Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
aprimore-sua-comunicacao

Aprimore sua comunicação 

Notícia | 03/05/2023

Pedro Fagundes

Você costuma valorizar a comunicação como aspecto chave de seu repertório? Na hora de contratar um jovem aprendiz, estagiário ou funcionário efetivo, o domínio desse item aparece, cada vez mais, em evidência. Segundo uma pesquisa da Robert Half, essa habilidade é uma das cinco soft skills mais procuradas pelos headhunters. Juntamente com a adaptabilidade, flexibilidade, visão estratégica e de negócios, é um diferencial extraordinário para se destacar em um processo seletivo. No entanto, 69% dos recrutadores afirmam como está cada vez mais difícil encontrar candidatos com um perfil alinhado a essas qualificações. Quer se ajustar às tendências e desenvolver essa habilidade, tão preciosa no cotidiano laboral? Acompanhe a matéria a seguir e confira!

 

Relevância da comunicação no mercado 

De acordo com informações do mesmo estudo, os setores de tecnologia, bens de consumo, varejo, agronegócio e logística lideram as intenções de contratação no mercado. Apesar de terem perfis consideravelmente distintos, o interesse dessas áreas converge na valorização da comunicabilidade. Por meio dela, é possível construir relacionamentos sólidos com os clientes e conquistar sua confiança. “Logo, estabelecer uma comunicação assertiva com o público é capaz de interferir positivamente na agilidade e qualidade das atividades oferecidas. Esse método consiste na aptidão de expressar mensagens, ideias e opiniões de forma clara e direta, sem deixar a gentileza e cortesia de lado”, explica a gerente de marketing digital da CM.com, Glaucia Hora.

Comunicar é uma tarefa complexa e em constante evolução. Transmitir mensagens de forma clara e precisa é um desafio, pois cada indivíduo tem sua própria interpretação do mundo. Para isso, é necessário estudar, praticar e desenvolver habilidades, a fim de dominar essa arte viva. Segundo especialistas, trata-se de uma das principais competências para se destacar no mercado e no âmbito particular. Quem consegue dialogar com eficiência, seja por meio de palavras ou gestos, torna-se voz perante um universo cheio de ruídos. Por isso, é fundamental investir no desenvolvimento dessa competência e aprimorá-la constantemente. “Nossos corpos mudam mentes e o psicológico pode mudar comportamentos. Assim, alteramos destinos com sinais”, pontua a doutora Cristiane Romano.

Durante uma entrevista de emprego, a primeira impressão do entrevistador sobre você pode ser formada em questão de segundos. Embora não seja definitiva, é um momento crucial para impressionar quem está do outro lado da mesa. Essa é a hora de montar um quebra-cabeça com as melhores ao seu respeito. Definir suas intenções é o primeiro passo para se destacar durante o bate-papo. Embora nossas ações falem por nós, conhecer seus objetivos é fundamental para conduzir o diálogo da maneira desejada. “Aqui, a finalidade é manter um tom e direcionamento objetivos, a fim de encontrar a melhor maneira de solucionar entraves presentes na troca de informações”, acrescenta Glaucia.

 

Constante atenção ao diálogo

Com a crescente adoção do ambiente digital, a comunicação com os outros ocorre, cada vez mais, por meio de uma pluralidade de canais. Por isso, é essencial prestar atenção à maneira como se expressa em ambientes externos ao trabalho. Hoje em dia, qualquer palavra, vírgula ou ponto mal colocado é analisado minuciosamente, devido à imersão nas redes sociais. Não se trata apenas de declarações controversas ou equívocos linguísticos, porém de estética e escolhas de imagens – entre outros fatores para além da linguagem escrita. “O antropólogo, Ray Birdwhistell, apontava como apenas 35% do significado social de qualquer interação corresponde às palavras pronunciadas. Isso, pois o homem é um ser multissensorial, o qual – de vez em quando – verbaliza”, lembra Cristiane.

Com o surgimento da pandemia de Covid-19, os negócios começaram a migrar para o ecossistema virtual. Hoje em dia, é raro encontrar um estabelecimento afastado da Internet. As redes fornecem muita informação. Por isso, até mesmo recrutadores usam perfis on-line para avaliar um candidato. Lá, eles podem encontrar dados sobre os gostos e valores pessoais do indivíduo, sem as restrições impostas pelo meio organizacional. As fotos de perfil, o conteúdo das postagens, os comentários e as curtidas podem revelar muito sobre um indivíduo. Por isso, é substancial prestar atenção à forma como expressamos nossas ideias. Vive-se em uma incessante construção de uma imagem institucional.

 

Dicas para aprimorar sua comunicação verbal

Frente às adversidades correntes ao pleno exercício dessa competência, veja abaixo algumas orientações para aprimorar o uso verbal da língua:

Preze pela entonação vocal: é possível apresentar um mesmo texto de maneiras diferentes. A simples mudança de tom pode ter um grande impacto na experiência do ouvinte. Uma fala com menos variação vocal pode transmitir maior credibilidade, mas ser menos atraente. Por outro lado, ao utilizar a entonação adequada, enfatizar as vogais e fazer pausas estratégicas, ganha-se em espontaneidade, mantendo a atenção do ouvinte no momento presente.

Alie a boa gramática ao amplo vocabulário: é inevitável possuir uma gramática coesa – especialmente na esfera institucional. Seguir os padrões da norma culta pode ser considerado um requisito mínimo para obter uma vaga. Cometer deslizes de concordância durante a fala, portanto, pode comprometer um bom currículo. Além disso, o vocabulário é um aspecto relevante, o qual merece atenção. A escolha adequada das palavras é primordial para transmitir uma mensagem clara e construir um argumento sólido. Logo, dominar a linguagem é um recurso valioso, capaz de alavancar o seu status.

Utilize o gestual ao seu favor: é por meio dos gestos como conseguimos estimular o canal visual dos ouvintes, aumentando as chances de captação do conteúdo transmitido. Os movimentos complementam a linguagem e acionam novos sentidos, os quais retém melhor, e por mais tempo, a atenção do receptor. “Em outras palavras, se usada com equilíbrio, a expressão corporal dá vida ao discurso, passa segurança e confiança na informação dita”, finaliza Cristiane.

 

Gostou das orientações acerca do tema? Então, atente-se as suas palavras, abrace o dicionário e, claro, compartilhe o conteúdo com os amigos! A hora para alterar a forma como você é visto e escutado no seu meio de atuação é agora, basta ter iniciativa. Quer mais toques como esse? Continue nos acompanhando em nosso blog e nas redes sociais. Ah! Não esqueça de conferir o aplicativo Nube Vagas, disponível para Android e iOS. Para aproveitá-lo, deixe sempre as notificações ligadas e não perca nenhuma novidade.

A Feira de Estágios Nube 2023 vem aí! Nos dias 29, 30 e 31 de agosto deste ano, confira milhares de vagas de estágios, conteúdos ao vivo com dicas para o mercado de trabalho, vários sorteios com prêmios imperdíveis, certificado de horas complementares, bolsas de estudo e diversas outras vantagens. Fique ligado, logo iremos abrir as inscrições! Conte sempre conosco!

O Nube preza pela comunicação a fim de ouvir os seus sucessos!

Seja nosso seguidor no Instagram, Tiktok e Linkedin (@nubevagas) e fique por dentro de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista também nossos vídeos de dicas poderosas para o mercado de trabalho no YouTube. Quer mais? Estamos no X e Facebook com novidades. Esperamos você!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe

Enquete