Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
descubra-quais-sao-as-principais-soft-skills-para-2023

Descubra quais são as principais soft skills para 2023 

Notícia | 10/05/2023

Laura Pereira

Uma coisa é certa: o mercado de trabalho está cada vez mais competitivo. Segundo dados da Associação Brasileira de Estágios (Abres), hoje temos 17,2 milhões de possíveis estagiários. Quando você encontra uma vaga ideal, ela vem acompanhada de vários concorrentes. Nesse sentido, descubra quais são as principais soft skills para 2023 e entenda como utilizá-las a seu favor. 

O que são as soft skills e qual a sua importância para o mercado? 

Segundo Mara Lemes Martins, PhD, Psicóloga e VP da BNI Brasil - Business Network International, conseguir passar por um alto número de processos seletivos e manter uma ocupação requer muito esforço cotidiano, mesmo fora do expediente. “Entre as habilidades mais valorizadas pelos recrutadores estão as soft skills, reconhecidas por serem aquelas interpessoais de trabalho de cada um”, afirma. 

Em contrapartida, quando optamos por enxergar a situação do ponto de vista das empresas, percebemos como a perspectiva muda. “É uma busca constante pelo talento certo, com o mesmo mindset e capacidades conforme a marca”, pontua Mara. Todavia, nem sempre o candidato consegue transpassar seu perfil pelo recrutamento. 

Uma pesquisa do Nube perguntou para aproximadamente 23 mil jovens, “qual a maior dificuldade de ser aprovado em um processo seletivo?”. Para 40,77%, há muita concorrência para poucas vagas, 23,19% ressaltam como as empresas fazem muitas exigências, 22,80% dizem não ter problemas, basta estar bem preparado. Já 8,13% pontuam como os candidatos estão cada vez mais qualificados e 5,11% comentam sobre a seleção ser muito rigorosa. 

Leia também: afinal, o que são soft skills?

Quais as soft skills mais procuradas pelas empresas? 

De acordo com um estudo do Nube, contando com a participação de cerca de 21 mil respondentes, 41% já leram e pesquisaram sobre as soft skills, descobrindo como elas são importantes para a carreira. Já 25% não sabem e nem imagem por qual razão devem ter esse conhecimento, 18% já viram matérias sobre isso, mas precisam estudar mais, 8% não conhecem, porém viram informações sobre e não deram atenção. Enfim, 5% sempre confundem essas especialidades com as hard skills. 

Para elucidar quem busca uma nova oportunidade e quer alavancar seus aprendizados, Mara separou cinco habilidades muito procuradas pelas organizações. Confira:

infográfico

1) Comunicação: 

A capacidade de se comunicar é certamente uma das mais requisitadas para qualquer profissional. Conforme um estudo realizado pela Project Management Institute Brasil, 6% das 300 grandes marcas definiram esse tópico como o principal motivo para o fracasso de atividades no ambiente corporativo. 

Dessa forma, a especialista comenta: “desenvolver habilidades comunicacionais é uma skill trabalhada desde a infância e desenvolvida ininterruptamente durante a vida”. As instituições procuram quem deixe claro o status de suas atividades, conseguindo coordenar com diversos setores, para evitar eventuais perdas, além de se relacionar bem com o time. 

Fique por dentro: soft skills: habilidades essenciais para alcançar o sucesso. 

2) Liderança: 

O papel de líder não deve ser exercido apenas pelos superiores, pois é algo fundamental para todos os colaboradores, os quais também são responsáveis por motivar seus colegas. A competência de leadership potencializa resultados de toda uma rede, dando mais independência e autonomia para as atividades serem realizadas com mais agilidade e qualidade.

De acordo com um levantamento do Nube, para 67% ser um bom líder é saber motivar sua equipe, 14% pontuam a importância de tomar as melhores decisões e 9,39% ressaltam a necessidade de paciência constante para lidar com as pessoas. Por fim, 8% comentam sobre ser ágil na resolução dos problemas. Portanto, colher esse feedback é crucial para aprimorar esse know-how

Veja também: soft skill: torne-se um profissional qualificado. 

3) Adaptabilidade: 

Vários trabalhos estão repletos de fatores inesperados e imprevisíveis, por vezes são urgentes e devem ser respondidos com prontidão. Se adaptar requer muito conhecimento para adquirir a capacidade de estar preparado em qualquer momento. Logo, ter alguém com essa habilidade na formação laboral traz confiabilidade para todos, pois há uma certa segurança de lidar com as diferentes intempéries do cotidiano.

Nós recomendamos: as soft skills seguem em alta para 2023!

4) Trabalho em equipe: 

É imprescindível pontuar: ninguém trabalha sozinho, por isso, várias habilidades convergem para saber lidar com um time, o qual deve enfrentar as fases de um projeto como um conjunto. “Saber compartilhar insights, manter relacionamentos profissionais, dar e receber conselhos, são algumas das características mais esperadas”, explica Mara.

Confira também: as soft skills estão ganhando espaço! 

5) Empatia e autoconhecimento: 

Respeitar o próximo não é essencial apenas para o mundo empresarial, mas também para a vida pessoal. Assim, para ter consciência de seus atos e suas consequências, é preciso investir em si mesmo. “O autocuidado é uma questão de saúde individual, mas também coletiva. É preciso uma profunda reflexão sobre quem somos, como estamos vivendo e nossos objetivos para o futuro”, comenta Rafael Ávila, professor doutor da Qualifica Cursos. 

Dessa forma, praticar o autoconhecimento é um aspecto crucial para qualquer posição e momento de nossas vivências. 

Segue a melhor lista para esse momento: livros para ampliar suas soft skills. 

Sendo assim, para sempre ficar por dentro das novidades de sucesso, o Nube é seu aliado! Acompanhe a TV Nube e confira outras matérias no blog, postadas frequentemente para te ajudar a se inserir no mercado. Nos siga também nas redes sociais, estamos presentes no Instagram, Facebook, Twitter, LinkedIn, TikTok e YouTube com posts incríveis. Não se esqueça de baixar o aplicativo Nube Vagas, disponível para Android e iOS. Deixando as notificações ativas você não perde nenhuma oportunidade. O Nube te ajuda a se manter sempre atualizado, te incentiva a mudar e conquistar o sucesso tão desejado. Aproveite os outros conteúdos da nossa plataforma e até a próxima! 

A Feira de Estágios Nube 2023 está chegando! 

Vale lembrar: a Feira de Estágios Nube 2023 vem aí! Nos dias 29, 30 e 31 de agosto deste ano, confira milhares de vagas de estágios, conteúdos ao vivo com dicas para o mercado de trabalho, vários sorteios com prêmios imperdíveis, certificado de horas complementares, bolsas de estudo e diversas outras vantagens. Logo iremos abrir as inscrições! Conte sempre conosco! 

Seja nosso seguidor no Instagram, Tiktok e Linkedin (@nubevagas) e fique por dentro de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista também nossos vídeos de dicas poderosas para o mercado de trabalho no YouTube. Quer mais? Estamos no X e Facebook com novidades. Esperamos você!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe

Enquete