Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
otimize-os-estudos-e-passe-no-vestibular-em-2023

Otimize os estudos e passe no vestibular em 2023 

Notícia | 03/05/2023

Rodrigo Barreto

Prestar o vestibular é uma das ocasiões mais marcantes de nossas vidas. A tarefa é difícil não somente pela dedicação e foco exigidos para se alcançar um bom desempenho, mas também porque envolve pressão emocional e dúvidas sobre a carreira a ser seguida. Essa etapa tem muita relevância, pois é o primeiro passo para se tornar um estagiário, ingressar no mercado e dar início a uma carreira bem sucedida.

Como ter bons resultados estudando on-line?

Os maiores desafios de quem estuda on-line giram em torno do comportamento social e do engajamento. Se desvencilhar de práticas como o adiamento de tarefas, para muitas pessoas, pode não ser algo simples, pois demanda um grande esforço e o resultado só é perceptível a longo prazo.

É fundamental os alunos possuírem estratégias de produtividade para aumentar o rendimento e potencializar o processo de aprendizagem. Para maior eficiência acadêmica, o COO da Gama Pré-Vestibular, Lorenzo Tessari, elencou algumas práticas para serem empregadas.

Elabore o plano de estudos com antecedência:

É necessário estabelecer um tempo líquido possível para se dedicar, ou seja, devem ser retirados dos momentos de aula, atividades extra-curriculares e cuidados pessoais. Vale ressaltar: no início de uma rotina, sempre deve ser priorizada a formação do hábito e não a intensidade. Por isso, o plano deve evoluir gradualmente.

Reduza o tamanho das tarefas:

Uma atividade mais demorada é encarada como de alto esforço e de recompensa tardia pelo cérebro. Por isso, fragmentar as tarefas em pequenos pedaços ajuda na conclusão delas de forma eficaz e otimizada.

Estabeleça metas palpáveis e claras no plano de estudos:

Quanto mais a meta for específica, mais fácil de cumprí-la.

Mantenha um espaço na agenda para possíveis imprevistos:

Imprevistos acontecem e, por isso, é importante manter um momento ao final da semana para cumprir o conteúdo atrasado. Isso funciona como uma válvula de escape e reduz a ansiedade quando não é possível seguir fielmente o plano.

Encontre um ambiente adequado para as tarefas:

O espaço interfere tanto na procrastinação quanto na manutenção do foco. Na aula on-line, o aluno pode fechar a câmera e se comportar como quiser sem haver um controle para isso. Dessa forma, a capacidade do professor de conquistar a atenção e um local propício para isso são aspectos fundamentais.

De acordo com Tessari, as instituições devem dar um suporte pedagógico quase incondicional para os alunos. “O modelo virtual reduz custos, logo, o serviço pode ser aprimorado em compensação. É necessário oferecer acompanhamento de um mentor ou pedagogo para guiar o discente nesse processo”, explica.

Para o COO, outra forma de auxílio é aplicar metodologias ativas envolvendo engajamento nas atividades. “Hoje, já existem inúmeras plataformas nesse sentido e podem ser acopladas ao método escolar. De qualquer forma, os jovens precisam alinhar o seu objetivo final, seja aprovação em um vestibular, concurso ou passar de ano na escola/faculdade”, complementa.

A matemática pode ser divertida

Para a assessora pedagógica da Matific Brasil, Nádia Moya, por muito tempo, a matemática foi tratada como uma simples transmissão de conhecimento. “O professor fala enquanto o aluno escuta e decora, mecanicamente, fórmulas e técnicas. O aprendizado metódico e baseado na repetitiva resolução de exercícios contribui bastante para os alunos não gostarem da matéria e, inclusive, a temam”. Pensando nisso, ela dá cinco dicas de como tornar a matemática mais atraente para os jovens.

Utilizar as ferramentas disponíveis:

Para despertar o interesse do estudante, os docentes devem levar o assunto de forma mais lúdica. “A melhor forma de fazer isso é utilizando diferentes recursos para tornar tudo mais profundo e convidativo, podendo-se trazer gráficos, vídeos, músicas e jogos para a sala de aula”. Introduzir a tecnologia também é essencial, pois ela faz parte do cotidiano e, por meio dela, os jovens são capazes de exercitar outros saberes, como a lógica e o raciocínio.

Contextualizar e personalizar o aprendizado:

Oferecer exemplos e problematizações para ensinar conceitos contextualiza o conhecimento, além de ser uma ótima forma de tornar a disciplina mais familiar. Ao utilizar situações personalizadas, como algum evento realizado e datas comemorativas, constrói-se um sentido a tudo aquilo.

Estimular a participação do aluno no aprendizado:

Quando a pessoa entra em ação, raciocinando e tendo contato com o conteúdo de maneira orgânica e natural, o processo se torna participativo e reflexivo. Para Nádia, fazer uso de jogos on-line é uma excelente forma de colocar isso em prática de forma divertida e descontraída. Segundo ela, esses games trazem uma disciplina não-punitiva, trazendo desafios e entendendo a auto superação. Assim, o erro não leva à desistência, mas a novas tentativas. A persistência, então, proporciona um aprendizado gradual, respeitando o ritmo de cada educando.

Protagonismo e autonomia:

Estimular o protagonismo também aumenta a sensação de pertencimento. “Um percurso possível é proporcionar situações onde os indivíduos preparam problemas para seus colegas resolverem. Com isso, a autonomia e o domínio do conteúdo são amplificados. Afinal, para transmitir o saber, ele precisa compreendê-lo”, sugere a assessora.

Matemática no cotidiano doméstico:

Os familiares também podem fazer parte dessa dinâmica, introduzindo conceitos da rotina à realidade acadêmica. Por exemplo, a relação entre regras de três e as compras semanais de mantimentos ou de porcentagem versus inflação. Ela também indica exemplos de como utilizar números no dia a dia: “É possível usar a criatividade e brincar com peso, altura, número dos calçados e das roupas”, complementa a especialista.

Quer saber mais sobre os assuntos em alta e largar na frente dos concorrentes? Em nosso site são publicados conteúdos todos os dias sobre o mundo corporativo. Se você está em busca de um estagiário ou aprendiz para fortalecer ainda mais o seu negócio, entre em contato com o Nube!

Seja nosso seguidor no Twitter (@nubevagas) e veja notícias diárias de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista nossos vídeos de dicas no YouTube e participe da nossa página no Facebook. Agora estamos também no Instagram, TikTok e no LinkedIn. Esperamos você nas redes sociais!

A Feira de Estágios Nube 2023 vem aí! Nos dias 29, 30 e 31 de agosto deste ano, confira milhares de vagas de estágios, conteúdos ao vivo com dicas para o mercado de trabalho, vários sorteios com prêmios imperdíveis, certificado de horas complementares, bolsas de estudo e diversas outras vantagens. Fique ligado, logo iremos abrir as inscrições!

Conte com o Nube nessa caminhada!

Seja nosso seguidor no Instagram, Tiktok e Linkedin (@nubevagas) e fique por dentro de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista também nossos vídeos de dicas poderosas para o mercado de trabalho no YouTube. Quer mais? Estamos no X e Facebook com novidades. Esperamos você!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe

Enquete