Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
guia-do-nube-como-e-a-area-de-estagio-em-engenharia-civil

Guia do Nube: como é a área de estágio em Engenharia Civil? 

Notícia | 17/05/2023

Laura Pereira

A Engenharia Civil é uma das profissões mais essenciais para nossa sociedade, por isso, é fundamental para os novos graduandos atuarem em um bom estágio. Assim, a formação plena desses profissionais será garantida. Isso porque todo tipo de ofício precisa ser aprendido também na prática. Afinal, qualquer trabalho tem diversas etapas e camadas, as quais devem ser absorvidas para uma atuação assertiva, com autoridade e segurança. Sendo assim, entenda mais sobre o assunto agora!

Como funciona o estágio na área de Engenharia Civil?

Ao entrar em um estágio em engenharia civil, o estudante terá a oportunidade de sair do saber teórico e ir para o empírico. São passos fundamentais para uma boa graduação, na qual ele aplicará o aprendizado de sala de aula.

A área é complexa e requer uma atuação precisa, pois esses profissionais constroem estruturas de estabelecimentos utilizados por toda a sociedade. Portanto, as atividades são acompanhadas por um responsável bastante experiente, o qual irá ensinar e dará os melhores conselhos, guiando os processos.

Assim, o discente estará participando da rotina real de um engenheiro civil, exercendo sua atuação com a orientação correta. Durante a experiência, ele não toma a frente em um projeto. Porém, acompanha o veterano em seu exercício e realiza algumas tarefas menores, como medições, fiscalizações e a produção de alguns relatórios fundamentais.

Leia também: dicas para se dar bem na entrevista do estágio. 

Como o estágio em Engenharia Civil funcionou durante a pandemia? 

Para o engenheiro civil, Andreyve Melo, cofundador da Skyline Inovação & Produções, a crise sanitária trouxe novas possibilidades para o ramo. A empresa é especializada em desenvolver ferramentas digitais de vendas para o mercado imobiliário, registrou um crescimento de 65% em sua demanda, na comparação entre 2019 e 2020. “Sem dúvida, a nossa procura acelerou demais durante a pandemia, inclusive, contratamos mais pessoas”, afirma Melo. 

Dessa forma, quem chega no mercado agora encontra diversas chances de encontrar uma ocupação ideal no campo. Assim, o estágio é reconhecido como uma preparação para essas tarefas, bem como para a responsabilidade da posição mediante à prestação de serviço para a comunidade. 

Veja também: dicas para conseguir uma vaga de estágio. 

Quais são as principais atividades do estagiário de Engenharia Civil?

Algumas dúvidas recorrentes dos estudantes são acerca das atividades exercidas durante o expediente. Logicamente, há variações entre as experiências, inclusive, para cada integrante. Contudo, de modo geral, se resume em três principais. Confira abaixo:

1. Verificações e possíveis treinamentos

A engenharia civil não se ocupa em produzir plantas. Esse trabalho é de um escritório de arquitetura e, no geral, ela nem mesmo é feita em conjunto com o engenheiro (embora, em alguns casos, seja possível).

Quando essa planta chega na obra, geralmente, é papel do estagiário verificá-la. Ou seja, o estudante deve visualizar, tirar dúvidas dos trabalhadores a respeito desta ou até mesmo realizar algumas correções e criar adaptações não existentes na original para adequar o projeto.

Fique por dentro: estagiário: conheça dicas para ser efetivado!

2. Trabalho com ferramentas digitais

Saiba desde já sobre a necessidade de ter familiaridade com as ferramentas digitais, como AutoCad, Excel e outros programas utilizados na profissão, os quais são bastante necessários para o trabalho do engenheiro ser realizado de forma precisa. É interessante para o estudante procurar um estágio para se aprofundar nesses conhecimentos, pois, assim, é muito mais fácil conseguir um bom trabalho após conquistar seu diploma.

Nós recomendamos: nove dicas para um bom profissional. 

3. Criação de relatórios

O estagiário deve estar preparado para elaborar relatórios vitais para o supervisor. Esses documentos são parte essencial para a área, a qual lida a todo momento com informações bastante técnicas e exatas, a serem colocadas no fichamento com muita responsabilidade. A Engenharia Civil é uma das profissões onde os atuantes não podem se dar o luxo de cometer falhas. Então, criar tratados diários é muito imprescindível para qualquer responsável por uma obra.

Aproveite e veja como utilizar ao máximo cada hora do seu estágio!

Jornada de trabalho, período e quanto ganha um estagiário de Engenharia Civil?

As bolsas para um estagiário de engenharia civil podem chegar a valores bastante altos se comparados à média paga por essa prática. Por exemplo, é normal o valor se aproximar de R$ 1.560,43. Porém, caso o estudante desempenhe um bom trabalho, essa remuneração chegará a R$ 1.800,00, sendo um dos estágios mais rentáveis do mercado.

Obrigatoriamente a carga horária é de seis horas diárias e 30h semanais, como apresenta a Lei de Estágio, nº 11.788/2008. Também é direito do integrante do programa receber bolsa auxílio para aquelas oportunidades não obrigatórias, recesso remunerado de 30 dias após um ano na ocupação, seguro contra acidentes pessoais e vale transporte, caso haja deslocamento até o escritório. 

Veja também: Saiba como dar início a sua carreira profissional.

Sendo assim, para sempre ficar por dentro das novidades de sucesso, o Nube é seu aliado! Acompanhe a TV Nube e confira outras matérias no blog, postadas frequentemente para te ajudar a se inserir no mercado. Nos siga também nas redes sociais, estamos presentes no Instagram, Facebook, Twitter, LinkedIn, TikTok e YouTube com posts incríveis. Não se esqueça de baixar o aplicativo Nube Vagas, disponível para Android e iOS. Deixando as notificações ativas você não perde nenhuma oportunidade. O Nube te ajuda a se manter sempre atualizado, te incentiva a mudar e conquistar o sucesso tão desejado. Aproveite os outros conteúdos da nossa plataforma e até a próxima! 

A Feira de Estágios Nube 2023 está chegando! 

Vale lembrar: a Feira de Estágios Nube 2023 vem aí! Nos dias 29, 30 e 31 de agosto deste ano, confira milhares de vagas de estágios, conteúdos ao vivo com diversas dicas para o mercado de trabalho, vários sorteios com prêmios imperdíveis e muito necessários para o dia a dia, certificado de horas complementares para ajudar na hora de pegar o diploma, bolsas de estudo e várias outras vantagens. Logo iremos abrir as inscrições, por isso, fique de olho! 

Gostou da carreira de engenharia civil? Tão logo inicie seu curso, garanta um cadastro no site do Nube para receber ofertas de estágio. Boa sorte!

Seja nosso seguidor no Instagram, Tiktok e Linkedin (@nubevagas) e fique por dentro de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista também nossos vídeos de dicas poderosas para o mercado de trabalho no YouTube. Quer mais? Estamos no X e Facebook com novidades. Esperamos você!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe

Enquete