Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
descubra-os-maiores-viloes-da-produtividade

Descubra os maiores vilões da produtividade 

Notícia | 16/05/2023

Laura Pereira

Uma coisa é certa: a produtividade é vital para quem quer alcançar bons resultados, tanto no trabalho quanto na vida pessoal. Quando essa meta é atingida, é possível realizar tarefas em menos tempo, aumentar a eficiência e melhorar a qualidade da entrega. Nesse sentido, descubra os maiores vilões e aprimore seu rendimento com dicas de especialistas! 

Entenda mais sobre produtividade no dia a dia 

Além dos aspectos citados, esse termo também auxilia a reduzir o estresse, melhorando a qualidade de vida e permitindo mais horas vagas para se dedicar às iniciativas desejadas, como lazer ou novos projetos. Nesse cenário, o Nube perguntou para aproximadamente 26 mil respondentes: “conviver com pessoas motivadas influencia na minha produtividade?”. Como resposta, encontramos uma tendência. 

Para a maioria dos votantes, ou seja 76,42%, impacta muito a sair da zona de conforto e render mais. Já 12,53% procuram se blindar para não ser afetado por quem está ao seu lado e 8,17% também ressalta o quanto conviver com indivíduos de baixo astral prejudica nas tarefas diárias. Por fim, 2,88% dizem depender, afinal, se estão bem não se importam, mas se estão mal seguem ladeira abaixo. 

Outros levantamentos comprovam. Conforme uma pesquisa do Instituto Gallup, é fundamental ter um melhor amigo no ambiente corporativo, pois torna os cooperadores mais felizes e engajados. Isso também é um estímulo para performances assertivas, assim como o modelo de atuação. 

Nós recomendamos: agenda Nube: como otimizar tempo e evitar a procrastinação? 

O modelo de trabalho e as demandas podem influenciar na sua produtividade! 

Para Pedro Signorelli, especialista em gestão, com ênfase em OKR (Objective, Keys and Results), o teletrabalho ajudou muito. “Quando pensamos na possibilidade de uma pessoa realizar todas as suas funções pela Internet e ir ao escritório somente uma ou duas vezes no mês é impossível não falar na automação de processos”, comenta. 

De acordo com um estudo do IDC Brasil (International Data Corporation - Brasil), feito para o Workspace Google, a maioria dos colaboradores apontou uma melhora na produtividade com a alternativa híbrida. Dos 900 entrevistados, 44% atuam dessa forma, 29% no presencial e 27% de maneira totalmente remota. 

O relatório continua: para 67% do grupo, o trabalho em home office é a melhor opção, pois não gastam tempo com deslocamento. Já 46% gostam da categoria por terem a oportunidade de passarem mais minutos com a família e 31% pela flexibilidade de horários para realizar outras demandas. 

Quer saber mais? Leia também: aumente sua produtividade no ambiente laboral. 

Quais os maiores vilões da produtividade? 

Vale ressaltar: ela pode ser afetada por inúmeros fatores, tanto externos quanto internos, prejudicando o desempenho e a eficiência do trabalhador. Segundo a gestora de carreira e especialista em RH (Recursos Humanos), Madalena Feliciano, existem alguns tópicos responsáveis por serem os maiores vilões da produtividade. Confira: 

1) Evite distrações e interrupções

As distrações e interrupções podem vir de várias fontes, como notificações de smartphones, conversas de colegas ou e-mails não urgentes. Essas pausas causam uma perda significativa de tempo e diminuem a sua capacidade de se concentrar nas pendências importantes. Para evitá-las, é crucial estabelecer um ambiente de trabalho tranquilo e livre de atrativos fora do lugar. “Desligue os lembretes do seu celular e conte para seus amigos quando você está ocupado e não pode ser interrompido. Além disso, tente agrupar as tarefas semelhantes e lidar com elas de uma só vez, no lugar de tentar fazer várias coisas ao mesmo tempo”, aconselha Madalena. 

Veja também: como estudar com barulho e distrações em casa? 

2. Falta de organização e planejamento

A falta de organização e planejamento também é um grande dano, pois resulta em questões acumuladas ou esquecidas, levando à perda de prazos e diminuição da qualidade da entrega. Para mudar esse cenário, é imprescindível definir metas claras e estabelecer um cronograma realista para alcançá-las. “Dessa forma, crie listas diárias e semanais, use um calendário ou aplicativo de gerenciamento de tempo para acompanhar seus projetos”, recomenda a expert. Ademais, priorize as tarefas mais importantes, caso contrário elas se tornam urgentes e podem causar estresse, entre outros problemas físicos, como insônia, enxaqueca e até Burnout.

Curtiu a ideia? Então, leia: a importância do planejamento profissional e pessoal. 

3. Multitarefa excessiva

A multitarefa excessiva leva à perda de foco e diminuição da qualidade do trabalho. Ao fazer várias coisas concomitantemente, você reduz a eficiência e a eficácia, comprometendo o seu desempenho e sua capacidade de concluir demandas. “Para evitar esse excesso, é essencial concentrar-se em uma etapa de cada vez”, indica Madalena.

 4. Falta de motivação ou engajamento com as tarefas

A falta de motivação ou engajamento trazem procrastinação e a baixa performance como consequências. A fim de transformar essa situação, é vital encontrar maneiras de se comprometer com suas atividades, tornando-as mais interessantes e desafiadoras. 

Também aprecie: aprenda a driblar a procrastinação. 

Sendo assim, para sempre ficar por dentro das novidades de sucesso, o Nube é seu aliado! Acompanhe a TV Nube e confira outras matérias no blog, postadas frequentemente para te ajudar a se inserir no mercado. Nos siga também nas redes sociais, estamos presentes no Instagram, Facebook, Twitter, LinkedIn, TikTok e YouTube com posts incríveis. Não se esqueça de baixar o aplicativo Nube Vagas, disponível para Android e iOS. Deixando as notificações ativas você não perde nenhuma oportunidade. O Nube te ajuda a se manter sempre atualizado, te incentiva a mudar e conquistar o sucesso tão desejado. Aproveite os outros conteúdos da nossa plataforma e até a próxima! 

A Feira de Estágios Nube 2023 está chegando! 

Vale lembrar: a Feira de Estágios Nube 2023 vem aí! Nos dias 29, 30 e 31 de agosto deste ano, confira milhares de vagas de estágios, conteúdos ao vivo com diversas dicas para o mercado de trabalho, vários sorteios com prêmios imperdíveis e muito necessários para o dia a dia, certificado de horas complementares para ajudar na hora de pegar o diploma, bolsas de estudo e várias outras vantagens. Logo iremos abrir as inscrições, por isso, fique de olho! 

Conte sempre conosco para alcançar o sucesso!

Seja nosso seguidor no Instagram, Tiktok e Linkedin (@nubevagas) e fique por dentro de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista também nossos vídeos de dicas poderosas para o mercado de trabalho no YouTube. Quer mais? Estamos no X e Facebook com novidades. Esperamos você!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe

Enquete