Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
faca-uma-transicao-de-carreira-bem-sucedida

Faça uma transição de carreira bem sucedida 

Notícia | 24/05/2023

Rodrigo Barreto

Devido aos acontecimentos dos últimos anos, muita gente repensou seus conceitos e sua realidade de vida. Nesse cenário, diversos cidadãos optaram por mudar o rumo de suas carreiras e seguir um novo caminho em busca da felicidade e realização de sonhos. No entanto, para tomar essa atitude, é importante ter cuidado para não fazer algo errado e se arrepender no futuro.

A transição de carreira se tornou algo comum

A transição representa um desafio emocional, financeiro e profissional, mas também pode ser uma oportunidade para crescimento. A mudança de área requer muita reflexão, planejamento e preparação para ser bem sucedida. Existem muitas razões pelas quais as pessoas fazem essa escolha, como insatisfação com a carreira atual, desejo de ser melhor remunerado, busca por um propósito, troca de interesses, problemas de saúde, entre outras. "É essencial identificar seu perfil e não se acomodar em uma posição insatisfatória", destaca o professor na Universidade Presbiteriana Mackenzie, Thiago do Val.

Independentemente do motivo, o processo requer um planejamento cuidadoso e a identificação de habilidades, experiências e conhecimentos para o novo segmento. De acordo com pesquisa da Robert Half, 49% de quem integra o mercado de trabalho, está procurando um novo emprego em 2023. Desses, 39% pretendem migrar para outro setor.

Mesmo com a experiência adquirida no mundo corporativo, o indivíduo sempre vai se deparar com situações nas quais é preciso ter paciência, poder de argumentação, autocontrole, realizar tarefas sob pressão, lidar com pessoas diferentes de si e uma série de outras capacidades comportamentais, as chamadas soft skills. “Em uma entrevista, não se intimide ao contar sobre vivências passadas, elas dizem muito sobre seu comportamento em uma empresa. Sua história é a sua construção mais valiosa. Tenha orgulho dela”, aconselha o CEO da Korú e especialista em recursos humanos, Daniel Spolaor.

Nesse sentido, o Departamento de Trabalho e a Associação Nacional de Desenvolvimento de Carreira dos Estados Unidos fizeram um relatório e listaram dicas para quem trilhará esse rumo:

  • Identifique suas motivações
  • Faça uma avaliação de suas habilidades
  • Pesquise sobre a nova carreira
  • Adquira as qualificações necessárias
  • Construa uma rede de contatos
  • Crie um currículo atualizado
  • Procure oportunidades de trabalho
  • Esteja preparado para um ajuste financeiro
  • Mantenha uma atitude positiva
  • Busque orientação profissional

Como fazer a transição?

Uma das primeiras coisas a fazer é avaliar as suas motivações para esse movimento. Quais são as suas expectativas e metas a longo prazo? Essas perguntas podem ajudá-lo a identificar qual seu objetivo e como alcançá-los.
Em seguida, é interessante avaliar as suas competências. Você tem o perfil necessário para o novo setor? O que precisa desenvolver? Cursar uma nova graduação não é uma realidade para todos os brasileiros e nem sempre é preciso. O primeiro passo é pesquisar os caminhos possíveis para entrar no ramo desejado e qual deles é possível encaixar no bolso. “A faculdade já não é mais a única alternativa. O mercado precisa de pessoas com vivência prática. Existem cursos de menor carga-horária e com valores mais acessíveis nos dias de hoje”, comenta Spolaor.

Pesquise sobre o novo campo de atuação, as perspectivas de emprego, as qualificações exigidas e os salários médios. Além disso, é valioso conversar com quem já está inserido nesse meio para ter uma noção maior do cotidiano. Atualmente, uma infinidade de palestras, congressos e feiras são realizados gratuitamente por instituições públicas e privadas. Esses eventos, além de fornecerem conhecimento e insights, também são ótimos ambientes para fazer networking.

O CEO sugere aos candidatos: "fiquem atentos à agenda da sua cidade. Nas redes sociais, siga universidades, hubs de inovação, profissionais consagrados e associações. Se engaje nos eventos, sua oportunidade pode estar em um deles”, completa. No mundo virtual, principalmente no LinkedIn, é fácil acessar conteúdos de qualidade. "Você pode se surpreender com a disponibilidade dos usuários em ajudar. Experimente entrar em contato com alguns deles”, incentiva. No entanto, o professor chama atenção para um aspecto. “A maioria dos indivíduos só publica a parte boa de suas vidas. Por isso, não se engane: eles também têm adversidades e dificuldades”.

Depois de saber como tudo funciona, o ideal é planejar a transição. Isso pode incluir a obtenção de qualificações ou certificações necessárias, a busca por oportunidades de emprego, criação de um currículo atualizado e carta de apresentação. Essa etapa também pode exigir um ajuste financeiro. Avalie as suas finanças e determine quanto tempo você pode levar para se preparar. Isso inclui a redução das despesas, economia de dinheiro ou a procura por uma alternativa em meio período para complementar sua renda.

Além disso, a parte emocional é bastante impactada nesse momento. É normal ter medo, incerteza e ansiedade durante o processo de troca de ares. Por isso, é fundamental ter um sistema de suporte em torno de você para ajudá-lo a lidar com essas sensações. Isso pode incluir familiares, amigos, mentores ou um coach de carreira. O interessante é manter uma atitude positiva e focar nas suas metas. O trajeto pode ser difícil, mas lembre-se: essa foi sua escolha para encontrar a felicidade e se sentir realizado.

Quer saber mais sobre os assuntos em alta e largar na frente dos concorrentes? Em nosso site são publicados conteúdos todos os dias sobre o mundo corporativo. Se você está em busca de um estagiário ou aprendiz para fortalecer ainda mais o seu negócio, entre em contato com o Nube!

Seja nosso seguidor no Twitter (@nubevagas) e veja notícias diárias de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista nossos vídeos de dicas no YouTube e participe da nossa página no Facebook. Agora estamos também no Instagram, TikTok e no LinkedIn. Esperamos você nas redes sociais!

A Feira de Estágios Nube 2023 vem aí! Nos dias 29, 30 e 31 de agosto deste ano, confira milhares de vagas de estágios, conteúdos ao vivo com dicas para o mercado de trabalho, vários sorteios com prêmios imperdíveis, certificado de horas complementares, bolsas de estudo e diversas outras vantagens. Fique ligado, logo iremos abrir as inscrições!

Conte com o Nube nessa caminhada rumo ao sucesso!

Seja nosso seguidor no Instagram, Tiktok e Linkedin (@nubevagas) e fique por dentro de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista também nossos vídeos de dicas poderosas para o mercado de trabalho no YouTube. Quer mais? Estamos no X e Facebook com novidades. Esperamos você!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe

Enquete