Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
guia-do-nube-como-e-o-estagio-em-tecnico-em-administracao

Guia do Nube: como é o estágio em Técnico em Administração? 

Notícia | 12/05/2023

Rodrigo Barreto

Um estágio é o desejo de muitos estudantes ansiosos por iniciar sua jornada laboral. O curso de Administração abrange diversas áreas, com inúmeras possibilidades de atuação, disciplinas diferentes e uma série de aplicações complexas na rotina. Logo, o ato educativo escolar supervisionado é uma forma de colocar esses conhecimentos à prova e sintetizá-los.

Todo curso tem uma distância entre a teoria e a prática. Percorrer esse caminho significa tornar-se um profissional completo e aprender a como trabalhar de maneira correta. Com isso, abordaremos sobre como é a atuação nesse segmento, alguns dos seus aspectos, quando ela é feita e algumas funções dos integrantes. Confira!

Como funciona o estágio de Técnico em Administração?

Infográfico com Funções de um técnico de administração

O estágio é a fronteira entre o aprendizado formal e “colocar a mão na massa”. O indivíduo tem a oportunidade de experimentar a área, desenvolvendo seu potencial em uma organização. A graduação é um prenúncio de uma atividade complexa e vai além da sala de aula. Gerenciar uma empresa, por exemplo, está entre as tarefas mais difíceis a se realizar. São necessárias diversas habilidades, aptidões e uma série de outras características.

O curso técnico de Administração visa formar futuros gestores, pessoas capazes de trabalhar no núcleo da companhia, geralmente tomando decisões importantes. Em uma pesquisa sobre a importância da modalidade, conduzida por Saulo Henrique Santos de Araújo, é possível notar como essa atividade formativa é fundamental e ajuda a desenvolver as competências dos alunos, além de facilitar sua inserção no mercado.

Esse setor é um dos mais ricos em termos de diversidade de matérias. Nele, se estuda sociologia, matemática financeira e até mesmo psicologia. Tudo isso para capacitar ao máximo o discente. Entretanto, observar essa grade disciplinar é muito diferente de vivenciá-las no dia a dia. A rotina de um gestor é, de fato, muito diferente das palavras inertes dos livros e cadernos.

Confira depois: Administração: conheça mais sobre o curso.

O que faz um estagiário Técnico em Administração?

Há uma série de habilidades requisitadas nessa carreira. Logo, o cotidiano solicita diversos saberes. Conheça todas essas funções:

- Auxílio no setor financeiro:

O indivíduo pode auxiliar a empresa no setor financeiro. Lidar com as finanças faz parte das demandas, então, é preciso estar por dentro dos seus orçamentos, gastos, despesas e conhecer o patrimônio de forma geral.

- Controle de produção:

Todo negócio, necessariamente, produz algum produto ou serviço para um público. Isso deve ser controlado por um responsável. Essa pessoa pode ser o estagiário, o qual deverá estar familiarizado com o processo.

- Auxiliar de escritório:

Certamente, um símbolo da profissão é o escritório. Trabalhar nesse ambiente é a realidade de bastante gente. Ou seja, os acadêmicos irão atuar na criação de planilhas, mandando e recebendo e-mails, realizando pagamentos, entre outras atividades.

- Setor de vendas:

Embora não seja um vendedor, o estudante pode ingressar no segmento sem problemas, integrando a equipe, dando o seu próprio parecer e também ponderando a respeito de algumas ações.

Aproveite para conferir: Administração: qual segmento seguir?

Quanto tempo dura um estágio de Técnico em Administração?

Existem algumas diferenças entre a Lei de Estágio e a Consolidação das Leis Trabalhistas - CLT. O discente tem a carga horária limitada em seis horas diárias e 30h semanais. O contrato tem duração máxima de dois anos na mesma organização (exceto em caso de pessoas com deficiência). A cada 12 meses de atuação, há o direito a 30 dias de recesso remunerado para descansar, curtir com a família e amigos ou tirar algum projeto pessoal do papel.

Ainda, é ofertada a bolsa-auxílio. De acordo com a Pesquisa Nacional de Bolsa-Auxílio, realizada pelo Nube, em 2022, a média de remuneração para os estudantes de Técnico em Administração é de R$ 875,98. O valor apresentado pode vir ou não acompanhado de benefícios, dependendo da contratante.

Entretanto, não há uma quantia definida por lei e isso varia conforme a companhia. O ideal é oferecer um valor compatível com as atividades a serem exercidas, os requisitos exigidos e o custo de vida no local. Afinal, esse dinheiro, diversas vezes, é utilizado para arcar com os gastos acadêmicos, ajudar nas contas de casa ou até mesmo sustentar uma família.

Leia também: estágio remunerado: como funciona, salários e mais!

A partir de qual período o estudante Técnico em Administração pode estagiar?

Isso pode acontecer desde o primeiro dia. Afinal, segundo a legislação, está apto a concorrer à uma oportunidade quem está matriculado e frequentando regularmente algum curso de ensino superior, médio, profissional, especial ou dos anos finais do ensino fundamental, na modalidade profissional da educação de jovens e adultos - EJA. Segundo o último censo Inep/MEC, existem mais de 17,4 milhões de pessoas nessa condição, mas apenas 900 mil, pouco mais de 5%, têm esse privilégio.

Aproveite e entenda também qual a carga horária do estágio.

Como conseguir um estágio de Técnico em Administração?

Para encontrar uma boa oportunidade de iniciar a carreira, acesse o nosso painel de vagas, realize seu cadastro e procure pelas vagas compatíveis com seu perfil. Com o Guia do Nube (Núcleo Brasileiro de Estágios) você analisa as propostas das empresas, verifica as ofertas e as exigências. Nós acompanhamos os estudantes durante todo o processo.

Pensa em seguir nesse ramo? Não deixe de ter foco, concentração e determinação. Quer saber mais sobre os assuntos em alta e largar na frente dos concorrentes? Em nosso site são publicados conteúdos todos os dias sobre o mundo corporativo. Se você está em busca de um estagiário ou aprendiz para fortalecer ainda mais o seu negócio, entre em contato com o Nube!

Seja nosso seguidor no Twitter (@nubevagas) e veja notícias diárias de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista nossos vídeos de dicas no YouTube e participe da nossa página no Facebook. Agora estamos também no Instagram, TikTok e no LinkedIn. Esperamos você nas redes sociais!

A Feira de Estágios Nube 2023 vem aí! Nos dias 29, 30 e 31 de agosto deste ano, confira milhares de vagas de estágios, conteúdos ao vivo com dicas para o mercado de trabalho, vários sorteios com prêmios imperdíveis, certificado de horas complementares, bolsas de estudo e diversas outras vantagens. Fique ligado, logo iremos abrir as inscrições!

Conte com o Nube nessa caminhada!

Seja nosso seguidor no Instagram, Tiktok e Linkedin (@nubevagas) e fique por dentro de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista também nossos vídeos de dicas poderosas para o mercado de trabalho no YouTube. Quer mais? Estamos no X e Facebook com novidades. Esperamos você!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe

Enquete