Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
a-transicao-de-carreira-em-alta

A transição de carreira em alta 

Notícia | 16/05/2023

Carolina Amaral

Tomar a decisão de mudar o rumo do seu trajeto profissional não é fácil e, geralmente, está relacionada à insatisfação ou descontentamento com a área atual, seja no quesito felicidade ou retorno financeiro. Dessa forma, não existe uma receita para seguir, cada um precisa descobrir o seu caminho. Contudo, para isso, pode-se contar com alguma ajuda, como mais conhecimento e dicas dessa trajetória. Saiba mais sobre o tema e conte com esse auxílio!

 

Para mudar de ocupação é preciso cuidado

Muitas pessoas estão insatisfeitas com suas carreiras atuais, algo potencializado pela pandemia e o trabalho remoto/híbrido, responsáveis por deixar marcas profundas nas relações de trabalho, trazendo mais esgotamento, estresse e infelicidade. De acordo com o relatório The Next Great Disruption is Hybrid Work – Are We Ready?, da Microsoft Corp., 53% dos contratados da América Latina, e 46% de fora, consideram uma modificação. A pesquisa sugere a necessidade de reformular antigas suposições sobre formas de fazer parte da população ativa.

As razões para isso podem se relacionar com falta de perspectiva, busca de novos desafios, desvalorização, entre outros. Contudo, essa realização é muito mais complexa, indo além de apenas enviar currículos, tendo em vista, principalmente, a competitividade do mercado. 

Antes de realizar uma alteração tão drástica no dia a dia, é preciso ter em mente como esse não é um processo simples. Nem sempre é fácil saber as aspirações com clareza, entender as insatisfações e moldar um trajeto. Isso ainda lidando com a insegurança. “É impresindível tentar manter a calma e não se desesperar, pois quanto mais você se planejar, maior a chance das coisas darem certo”, explica Fernanda Bernardo, líder de pessoas e comunidades da Cumbuca.

 

Prepare-se para transacionar 

Segundo o relatório Protegendo o Futuro do Trabalho, 53% dos brasileiros querem mudar de ocupação após a crise sanitária global, mesmo esse sendo um movimento já em alta mesmo antes do vírus. As razões para isso variam muito, mas as mais citadas são: equilíbrio entre vida pessoal e profissional (50%), desejo por um salário mais alto (49%), busca por uma função mais significativa (31%), reduzir a quantidade de tempo no ofício (31%) e atuar por prazer (14%).

Essa iniciativa pode acontecer de duas maneiras: intencional ou natural. A primeira é quando não se gosta da própria realidade, está em uma posição sem agrado e pretende seguir um sonho. Já na segunda opção, é quando a situação vai acontecendo com o tempo, testando e se adaptando até encontrar o melhor percurso. Logo, sabe para onde quer ir e consegue traçar um plano de ação até lá.

No geral, é fundamental estar preparado para caso tudo dê errado, ciente dessa possibilidade e consequências, tanto positivas quanto negativas. Nessas situações, se faz necessário recalcular a rota e ir adaptando até chegar onde se quer. “É preciso prestar atenção aos fatores os quais levaram a não funcionar, como, por exemplo, falta de foco e direcionamento tendem a atrapalhar o processo, algo não ser visto com bons olhos por algumas empresas”, pontua o especialista. De fato, conforme estudo realizado pela consultoria Bain & Company, 74,1% dos cientistas de dados estão satisfeitos com o emprego e a remuneração média aumentou 40% entre os anos de 2019 e 2021.

