Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
como-voce-se-ve-daqui-a-cinco-anos

Como você se vê daqui a cinco anos?  

Notícia | 18/05/2023

Laura Pereira

Uma coisa é certa: projetar o futuro é fundamental para começar a traçar metas desde o presente. Assim, torna-se mais possível alcançar sonhos e desfrutar de melhores oportunidades no amanhã. Nesse sentido, o Nube - Núcleo Brasileiro de Estágios realizou um levantamento em seu site, entre 3 e 14 de março, contando com a participação de 28.093 jovens de 15 a 27 anos, perguntando: “como você se vê daqui a cinco anos?”. Como resultado, foi observado uma tendência. 

A maior parte dos respondentes projetam um futuro de realizações na carreira 

Conforme a pesquisa, 37,32%, ou 10.483 dos votantes, vislumbram nos próximos cinco anos já estarem realizados em suas respectivas carreiras. Para o Analista de Treinamento e Desenvolvimento do Nube, Hugo Domenech, é fundamental buscar olhar para frente. “Projetar seu futuro profissional  significa ter uma visão clara de seus objetivos e traçar um bom plano para alcançá-los”, comentou. 

Assim, ao fazer esse exercício, é possível elucidar vários pontos. “A identificação de habilidades importantes para a sua área, a procura de oportunidades de desenvolvimento e a criação de uma rede de contatos dependem disso. Ou seja, pondere: onde deseja estar no futuro e quais medidas você deve tomar para chegar até lá”, aconselha. Isso também ajuda na tomada de decisões, para escolher as mais certeiras mediante seus propósitos. 

Veja também: planejamento de carreira em quatro passos!

Investir em longlife learning é a melhor opção para o futuro

Para 22,08% ou 6.404 dos indivíduos, sem dúvida, ainda estarão estudando e investindo em suas próprias formações. Afinal, adotar o  longlife learning é a melhor alternativa para quem quer permanecer em destaque no mercado. “A inovação é a necessidade do momento para muitas empresas e sem conhecimento, não é possível atingi-la”, pontua Domenech. 

Além do mais, os tempos mudaram, principalmente com a pandemia. “As ocupações do passado eram mais estáveis, era possível trabalhar a vida inteira em uma mesma corporação, até se aposentar. Hoje, o mundo empresarial passa por transformações muito mais aceleradas. Portanto, manter-se atualizado é vital, ao ponto da competência ‘aprender a aprender’ ser apontada como uma das principais habilidades laborais”, explica. 

Leia também: lifelong learning: a habilidade de aprender é um diferencial. 

Para realizar sonhos profissionais, é preciso traçar metas e ter um bom planejamento 

Já 20,70% ou 5.814 dos participantes, o principal plano é estar atuando na empresa dos seus sonhos. Para isso, o Analista de Treinamento e Desenvolvimento do Nube, traz uma observação. “Não se sobe uma escada com uma pernada só. Uma meta profissional deve ser fracionada em várias etapas menores, anuais, mensais, semanais, às vezes até diárias”, afirma. 

Dessa forma, para montar um bom planejamento é preciso focar em pequenas tarefas. “A projeção só promoverá satisfação se for factível e o fato de concluir esses objetivos menores promoverá a sensação de realização. Deixando seu sonho cada vez mais próximo”, aconselha. Portanto, lembre-se: um degrau de cada vez.   

Todavia, como citado, o mundo está em constante modificação para todas as áreas. “Nem sempre é possível antecipar tudo. A vida é imprevisível e podem haver mudanças em seu caminho profissional. No entanto, ter um plano pode ajudá-lo a se preparar para as incertezas e ajustar sua trajetória conforme necessário”, acrescenta Domenech. 

Fique por dentro: a importância do planejamento profissional e pessoal. 

Para crescer na carreira, é fundamental investir em si mesmo! 

Por fim, 8,99% ou 2.525 participantes do estudo apontaram o desejo de ocupar um cargo de liderança. Essa vontade também deve constar no cronograma de carreira, para te colocar em sintonia com suas aspirações e a veracidade do mercado. “O plano precisa de conhecimento”, afirma o especialista. Assim, ele listou alguns pontos para prestar atenção. Veja: 

 infográfico elencando importantes tópicos para o crescimento ao longo da carreira

- Pesquise vagas com relação à sua carreira profissional e os seus desejos do futuro; 

- Invista nas hard e soft skills mais requisitadas corporativamente; 

- Qualifique-se constantemente para estar alinhado com as tendências;

- Tenha metas de curto, médio e longo prazo; 

- Faça networking com profissionais do segmento pretendido. 

Como consequência, tenha mais assertividade nas suas ações. “Tudo isso lhe dará insumos para desenhar com segurança seu plano de crescimento profissional. Afinal, nenhuma meta é ambiciosa demais, só não foi planejada adequadamente”, finaliza Domenech. 

Conheça o método das OKRs para ajudar no planejamento profissional e pessoal 

Segundo Pedro Signorelli, especialista há mais de 20 anos na implementação do método OKR (Objective, Keys and Results) e fundador da Pragmática Consultoria em Gestão, essa metodologia pode fazer a diferença. “Os OKR nos ajudam a fugir da simples definição da lista de tarefas a serem feitas e a focar nos resultados. Quando você adota esse tipo de gestão, a premissa é fazer avaliações constantes e a cada uma delas realizar os ajustes necessários para saber exatamente o propósito de suas ações”, comenta. 

Sendo assim, a ideia é criar pequenas etapas para alcançar grandes interesses. “Você nunca deve tirar o olho do peixe, precisa da disciplina do acompanhamento”, afirma Signorelli. Sem isso, é impossível mensurar efeitos, ter insights e ajustar aquelas questões negativas. 

Curtiu o assunto? Então, veja: você conhece o método OKR?

Sendo assim, para sempre ficar por dentro das novidades de sucesso, o Nube é seu aliado! Acompanhe a TV Nube e confira outras matérias no blog, postadas frequentemente para te ajudar a se inserir no mercado. Nos siga também nas redes sociais, estamos presentes no Instagram, Facebook, Twitter, LinkedIn, TikTok e YouTube com posts incríveis. Não se esqueça de baixar o aplicativo Nube Vagas, disponível para Android e iOS. Deixando as notificações ativas você não perde nenhuma oportunidade. O Nube te ajuda a se manter sempre atualizado, te incentiva a mudar e conquistar o sucesso tão desejado. Aproveite os outros conteúdos da nossa plataforma e até a próxima! 

A Feira de Estágios Nube 2023 está chegando! 

Vale lembrar: a Feira de Estágios Nube 2023 vem aí! Nos dias 29, 30 e 31 de agosto deste ano, confira milhares de vagas de estágios, conteúdos ao vivo com diversas dicas para o mercado de trabalho, vários sorteios com prêmios imperdíveis e muito necessários para o dia a dia, certificado de horas complementares para ajudar na hora de pegar o diploma, bolsas de estudo e várias outras vantagens. Logo iremos abrir as inscrições, por isso, fique de olho! Conte sempre conosco para alcançar o sucesso!

Seja nosso seguidor no Instagram, Tiktok e Linkedin (@nubevagas) e fique por dentro de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista também nossos vídeos de dicas poderosas para o mercado de trabalho no YouTube. Quer mais? Estamos no X e Facebook com novidades. Esperamos você!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe

Enquete