Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
destaque-se-no-mercado-de-trabalho

Destaque-se no mercado de trabalho! 

Notícia | 15/05/2023

Ana Clara Lima

De acordo com PNAD Contínua publicada pelo IBGE, a taxa de desemprego ficou em 8,6% de dezembro a fevereiro, demonstrando o atual cenário repleto de desafios e oportunidades das quais demandam dos candidatos suas melhores qualificações. Logo, é primordial manter-se atento às demandas de cada área de atuação para conquistar um bom posicionamento no mercado. Portanto, conheça o melhor caminho para se destacar frente a concorrência nos processos seletivos!

Como se encontrar no mercado?

Nos dias de hoje, a sociedade tem um maior entendimento sobre como as habilidades comportamentais vão muito além da formação técnica. Não obstante, os recrutadores não estão focados apenas no conhecimento adquirido em escolas, universidades e cursos. Na verdade, a contratação ideal ocorre quando o indivíduo possui suas especializações alinhadas com a cultura organizacional do estabelecimento. 

Ao longo de uma seleção, o aspirante a vaga deve buscar pelo momento certo de citar suas experiências em termos mais práticos, detalhando somente os pontos mais importantes. “Por quais caminhos você buscou soluções para um problema? De quais maneiras você conseguiu antever situações e evitou uma operação em risco? Se está em início de carreira, como você se organiza nos estudos e nas atividades diárias? Como conquistou um prêmio ou colocação relevante em algum concurso? Esses pormenores dizem mais sobre você enquanto profissional”, comenta Uranio Bonoldi, escritor especialista em carreira e tomada de decisão. 

Nessa trajetória, o networking pode facilitar ainda mais esse processo, pois fortalece a confiabilidade da sua imagem. Mesmo sem esse facilitador, é possível passar segurança para os selecionadores por meio de uma boa postura e oratória. “Isso faz a diferença. Esteja preparado para demonstrar suas soft skills na prática, trazendo elementos para atestar o seu discurso. Isso pode abrir portas importantes para sua carreira”, complementa Bonoldi. 

Além disso, fazer uma pesquisa a fundo sobre a empresa contratante é a peça-chave para ganhar mais autonomia e assertividade. Com as informações pertinentes, é viável dar sugestões sobre campanhas da entidade e demonstrar como suas ideias vão agregar no fortalecimento da marca. Dessa forma, apontar o direcionamento de seus objetivos com os da entidade com certeza potencializará as chances de sobressair. Afinal de contas, a competitividade está cada vez mais acirrada e é preciso ir atrás dos recursos necessários para superar esse desafio!

Dicas para ingressar no mercado de trabalho!

Segundo uma pesquisa realizada pela ZipRecruiter, 93% das companhias consideram as soft skills tão importantes quanto as hard skills. Dentre as aptidões mais valorizadas pelas empregadoras, estão a comunicação interpessoal, planejamento e gestão de tempo. Fica nítido, portanto, a  relevância da formação completa de profissionais, especialmente para os estagiários e jovens aprendizes ingressando no mercado de trabalho. Sendo assim, confira algumas dicas para se destacar em meio a multidão!

Uma boa comunicação é fundamental: o domínio sobre a forma de falar e se expressar é um grande diferencial no dia a dia. Com isso, o indivíduo consegue transmitir suas ideias e se relacionar melhor com os integrantes da equipe, clientela e direção. Essa é uma das estratégias comportamentais mais relevantes, pois promove o autoconhecimento em prol de um maior entendimento com quem nos relacionamos. “É importante o candidato ter conhecimento técnico na área ao participar de processos seletivos”, pontua Fernanda Fabiana Nunes Ribeiro, coordenadora do curso de Administração da Faculdade Anhanguera.

O trabalho em equipe é valorizado: contribuir com ideias e soluções para os desafios laborais é um pré-requisito para tornar-se um profissional completo. A partir de ações colaborativas, é viável manter o respeito sobre as opções e particularidades do time. Demonstrar apoio aos colegas é algo sempre bem visto, além de auxiliar na conquista de empatia quando for o seu momento de solicitar ajuda. 

A empatia faz a diferença: essa soft skill é essencial para a criação de laços duradouros e saudáveis, pois promove a compreensão e cooperação. Quem adota essa prática está propenso a entender necessidades e expectativas dos outros, permitindo um trabalho ainda mais eficiente e produtivo. 

O espírito de liderança é para todos: essa competência é valiosa nos dias atuais quando o assunto é gestão de quadro e capacitação profissional. Para tornar-se um líder, é indispensável a capacidade de planejamento e organização do tempo, especialmente com a chegada do home office e consequente hibridização das atividades. 

A resiliência simplifica a rotina: nas mais variadas circunstâncias, a superação é a maneira mais rápida de se manter motivado e contagiar os demais com esse ânimo. “Dentre as habilidades e aptidões comportamentais, a postura de liderança, uma boa comunicação e organização são características responsáveis por destacar ainda mais o colaborador dentro das empresas”, reforça Fernanda. 

Em suma, dar o melhor de si é primordial, seja na hora de conquistar uma vaga ou um diploma. Independentemente da área de atuação, estar devidamente preparado é fundamental para tornar o tão temido processo seletivo algo mais simples e natural. Desse modo, a ansiedade é reduzida e a segurança toma conta! Assim, é possível atingir o potencial máximo dentro de cada um. Pode ter certeza: essa conduta tornará você um grande destaque!

Por fim, o Nube oferta posições de aprendizagem e estágio. Se interessou? É possível filtrar vagas no seu perfil. Na nossa plataforma você fica por dentro dos processos seletivos dos nossos clientes. Diariamente disponibilizamos conteúdos para estudantes e profissionais em nosso blog e redes sociais. Não deixe de conferir!

O nosso foco é ajudar você a conquistar uma carreira de sucesso! Não se esqueça de baixar o aplicativo Nube Vagas para receber todas as notificações. Faça já o seu cadastro e deixe sempre atualizado o seu celular e e-mail para receber o nosso contato!

A Feira de Estágios Nube 2023 vem aí! Nos dias 29, 30 e 31 de agosto deste ano, confira milhares de vagas de estágios, conteúdos ao vivo com dicas para o mercado de trabalho, vários sorteios com prêmios imperdíveis, certificado de horas complementares, bolsas de estudo e diversas outras vantagens. Fique ligado, logo iremos abrir as inscrições! Conte sempre conosco!

O Nube busca por talentos no mercado de trabalho!

Seja nosso seguidor no Instagram, Tiktok e Linkedin (@nubevagas) e fique por dentro de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista também nossos vídeos de dicas poderosas para o mercado de trabalho no YouTube. Quer mais? Estamos no X e Facebook com novidades. Esperamos você!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe

Enquete