Entretanto, independentemente do domínio escolhido, alguns cuidados podem fazer toda a diferença. São eles:

  • Entenda os motivos da insatisfação: este é o primeiro e um dos mais cruciais passos, tendo em vista como, após ele, ter mais certeza das ações futuras. Nesse momento, conhecer é crucial. 
  • Pesquise bem sobre o âmbito preterido: converse com atuantes no segmento, faça cursos e busque experiências.  Avalie como está a oferta de vagas e as perspectivas de desenvolvimento . Outra boa ideia é conhecer os cargos disponíveis.
  • Faça um planejamento financeiro: atingir a máxima potência, trazendo chances de melhores salários, pode levar tempo. Por isso, é fundamental ter um bom planejamento financeiro para garantir tranquilidade e segurança, seja para investir em cursos de especialização ou garantir a sua sobrevivência. Providenciar uma poupança para emergências é uma excelente alternativa.
  • Encontre relações da sua profissão antiga com a nova: indivíduos multidisciplinares são valorizados, logo, demonstre ser capaz de contribuir com suas vivências anteriores. Use a comunicação e seus pontos fortes ao seu favor.
  • Aprimore seu networking: restabeleça ou crie contatos com pessoas da área na qual quer ingressar. “Na área de tecnologia, a interação com a comunidade faz muita diferença no crescimento da carreira.  Tendências de mercado, novas ferramentas, oportunidades e troca de conhecimento surgem a partir da relação com colegas”, acrescenta o executivo. Descubra ambientes onde esses possíveis colegas estão, além de usar o LinkedIn, e-mail, e outros artifícios para demonstrar seus conhecimentos, encaminhar currículo e informar as companhias sobre a sua intenção.
  • Aprimore-se: seja fazendo uma faculdade ou cursos livres, uma modificação como essa demanda sabedoria. Também é interessante se inscrever em congressos e participar de palestras e workshops.

 

Conheça bem a si mesmo e sua profissão dos sonhos

Logo, fica claro como todo esse procedimento apresenta momentos bons e ruins, principalmente por estar diante de algo novo. Assim sendo, conhecer mais da área pretendida, tentar descobrir quais as tarefas de quem está inserido e saber qual é a rotina, são atitudes essenciais para evitar possíveis surpresas desagradáveis. 

Nesse sentido, um campo de muito destaque para se ingressar é o da ciência de dados, sendo uma das esferas mais promissoras da atualidade. “A busca por profissionais qualificados é cada vez mais alta, em função da gradativa demanda das empresas por soluções analíticas. É importante a pessoa com desejo de transacionar a carreira para esta área estar preparada para concorrer com muitos insatisfeitos com o emprego atual”, explica Arnóbio Morelix, co-fundador e CEO da Sirius Educação.

Todavia, antes de tudo, a maior dica é investir no autoconhecimento. Além disso, é preciso refletir e receber de braços abertos todas as capacitações adquiridas ao longo do itinerário, pois uma hora tudo se conecta e soma em aprendizado. O propósito é alcançar os seus objetivos, sejam eles quais forem. Porém, para isso, alguns sacrifícios e dificuldades podem ser encontrados. 

 

Gostou do texto? Assista à TV Nube e confira nossas matérias no blog, postadas todos os dias com conteúdos exclusivos. Nos siga também nas redes sociais, estamos presentes no Instagram, Facebook, Twitter, Linkedin, TikTok e Youtube com posts incríveis. Não se esqueça de baixar o aplicativo Nube Vagas, disponível para Android e iOS. Deixando as notificações ativas e os dados atualizados você não perde nada. 

A Feira de Estágios Nube 2023 vem aí! Nos dias 29, 30 e 31 de agosto deste ano, confira milhares de vagas de estágios, conteúdos ao vivo com dicas para o mercado de trabalho, vários sorteios com prêmios imperdíveis, certificado de horas complementares, bolsas de estudo e diversas outras vantagens. Fique ligado, logo iremos abrir as inscrições! Conte sempre conosco para trilhar uma jornada de sucesso!

O Nube te ajuda a ficar a par das tendências do momento!

Seja nosso seguidor no Instagram, Tiktok e Linkedin (@nubevagas) e fique por dentro de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista também nossos vídeos de dicas poderosas para o mercado de trabalho no YouTube. Quer mais? Estamos no X e Facebook com novidades. Esperamos você!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe

Enquete