Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
empreendedor-o-esg-e-fundamental

Empreendedor: o ESG é fundamental  

Notícia | 11/05/2023

Laura Pereira

Cada vez mais em pauta, o ESG (Environmental, Social and Governance) ganhou foco entre os empreendedores. Isso porque é uma maneira de cuidar do nosso ecossistema, incentivando ações voltadas para preservação ambiental, com estímulo aos aspectos sociais e de administração mais assertiva. Nesse sentido, entenda como esse termo está revolucionando o mercado e fique por dentro! 

Afinal, o que é o ESG e como isso impacta o mercado de trabalho? 

Como exposto, o termo surgiu no inglês. Contudo, no português, significa algo como melhores práticas ambientais, sociais e de governança corporativa. A concepção é usada para medir os métodos dos negócios, expondo as formas adotadas de minimizar seus impactos na natureza, de modo a buscar um mundo mais responsável para os cidadãos, além de investir em melhores processos de coordenação. 

Desdobrando melhor o sentido de cada letra, o conceito começa pela preservação do planeta (E). Para se enquadrar nessa categoria, a instituição precisa ter iniciativas para proteger os recursos naturais, reduzir a emissão de poluentes e estimular positivamente a ecologia. Também é necessário ser engajada socialmente (S), com políticas desde diversidade no ambiente de trabalho até projetos para reduzir a desigualdade. 

Conforme João Paulo Tavares, Presales Director Latam na Semantix, esse tópico é fundamental. “Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 70% dos alimentos consumidos no Brasil vêm da agricultura familiar. Investir nesse setor pode gerar um incentivo social e econômico significativo, melhorando a qualidade de vida de milhões de pessoas e impulsionando o desenvolvimento sustentável”, comenta. 

Dessa forma, é possível promover segurança alimentar, geração de empregos e a preservação da biodiversidade, além de valorizar tradições culturais e conhecimentos locais. Por fim, é imprescindivel cuidar dos processos corporativos (G), investindo em mecanismos para impedir casos de corrupção, discriminação e assedio, de maneira a conceber ações mais justas e humanas. 

Quer saber mais? Leia também: o ESG é uma pauta atual nas corporações. 

Por que o ESG está em alta e se tornou tão popular?

Segundo o Google Trends, em 2021, o interesse pelo ESG atingiu seu nível mais alto em 16 anos. A procura foi quatro vezes maior se comparada com a média do ano passado e 13 vezes superior a de 2019. Em grande parte, quem impulsiona esse movimento nas empresas são os investidores. 

Para Tavares, isso tem um fundamento. “O empreendedorismo social e inclusivo fomenta a criação de empresas e startups visando, além do lucro, a geração de impacto positivo na sociedade e no meio ambiente. Esses executivos têm como objetivo desenvolver produtos e serviços para abordar questões como pobreza, educação, saúde, mudanças climáticas e desigualdades sociais, contribuindo para a construção de um país mais sustentável e resiliente”, afirma. 

De acordo com um relatório divulgado pela consultoria PwC com panoramas da Europa, até 2025, 57% dos ativos de fundos mútuos estão em investimentos considerando os critérios do ESG, representando um total de 8,9 trilhões de dólares. Para corroborar, 77% dos acionistas planejam parar de comprar produtos fora dessas normas nos próximos dois anos. 

Veja também: adote o ESG no seu negócio!

Sua empresa já aderiu às práticas ESG? 

De acordo com Henrique Ludgero Casagrande, Account Manager da Prosperi, essa expressão tende a crescer ainda mais. “Se você ainda não ouviu falar, em breve vai entender a importância de cada uma dessas letrinhas”, pontua. Nesse sentido, as organizações têm prestado mais atenção a este tema e procurado adaptar suas ações para ficarem adequadas às questões de sustentabilidade.  

Agora, com as iniciativas do ESG, há uma nova camada de aprovações para serem consideradas. Ou seja, projetos com potencial impacto ambiental devem ser sinalizados e encaminhados para revisão, avaliação e aprovação do comitê interno decisor. Nesse sentido, é fundamental fazer treinamentos e incentivar o time a terem ideias voltadas a esses critérios. 

Dessa forma, Casagrande pontua: “um verdadeiro sistema de fluxo de trabalho de aprovação precisa ser dinâmico e permitir diferentes rotas para abrigar um modelo de governança corporativa flexível a racionalização de projetos, custos, documentos de suporte e informações financeiras”, explica. Como consequência, a chance de alcançar melhores resultados é muito maior. Afinal, todos esses dados, quando reunidos em um formato consistente, permite à liderança ter insights positivos. 

Antes da avaliação dos investimentos na prática, as empresas precisam compreender quais pontos são mais relevantes dentro das métricas ESG. Nesse cenário, as companhias têm criado “matrizes de materialidade de definição de metas” para auxiliar na hora de priorizar projetos.  São elas: 

1) Avaliação e gestão ambiental e social; 

2) Trabalho e condições de trabalho; 

3) Qualidade da água e sedimentos; 

4) Impactos na comunidade e segurança da infraestrutura; 

5) Reassentamento; 

6) Biodiversidade e espécies invasoras; 

7) Povos indígenas; 

8) Palco cultural; 

9) Governança e aquisições; 

10) Comunicações e consultas; 

11) Recurso hidrológico; 

12) Mitigação e resiliência às mudanças climáticas.

Para explicar, o executivo destaca: “trata-se de um processo novo. No entanto, a eficácia das mensurações já tem apresentado resultados assertivos em grandes corporações, especialmente na tomada de decisões”. Assim, compartilhar a performance quando já implementado permite a evolução de toda a comunidade em conjunto. 

Nós recomendamos: entenda a ascensão do ESG nas empresas! 

Sendo assim, para sempre ficar por dentro das novidades de sucesso, o Nube é seu aliado! Acompanhe a TV Nube e confira outras matérias no blog, postadas frequentemente para te ajudar a se inserir no mercado. Nos siga também nas redes sociais, estamos presentes no Instagram, Facebook, Twitter, LinkedIn, TikTok e YouTube com posts incríveis. Não se esqueça de baixar o aplicativo Nube Vagas, disponível para Android e iOS. Deixando as notificações ativas você não perde nenhuma oportunidade. O Nube te ajuda a se manter sempre atualizado, te incentiva a mudar e conquistar o sucesso tão desejado. Aproveite os outros conteúdos da nossa plataforma e até a próxima! 

A Feira de Estágios Nube 2023 está chegando! 

Vale lembrar: a Feira de Estágios Nube 2023 vem aí! Nos dias 29, 30 e 31 de agosto deste ano, confira milhares de vagas de estágios, conteúdos ao vivo com dicas para o mercado de trabalho, vários sorteios com prêmios imperdíveis, certificado de horas complementares, bolsas de estudo e diversas outras vantagens. Logo iremos abrir as inscrições! Conte sempre conosco!

Seja nosso seguidor no Instagram, Tiktok e Linkedin (@nubevagas) e fique por dentro de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista também nossos vídeos de dicas poderosas para o mercado de trabalho no YouTube. Quer mais? Estamos no X e Facebook com novidades. Esperamos você!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe

Enquete