. Não se esqueça de baixar o aplicativo Nube Vagas, disponível para Android e iOS. Deixando as notificações ativas você não perde nenhuma oportunidade. O Nube te ajuda a se manter sempre atualizado, te incentiva a mudar e conquistar o sucesso tão desejado. Aproveite os outros conteúdos da nossa plataforma e até a próxima! 

A Feira de Estágios Nube 2023 está chegando! 

Vale lembrar: a Feira de Estágios Nube 2023 vem aí! Nos dias 29, 30 e 31 de agosto deste ano, confira milhares de vagas de estágios, conteúdos ao vivo com diversas dicas para o mercado de trabalho, vários sorteios com prêmios imperdíveis e muito necessários para o dia a dia, certificado de horas complementares para ajudar na hora de pegar o diploma, bolsas de estudo e várias outras vantagens. Logo iremos abrir as inscrições, por isso, fique de olho! Conte sempre conosco para alcançar o sucesso! 

Curtiu a carreira de direito? Quando iniciar seu curso, garanta um cadastro atualizado no site do Nube para receber ofertas de estágio e alavancar suas habilidades. Boa sorte!

Seja nosso seguidor no Instagram, Tiktok e Linkedin (@nubevagas) e fique por dentro de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista também nossos vídeos de dicas poderosas para o mercado de trabalho no YouTube. Quer mais? Estamos no X e Facebook com novidades. Esperamos você!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe

Enquete