Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
desenvolva-a-cultura-de-crescimento-em-sua-companhia

Desenvolva a cultura de crescimento em sua companhia  

Notícia | 05/05/2023

Larissa Almeida

Para as empresas, independentemente da área de atuação, o crescimento é um objetivo comum em todos os nomes. O seu tamanho representa destaque, além de gerar oportunidades de trabalho, seja com aprendizagem, estágios e demais cargos. Para quem almeja o reconhecimento mercadológico, oferecer um bom produto ou serviço, apesar de parecer, não é o suficiente para conquistar um público. Então veja, nesta matéria, como promover uma cultura organizacional favorável à evolução da companhia.  

Incentivar a busca pelo crescimento da empresa implica em diversas vantagens 

Apesar de ser uma noção automática, vale frisar como os benefícios tendem a vir com o crescimento da entidade. Em primeiro lugar, as pesquisas apontam uma elevação nos lucros. De acordo com a Deloitte, as entidades com mais de 20% de expansão ao ano têm quase duas vezes mais probabilidade de obter receitas graduais, quando comparadas com quem possui porcentagens em menos de 10% no mesmo período. Nessa mesma linha de raciocínio, conforme a Bain & Company, corporações com uma elevação média de 20% ao ano têm 70% mais probabilidade de ter margens de lucro altas. 

Outra modificação gerada é o destaque competitivo. Hoje, é imprescindível buscar alternativas para ser um diferencial entre os outros representantes do segmento. Logo, o ampliamento da instituição no geral, aplica essa diferenciação entre os consumidores. Segundo  a apuração da McKinsey, com os níveis de aumento similares ao anterior têm quase três vezes mais chances de alcançar uma posição de liderança no mercado. 

Por fim, uma companhia em ascensão consegue gerar mais empregos e dar oportunidade para a construção de carreira, por exemplo. Além disso, quem conta com boa reputação no ecossistema empresarial também expande a sua retenção de talentos. Dentro disso, a dinâmica de contribuição pode contar com trabalhadores cada vez mais especializados, engajados, motivados e prontos para aprimorar a corporação. Afinal, de acordo com outra avaliação da Deloitte, entidades com equipes altamente empenhadas crescem 2,5 vezes mais rápido. 

Transforme a dinâmica dos colaboradores com a contratação de estagiários 

Oferecer um plano de carreira e oportunidades de evolução para o quadro é uma maneira efetiva de conquistar a dedicação do time. Nesse sentido, dar espaço para os iniciantes é um jeito de transformar o astral do grupo e conquistar um talento fiel à organização, empenhado em mostrar novas ideias e crescer junto. 

Para contemplar os novatos, a modalidade de estágio é um cargo promissor. Isso porque o ato educativo escolar supervisionado é um projeto voltado para a inserção dos estudantes em uma rotina laboral correspondente a sua área de estudo. Logo, ele aprende novas noções na sala de aula e tenta colocá-las em prática por meio desse ofício. 

Ainda, para as corporações, admiti-los tem outros benefícios como uma maneira de incentivar essas contratações. Sendo assim, há a isenção de impostos e direitos trabalhistas, tais como FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço), INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), 1/3 sobre férias, multa rescisória de 40% e 13º salário. 

Quem pretende procurar esses talentos, deve contar com um agente de integração, como o próprio Nube - Núcleo Brasileiro de Estágios. Em suma, essas entidades se responsabilizam por garantir a parte burocrática do recrutamento, como divulgar a vaga, captar os candidatos, selecioná-los e auxiliar no processo documental, em contato com o estagiário e a instituição de ensino. 

Veja as dicas de como estimular a mentalidade de crescimento nas organizações 

Dentro de um panorama repleto de proveitos, esse aspecto deve receber atenção primordial dos líderes, por exemplo. Assim, construir o pensamento de evolução como uma perspectiva para quem compõe o quadro empresarial é uma medida indispensável. Então, a fim de compartilhar como essas ações podem ser aplicadas, Paulo Kazak, fundador da Be Factory deixa cinco dicas. Confira: 

Reforce esse tipo de mentalidade na cultura organizacional: essa é a essência de uma empresa: seus valores, crenças, modo de ser e agir. Logo, significa como os colaboradores devem ter clareza sobre esse tipo de mentalidade ser uma expectativa da companhia sobre  eles.

Treine as lideranças: os líderes são os grandes porta-vozes de uma organização. Por isso, antes de tudo, é necessário eles manterem a vontade de crescer. Afinal, a figura de autoridade servirá de exemplo para os demais componentes do time.

Ofereça treinamentos de desenvolvimento: uma das melhores maneiras de desenvolver mindset de crescimento é oferecendo o suporte adequado, ou seja, treinamentos de capacitação. “Ao dar esse passo, a corporação demonstra a valorização dos profissionais”, complementa. 

Garanta um dia a dia desafiador e aberto à inovação: se sua meta é estimular e criar um local com alta porcentagem de evolução, é preciso garantir um dia a dia repleto de desafios e inovações. “Lembre-se coerência em primeiro lugar, não adianta exigir algo dos outros e não fazer a sua parte”, aconselha. 

Mude a mentalidade em relação às falhas: pensar em crescer só funciona se cultivar o ambiente no qual os erros são aceitos como parte do processo. “Assim, deixamos os aspirantes mais confortáveis para inovar, testar, sugerir ideias e realmente ir além do esperado”, finaliza Kazak. 

Gostou das sugestões? Quer saber mais sobre as tendências do mercado e como colocá-las em prática na sua posição ou vida pessoal? Acompanhe o Nube! Estamos prontos para te atualizar sobre assuntos em alta no meio corporativo, diariamente, pelo blog e nas redes sociais. 

Tem novidade na área! A Feira de Estágios Nube 2023 vem aí! Nos dias 29, 30 e 31 de agosto deste ano, confira milhares de vagas de estágios, conteúdos ao vivo com dicas para o mercado de trabalho, vários sorteios com prêmios imperdíveis, certificado de horas complementares, bolsas de estudo e diversas outras vantagens. Fique ligado, logo iremos abrir as inscrições! Conte sempre conosco!

Porém não espere a data chegar! Siga o @nubevagas no Twitter, Instagram, Linkedin, TikTok, Youtube e Facebook e não perca nenhuma novidade. Baixe também o aplicativo Nube Vagas disponível para Android ou IOS, deixe seu cadastro sempre atualizado, com o número de telefone e e-mail recentes e ative as notificações, assim, você é avisado em tempo real quando abre uma vaga em seu perfil.

Para encontrar os melhores talentos e expandir a sua companhia, conte com o Nube!

 

Estamos no Linkedin com mais dicas e matérias focadas para gestores.

Se você tiver dúvidas sobre a contratação de estagiários e aprendizes, solicite um contato da nossa equipe.

Interessado em aprender mais? O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de gestores, estagiários e aprendizes.

Compartilhe

Enquete