Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
foque-em-si-mesmo-e-va-cada-vez-mais-longe

Foque em si mesmo e vá cada vez mais longe 

Notícia | 23/05/2023

Carolina Amaral

Alcançar o sucesso é algo almejado por muitos, mas a falta de metas bem definidas pode atrapalhar essa conquista, assim como o autoconhecimento. Viver requer uma evolução constante, por isso, não existe uma fase ideal para virar a chave da transformação. Nesse sentido, buscar por formas de investir em si mesmo, se aprimorar, destacar e, consequentemente, crescer em diversos quesitos, inclusive profissionalmente, é fundamental. Conheça então formas de correr atrás desse objetivo.

 

Ter os propósitos bem definidos é crucial 

Como um todo, não ter uma meta é como seguir uma jornada sem saber o destino final. Logo, antes de tudo, é preciso parar e pensar qual o seu intuito. Para chegar a essa conclusão, cinco passos são relevantes e podem ajudar. Veja:

infográfico com cinco ações importantes para definir um propósito

1- Pensar: “tire um tempo para você e reflita sobre seu desejo de vida. Lembre-se dos pilares emocional, amoroso, físico e financeiro e estabeleça metas a curto, médio e longo prazo, principalmente levando em consideração a satisfação”, explica Júnior Marabá, psicanalista e treinador comportamental.

2- Sonhar: “especialistas chamam de ensaios mentais o ato de fecharmos os olhos de cinco a sete minutos e pensarmos. Nesse momento, você vive o seu sonho como se fosse real e gera dopamina no organismo, o hormônio da persistência. Ela tem o poder de te deixar mais aguerrido, com mais vontade de lutar. Por isso, o ato de sonhar ‘acordado’ criará toda uma perspectiva de futuro dentro de você a qual fará toda diferença”, aconselha Marabá.

3- Planejar: uma indicação legal para visualização é descrever detalhadamente em uma folha de papel o seu propósito, assim como uma data específica para cada um acontecer. Isso tende a te deixar motivado e com vontade de fazer acontecer.

4- Agir: no geral, a atitude desencadeia a ação, mesmo quando não há uma preparação 100% pronta. “A perfeição, afinal de contas, passa pelo processo de qualificação e a ação é um fator extremamente importante para se chegar à meta”, comenta o psicanalista..

5- Focar: apesar das distrações cotidianas, é preciso organização e empenho. Se dedique a uma finalidade clara e não se perca no caminho até alcançá-la. As pessoas com foco tendem a conseguir realizar as suas intenções mais rápido.

 

Cuidado e atenção com a saúde mental fazem a diferença

Um levantamento realizado pelo Zenklub, elencou as seis principais taxonomias mencionadas por pacientes para a realização de terapia. Entre os principais temas estão: Ansiedade, Autoconhecimento, Autoestima, Relacionamentos e conflitos familiares ou Relacionamentos e conflitos amorosos, além de Angústia. 

Para a análise, a startup contou com um universo de aproximadamente 500 mil sessões entre janeiro de 2021 e julho de 2022. O Autoconhecimento e Ansiedade são as mais recorrentes, sendo, em média, as razões de 15% e 10% das consultas realizadas em julho de 2022, respectivamente. Em julho do ano passado, o primeiro chegou a ser responsável por 18% dos motivos. Já a segunda razão, teve o seu pico em fevereiro de 2021, com quase 16%. 

Já os demais motivos mencionados, representaram, em média, 5% dos motivos para as sessões realizadas, variando entre 7% a 4% durante o período. Conforme Rui Brandão, CEO e cofundador do Zenklub, a expansão do coronavírus teve um papel significativo nesses números, levando a população a se abrirem mais sobre seus problemas. “Assim como o trabalho entrou na casa de muitos e também vivemos períodos de luto, as emoções ficaram mais evidentes e as pessoas passaram a externalizar as dificuldades emocionais, buscando ajuda e autoconhecimento para lidar com as adversidades”, comenta.

Nesse contexto, apesar do tratamento, em grande parte das vezes, ser longo e complexo,  cuidar do bem estar psicológico tem impacto direto na produtividade, desenvolvimento, desempenho e, consequentemente, êxito nas conquistas. “Muitos dizem: o melhor momento de se transformar é após a maternidade, com a formatura, ou até mesmo após o casamento. Para mim, a época certa é quando o coração e a mente clamam por uma mudança, seja física ou mental”, diz Fabiana Kazak, fundadora da Be Factory. Pensando por esse lado, é preciso paciência, pois o encontro com um psicólogo é apenas o primeiro passo para a criação de uma cultura oferecendo segurança para o colaborador. 

 

Não perca tempo, corra atrás dos seus sonhos!

Ciente de como, em uma sociedade tão rotativa e inconstante, ir em busca das ambições pode ser duro, Fabiana listou seis conselhos cruciais, para virar a chave da sua história. Confira: 

Decida: isso pode até não te lavar onde espera, mas te tira do lugar atual. 

Crie consciência: olhe para si mesmo e enxergue os pontos de melhora, os quais precisam ser lapidados.

Trace um objetivo claro: esse passo irá te ajudar a observar mais claramente os anseios e criar planos de ações, te motivando a ir longe.

Mentalize e visualize: quando você passa a enxergar algo, isso se torna real na sua mente.

Foque na disciplina: conecte-se com quem te inspira ou já realizou algo relacionado as suas aspirações.

Seja intencional: lembre-se dia após dia da sua intenção sobre seu objetivo, isso te levará adiante sempre.

Por fim, a especialistas indica iniciar esse processo o mais rápido possível após entender e seguir os tópicos citados. Uma boa pergunta para se fazer diariamente é: “o que ousaria querer se todas as suas idealizações pudessem ser reais?”, e refletir sobre pensando em como você consegue colocar isso em prática.

 

Gostou do texto? Assista à TV Nube e confira nossas matérias no blog, postadas todos os dias com conteúdos exclusivos. Nos siga também nas redes sociais, estamos presentes no Instagram, Facebook, Twitter, Linkedin, TikTok e Youtube com posts incríveis. Não se esqueça de baixar o aplicativo Nube Vagas, disponível para Android e iOS. Deixando as notificações ativas e os dados atualizados você não perde nada. 

A Feira de Estágios Nube 2023 vem aí! Nos dias 29, 30 e 31 de agosto deste ano, confira milhares de vagas de estágios, conteúdos ao vivo com dicas para o mercado de trabalho, vários sorteios com prêmios imperdíveis, certificado de horas complementares, bolsas de estudo e diversas outras vantagens. Fique ligado, logo iremos abrir as inscrições! Conte sempre conosco!

O Nube te ajuda a alcançar os seus objetivos com garra, sucesso e determinação.

Seja nosso seguidor no Instagram, Tiktok e Linkedin (@nubevagas) e fique por dentro de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista também nossos vídeos de dicas poderosas para o mercado de trabalho no YouTube. Quer mais? Estamos no X e Facebook com novidades. Esperamos você!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe

Enquete