Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
render-se-us-tendencias-do-mercado-de-trabalho-e-iminente

Render-se às tendências do mercado de trabalho é iminente 

Notícia | 08/05/2023

Carolina Amaral

Estamos vivendo um período de consolidação do trabalho flexível, popularizado durante a pandemia. Logo, as pessoas buscam por maleabilidade, visando alcançar maior qualidade de vida. Contudo, outros fatores também estão sendo, cada vez mais, levados em consideração por quem faz parte da população economicamente ativa. Nesse sentido, além das modernizações em alta, outras questões têm forte impacto, como a conexão do time e as habilidades socioemocionais. Conheça mais agora sobre as últimas tendências para os próximos meses e quais as melhores maneiras de se aprofundar nelas rumo ao sucesso.

 

As inovações tech em ascendência constante

Segundo o relatório “Future of Jobs", divulgado pelo Fórum Econômico Mundial, mudanças relevantes têm estado ao redor do setor empregatício e a Inteligência Artificial é uma delas. Essa ferramenta está sendo cada vez mais usada para automatizar processos e tarefas repetitivas, como a inserção de dados em planilhas ou o atendimento inicial de clientes. "Essas tecnologias vieram para somar. Um jornalista pode pedir para uma IA recolher dados, e ele terá de colocar seu pensamento crítico nas informações. Um advogado pode solicitar todas as sentenças sobre um crime comum, mas ele terá de julgar aquela ação específica. Até um médico pode ter em mãos todas as possibilidades de uma doença, porém é ele quem fará o diagnóstico em contato com o paciente", pontua Alice Salvo, especialista em carreiras e relações de trabalho.

A aceleração da transformação digital em diversas áreas, como varejo, indústria e serviços também é citada no estudo. Com a expansão do vírus da Covid-19, os empreendimentos foram obrigados a se adaptar ao ambiente virtual, sendo essa uma propensão para o futuro. "Com a evolução, é fundamental os profissionais abraçarem essas oportunidades e não ficarem com medo. Elas estão aí para nos auxiliar a melhorar nossas atividades. O meu conselho é: conheça, estude, experimente, aproveite”, pontua a consultora.

Outro ponto de impacto se relaciona com a atuação remota ou híbrida. “Nas entrevistas de emprego, a pergunta mais frequente dos candidatos é ‘qual é o modelo de trabalho?’. O formato oferecido pelo empregador vem influenciando diretamente no sucesso da contratação e na retenção de colaboradores”, comenta Roberta Vasconcellos, cofundadora e CEO da Woba. Assim sendo, mesmo no caso de campos onde é indispensável o contato físico, é viável buscar alternativas para os colaboradores não se sentirem prejudicados.

 

Os relacionamentos profissionais levados em consideração

Com o isolamento social, as relações humanas foram muito afetadas, mas, atualmente, com a situação controlada, é preciso saber lidar bem com isso se a opção vai ser não voltar com o serviço 100% físico. Nesse sentido, certas ações de conexão com a equipe com o intuito de manter o diálogo e reforçar os laços são essenciais. Contudo, é preciso cuidado, o excesso de reuniões cansa, desestimula e tira o tempo do funcionário de fazer suas tarefas. "Tenho visto muitos líderes sobrecarregarem as pessoas com reuniões das quais elas não precisam participar. Não adianta encher as mãos dos colaboradores de pratinhos, porque eles vão deixar cair", alerta Roberta.

Em um contexto como esse, comportamentos e habilidades são destacados, tendo a parte socioemocional gradativamente mais valorizada no âmbito empregatício, em especial a criatividade, a resiliência, a empatia e a inteligência emocional. “A transformação digital tem valorizado mais a humanização das relações, tendo em vista como a inovação tem tirado as demandas mais mecânicas e repetitivas dos profissionais, sobrando tempo para a realização de atividades exigindo empatia, relacionamento interpessoal e criatividade", explica Alice.

 

Utilize da modernização a seu favor

Ciente de como a atualização de um negócio se liga ao formato de ofício o qual ele oferece, vale a pena conhecer melhor soluções surgindo para melhorar a experiência e diminuir despesas. Desse jeito, um corte de gastos feito a partir de demissões em massa e layoffs não precisam e nem podem ser opções cogitadas dentro de uma companhia de renome e organizada. 

Contudo, a alguns meses atrás houve uma onda desses feitos realizados por big techs como Google, Meta, Amazon, Philips e Twitter. Esses não seriam nomes considerados mal alinhados, porém, em uma grande crise, é costume os líderes não olharem para os sujeitos de forma individual, causando ações como essa. Esse é um enorme ponto de  melhora geral no setor empregatício, o qual diz respeito diretamente com a responsabilidade de quem está em um cargo superior.

Nessas circunstâncias, outras jornadas podem ser traçadas para chegar ao melhor propósito. Uma delas é o uso de coworkings, os escritórios compartilhados. Todavia, para quem corre atrás e se mantém atualizado das novidades, é fácil achar outras alternativas para um investimento mais certo, seguro e bem pensado.

Como um todo, o futuro do local laboral será extremamente digital, exigindo assim habilidades técnicas e sociais ainda mais complexas. Dessa forma, o contratado com a capacidade e objetivo de se adaptar, terá uma vantagem competitiva significativa. "O trabalhador atento às tendências, investindo em sua capacitação e desenvolvendo sua inteligência emocional terá um futuro promissor e muitas oportunidades. Não fique com medo de um robô, da evolução e das transformações. Tente e se não der certo, arrisque com outros caminhos. Sempre há espaço para quem está disposto a mergulhar na vida", conclui Alice.

 

Gostou do texto? Assista à TV Nube e confira nossas matérias no blog, postadas todos os dias com conteúdos exclusivos. Nos siga também nas redes sociais, estamos presentes no Instagram, Facebook, Twitter, Linkedin, TikTok e Youtube com posts incríveis. Não se esqueça de baixar o aplicativo Nube Vagas, disponível para Android e iOS. Deixando as notificações ativas e os dados atualizados você não perde nada. 

A Feira de Estágios Nube 2023 vem aí! Nos dias 29, 30 e 31 de agosto deste ano, confira milhares de vagas de estágios, conteúdos ao vivo com dicas para o mercado de trabalho, vários sorteios com prêmios imperdíveis, certificado de horas complementares, bolsas de estudo e diversas outras vantagens. Fique ligado, logo iremos abrir as inscrições! Conte sempre conosco para trilhar uma jornada de sucesso!

O Nube te ajuda a ficar a par dos temas em alta e ciente das atualizações constantes do universo laboral!

Seja nosso seguidor no Instagram, Tiktok e Linkedin (@nubevagas) e fique por dentro de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista também nossos vídeos de dicas poderosas para o mercado de trabalho no YouTube. Quer mais? Estamos no X e Facebook com novidades. Esperamos você!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe

Enquete