Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
tenha-uma-carreira-de-sucesso-na-area-de-tecnologia

Tenha uma carreira de sucesso na área de tecnologia 

Notícia | 18/05/2023

Rodrigo Barreto

Nos últimos anos, a tecnologia vem passando por grandes avanços e, principalmente após a pandemia, se tornou parte fundamental da vida de toda a população. Com isso, o mercado tech ganhou ainda mais valor e necessita de pessoas capacitadas para atender a alta demanda. Sendo assim, quem deseja ingressar nessa área precisa estar ligado e atualizado nas principais tendências.

Quais habilidades são mais desejadas?

De acordo com estudo da Burning Glass for Capital One, 82% dos empregos de média qualificação exigem habilidades digitais. Em paralelo, segundo o Fórum Econômico Mundial, 133 milhões de funções virtuais foram criadas recentemente, como resultado da nova divisão de trabalho entre humanos, máquinas e algoritmos.

Como consequência, atualmente, o profissional precisa apresentar certas habilidades para atender às demandas de diferentes setores. Pensando nisso, a SoftExpert citou algumas das mais importantes:

Resolução de problemas:

O indivíduo precisa estar apto a apresentar soluções por meio de softwares e melhorar a produtividade. Ademais, essa mentalidade é imprescindível no ambiente virtual.

Análise de dados:

As ferramentas são construídas com base em dados. Cada vez mais, é essencial entender o significado deles, qual seu papel e como podem ser traduzidos em ideias e ações. Nos negócios, ainda são essenciais para comunicar insights, construir estratégias e analisar resultados de decisões tomadas.

Otimização de processos:

Utilizar a modernidade a seu favor é entender quais práticas podem ser otimizadas e implementar soluções para fazerem o trabalho simples e repetitivo. Assim, os operadores focam o tempo em tarefas mais estratégicas e complexas.

Segurança da informação:

A proteção contra ciberataques precisa ser preocupação das corporações. É essencial detectar potenciais ameaças de roubo de informações, em quais plataformas podem navegar, como criar senhas seguras, como identificar informações falsas, resguardar seus documentos, entre outros.

Conhecimento em inteligência artificial:

Com a utilização da IA generativa, saber dar comandos e fazer perguntas tornou- se uma competência imprescindível. Usar essas funcionalidades em tarefas operacionais e em união com outros sistemas é fundamental para tornar o cotidiano mais eficiente.

Liderança digital:

Esse modelo atende às tendências atuais. O ponto essencial é o uso de tecnologia para planejar e executar toda a gestão de pessoas. Além disso, as relações devem ser mais flexíveis, criativas e menos engessadas. Nesse ponto, é interessante lembrar: a liderança não é exclusiva de quem ocupa cargos mais altos. É essencial aprender a gerenciar projetos e comandar suas próprias atividades no dia a dia.

Os perfis e características em alta no ano de 2023

Desde 2020, o volume de contratações no ramo de TI (Tecnologia da Informação) vem aumentando significativamente. Segundo dados do Monitor de Empregos e Salários da Brasscom (Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação), naquele ano, foram 50 mil postos de trabalho criados. Em 2021, o número chegou a 198,6 mil. Em 2022, esse número foi para mais de 2 milhões de profissionais.

Acompanhando esse cenário, o CEO da SysMap Solutions, Daves Souza, ressalta a prioridade em buscar especializações para acompanhar a evolução e exigências das companhias. “A graduação é fundamental, porque ela proporciona acesso à base. No entanto, em alguns casos os cursos têm maior relevância. Novas plataformas, linguagens e frameworks surgem a todo momento e são rapidamente inseridas no mercado, por isso, quem não está antenado e não busca novos aprendizados, pode, rapidamente, ficar desatualizado”, ressalta.

Confira os perfis em alta em 2023:

infográfico

Visão 360: responsável por atuar em todas as frentes de desenvolvimento de uma solução digital, do back-end ao front-end. Para executar essas tarefas, é preciso ter o domínio de tecnologias como HTML, Python, CSS, PHP, Javascript, React, Node.Js e outras. Algumas vezes, abrange também o contato com servidores e banco de dados.

Aprendizado em segurança cibernética: conforme um relatório da LearnBonds, 70% dos grandes negócios aumentaram os gastos com cibersegurança para enfrentar os desafios impostos pela pandemia e também se adequar à Lei Geral de Proteção a Dados Pessoais - LGPD. Especialistas nessa vertente terão inúmeras oportunidades.

Especialização em SEO: têm a função de otimizar sites com objetivo de aumentar sua visibilidade nos mecanismos de pesquisa e direcionar mais tráfego. A competitividade crescente entre as marcas vem aquecendo essa área em diversos segmentos.

Experiência em análise de dados: pessoas com essa competência ajudam as companhias a tomar decisões, melhorar produtos e serviços e fazer questionamentos cruciais para levar a novas descobertas.

Capacitação em DevSecOps: visa a criação de arquiteturas e sistemas estáveis, de alta performance e seguros, incluindo avaliações de segurança de software como um componente-chave em todos os estágios do ciclo de desenvolvimento.

Conhecimentos em design de interface do usuário (UX/UI): cuidam da aparência de um produto digital, elaborando aspectos visuais de uma página ou aplicativo, além de garantir uma boa experiência para os clientes ou usuários.

Experiência em Salesforce: há um grande volume de projetos utilizando a maior plataforma de CRM (Customer Relationship Management) do mundo e, por isso, perfis como desenvolvedores, arquitetos, administradores ou consultores desse ecossistema, como Vlocity ou MuleSoft, encontram muito espaço para crescimento e aprendizado. Até 2024, devem surgir cerca de 4,2 milhões de posições voltadas para esse perfil, segundo o relatório de talentos da Salesforce de 2019.

Além desses estudos, algumas características comportamentais também têm sido observadas na hora da contratação. Especialmente após a Covid 19, a maior parte dos colaboradores precisou se adaptar a novos modelos de atuação, seja o híbrido ou o remoto. Mesmo agora, com a retomada das atividades presenciais, várias organizações adotaram um esquema diferente dos anteriores. “Colaboração, resiliência, autogestão e adaptabilidade são skills valorizadas. É indispensável organizar bem o tempo e controlar as demandas, focando na qualidade das entregas e nos prazos acordados”, afirma Souza.

Quer saber mais sobre os assuntos em alta e largar na frente dos concorrentes? Em nosso site são publicados conteúdos todos os dias sobre o mundo corporativo. Se você está em busca de um estagiário ou aprendiz para fortalecer ainda mais o seu negócio, entre em contato com o Nube!

Seja nosso seguidor no Twitter (@nubevagas) e veja notícias diárias de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista nossos vídeos de dicas no YouTube e participe da nossa página no Facebook. Agora estamos também no Instagram, TikTok e no LinkedIn. Esperamos você nas redes sociais!

A Feira de Estágios Nube 2023 vem aí! Nos dias 29, 30 e 31 de agosto deste ano, confira milhares de vagas de estágios, conteúdos ao vivo com dicas para o mercado de trabalho, vários sorteios com prêmios imperdíveis, certificado de horas complementares, bolsas de estudo e diversas outras vantagens. Fique ligado, logo iremos abrir as inscrições!

Conte com o Nube nessa caminhada rumo ao sucesso!

Seja nosso seguidor no Instagram, Tiktok e Linkedin (@nubevagas) e fique por dentro de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista também nossos vídeos de dicas poderosas para o mercado de trabalho no YouTube. Quer mais? Estamos no X e Facebook com novidades. Esperamos você!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe

Enquete